Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
Advertisements

Linguagem Corporal.
TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MENSAGENS
Elaborado por: Profa. Ms. Elaine Ap. Barreto Gomes de Lima
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Como Preparar Seminários
A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DAS AULAS
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Aprimoramento Didático Outubro, 2009
Relacionamento professor-aluno e os procedimentos de ensino
Comunicação e Coordenação
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO NO MUNICÍPIO
Técnicas de Negociação
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Formação interna Coimbra
apresentações em público
Capítulo – 6 Ouvidos prontos para ouvir
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Gestão do desempenho de pessoas
Erros mais comuns do Instrutor
Fundamentação Bíblica – Atos 17, 22-34
Como apresentar um artigo científico?
1 DICAS DE APRESENTAÇÃO PAULO SÉRGIO LORENA Junho/2011.
15ª Conferencia Nacional de Saúde, Comunicação e Mobilização
As origens dos problemas de comunicação
Como atender bem o público
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Oficina de Oratória Falar e Falar.
Apresentação oral.
Bem-Vindos! ROTINAS COMERCIAIS Instrutora: Angélica.
Desperte o Carisma em Você
IFSC Curso de Técnico em Informática
Sugestões para Apresentação em Eventos Acadêmicos e Empresariais Profª Drª Maria Helena da Nóbrega.
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
TÉCNICAS DE ORATÓRIA Prof. Wendel Sandro de Paula Andrade
Oratória.
4 passos para a conquista do cliente
Linguagem Audiovisual
Metodologia e Redação Científica
Apresentação do Projeto Interdisciplinar
Palavras que as mulheres usam e que os homens deveriam saber interpretar para o seu próprio bem!
Fofocas, Mentiras e Palavras Ofensivas
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
Como Falar Bem em Público
Apresentação do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Graduação
Exemplos de atividades por videoconferência
Gestão de Liderança TALENTOS HUMANOS Comunicação
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Professora: Janine Fernandes
A Ubuntu é uma rede colaborativa de
Evolução dos Games Usabilidade, Interface e Jogabilidade.
Técnicas de Apresentação
Como se comunicar em seminários
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Discussão dos textos 1.A discussão do texto será feita via skype. Por alunos de medicina que leram o texto enviado, com antecedência, para a lista da CExU;
BEM-VINDOS AO SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES DE TREINAMENTO 2013.
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS Prof. Mauricio de Araujo Mendes.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Progressão automática. Progressão automática.
Tecnicas de comunicação -para teres uma ideia em que consiste.
Excelência no atendimento
Exemplos de atividades por videoconferência
Transcrição da apresentação:

Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.

Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - O som Testar a qualidade do áudio: no início da sessão fazer uma chamada informal e descontraída. Bom som sempre melhora a imagem: descrever o que está mostrando. Falar próximo do microfone: não gritar, respirar normalmente para não esganiçar ou cansar a voz, atenção na dicção e na velocidade da fala.

Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - VCetiqueta Monitor remoto são olhos e ouvidos a distância: cumplicidade. Pedir ao monitor remoto para enquadrar melhor a imagem dos participantes. Regras de som e silêncio: microfone sempre desligado (em MUTE), só ligado quando se fala.

Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - VCetiqueta Regra Embratel: Dizer sempre o nome e a cidade de onde está falando... Respeitar o “ponto de edição” ou o ritmo das falas: pedir a palavra e esperar a vez. Evitar falar junto, respeitar o delay para ser ouvido e compreendido.

Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Inclusão Incluir os participantes na sessão logo nos primeiros 5 minutos. Usar jogo ou fazer pergunta provocativa que incite reações ou discussão. Evitar falar mais de 10 minutos sem interrupção: olhar para sua audiência para ver sinais de aprovação, de tédio ou desespero...

Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Inclusão Olhar para a câmera ou direto para os olhos da pessoa que perguntou. Não ser o dono da verdade mas redirecionar questões para o grupo: sempre alguém pode responder antes e ampliar a participação. Sorria sempre que puder!!

Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Chaves do Sucesso Preparação e envio de material ilustrativo com antecedência. Prática, prática, prática... Envolvimento dos participantes remotos: cooperação. Diálogo: colaboração. Atividade e não passividade.

Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Interatividade Use variedade: questionamento, abertura para perguntas e humor. Mude ângulo de câmera com freqüência, especialmente durante discussões. Conteúdo visual dinâmico: gráficos e imagens em movimento. Materiais visualmente bem preparados que inspirem resposta.

Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Técnicas de ensino Estudo de caso Demonstração Debates Discussão Trabalho em grupo Palestrante convidado Seminários

Criando interação na videoconferência - Dulce Márcia Cruz - Afetividade Aumento da afetividade: expectativa, preparação, cuidado com aparência, material didático, postura e linguagem. Compensação pela carência física é estressante. Empatia e energia: fim da barreira da interface tecnológica. Maior comunicação extra-classe.