Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.
Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - O som Testar a qualidade do áudio: no início da sessão fazer uma chamada informal e descontraída. Bom som sempre melhora a imagem: descrever o que está mostrando. Falar próximo do microfone: não gritar, respirar normalmente para não esganiçar ou cansar a voz, atenção na dicção e na velocidade da fala.
Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - VCetiqueta Monitor remoto são olhos e ouvidos a distância: cumplicidade. Pedir ao monitor remoto para enquadrar melhor a imagem dos participantes. Regras de som e silêncio: microfone sempre desligado (em MUTE), só ligado quando se fala.
Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - VCetiqueta Regra Embratel: Dizer sempre o nome e a cidade de onde está falando... Respeitar o “ponto de edição” ou o ritmo das falas: pedir a palavra e esperar a vez. Evitar falar junto, respeitar o delay para ser ouvido e compreendido.
Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Inclusão Incluir os participantes na sessão logo nos primeiros 5 minutos. Usar jogo ou fazer pergunta provocativa que incite reações ou discussão. Evitar falar mais de 10 minutos sem interrupção: olhar para sua audiência para ver sinais de aprovação, de tédio ou desespero...
Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Inclusão Olhar para a câmera ou direto para os olhos da pessoa que perguntou. Não ser o dono da verdade mas redirecionar questões para o grupo: sempre alguém pode responder antes e ampliar a participação. Sorria sempre que puder!!
Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Chaves do Sucesso Preparação e envio de material ilustrativo com antecedência. Prática, prática, prática... Envolvimento dos participantes remotos: cooperação. Diálogo: colaboração. Atividade e não passividade.
Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Interatividade Use variedade: questionamento, abertura para perguntas e humor. Mude ângulo de câmera com freqüência, especialmente durante discussões. Conteúdo visual dinâmico: gráficos e imagens em movimento. Materiais visualmente bem preparados que inspirem resposta.
Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Técnicas de ensino Estudo de caso Demonstração Debates Discussão Trabalho em grupo Palestrante convidado Seminários
Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Afetividade Aumento da afetividade: expectativa, preparação, cuidado com aparência, material didático, postura e linguagem. Compensação pela carência física é estressante. Empatia e energia: fim da barreira da interface tecnológica. Maior comunicação extra-classe.