SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercício Físico no Diabetes Mellitus
Advertisements

RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Atividade Física e Qualidade de Vida
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
Prevenindo a Hipertensão
ALEITAMENTO MATERNO 1º TEN BM MENDONÇA.
Acolhimento Mãe-Bebê na Unidade Básica após a Alta da Maternidade
A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO – EDUCAÇÃO EM SAÚDE Milena do Carmo Araújo 2011.
Profª. Efigenia Ap. Maciel Freitas
DIABETES HIPERTENSÃO.
Doença Diarréica.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DIABETES Thamirys Marinho.
Hospital Guilherme Álvaro Santos
HIPERTENSÃO.
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
INICIATIVA “HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA”
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
Saúde Integral da Criança
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
ROTARY CLUBE CAMPO LIMPO PAULISTA E CASA DA AMIZADE
O PRÉ-NATAL É TÃO IMPORTANTE QUANTO O SEU FILHO!
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB) Serviço de Ensino a Distância (SEaD
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
QUANDO IR PARA A MATERNIDADE?
Programa da criança UCB 2015.
Pré - Natal Como iniciar ( BHCG e TIG );
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ANAMNESE
Assistência ao Pré-natal
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PRIMEIRA SEMANA SAÚDE INTEGRAL
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015
Passo 1: Incentivar a participação do parceiro ou futuro pai nas consultas de pré-natal e atividades educativas, onde poderá tirar dúvidas e se preparar.
Nossa programação 06/06 – Rastreamento na infância e na adolescência.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA
Atividade Física e Qualidade de Vida
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
Visa ampliar o acesso masculino aos serviços, estimular o homem a cuidar mais de sua saúde e reduzir a transmissão vertical de doenças.
A HORA DOURADA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Linha Cuidado Saúde da Mulher
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
GERÊNCIA DA UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE JOINVILLE - SC.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS Prestar assistência integral com resolubilidade e boa qualidade as necessidades de saúde da população adscrita. Humanizar práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e população. Estimular a participação da comunidade para o exercicio do controle social. Intervir sobre fatores de risco o qual a população esta exposta.

O que consideramos fatores de risco em uma familia? Crianças menores de 2 anos criança com vacina em atraso e baixo peso Gestante adolescente Hipertensão arterial Diabetes Hansen Tuberculose Idoso Álcool e Tabagismo Violência familiar

No principio da historia do paciente devem constar dados importantes .... Nome, data de nascimento, origem étnica , estado civil, com quem reside, religião, escolaridade, numero de filhos , endereço. Em seguida qual a doença atual? Inicio da queixa? Qual a forma? Que impacto tem na sua vida do dia a dia?

Perguntas comuns Mulher; homemDoenças comuns na infância, alergias, partos, situação vacinal, história de uso de medicamentos, sua dor é contínua ou intermitente? Tem alívio com medicamentos?de que forma esta dor alterou seu estilo de vida? Criança; Tipo de parto, aleitamento, vacinação, alergias, distúrbios do sono, hábitos alimentares.crescimento e desenvolvimento, dentição, relação com a família, desenvolvimento motor, e da linguagem, uso de medicamentos.

idosos Moram sozinhos? Tem renda familiar/ faz acompanhamento? usa medicação? Andam sozinhos ou precisam de ajuda? Condições da casa, piso, paredes, banheiro? Doenças ? Tem família ou são sozinhos?

Hipertensão Hipertenso avaliação do peso, uso continuo da medicação, controle da pressão arterial, estímulo para caminhadas, evitar sedentarismo estimulo a perda de peso e alimentação saúdável. Hipertensão leve 130x 89 mmhg (2x ao ano) Hipertensão moderada 150x 110 mmhg (3x ao ano) HIPERTENSÃO SEVERA 170x 120 mmhg (4 x ao ano ) Para entrar no programa precisa aferir pelo menos 3 dias a pressão para ver se esta alta.

DIABETES É CONSIDERADO DIABÉTICO se o valor das glicemia em jejum for maior que 120 mg dl. Glicemia capilar não fecha diagnóstico de diabetes somente a glicemia em jejum de 12 horas Orientar o usuário a ter vida saudável, orientação alimentar, perda de peso, ingerir bastante água, cuidados com os pés, sapatos fechados, não andar descalço, uso da medicação contínua e observar sintomas de hipo e hiperglicemia.

Criança A vida da criança nos primeiros dois anos de vida é determinada pelo ambiente doméstico. A vida da criança pequena é determinada pela escola e amigos Os adolescentes são influenciados pelos Amigos e pelo mundo. A pobreza é um determinante fundamental da saúde e do bem estar das crianças.

Lactente Neo nato 4 semanas. Lactente 1 ano de vida Segundo ano- entre 1 a 2 anos Pré escola 1 a 4 anos Escolar entre 5 a 12 anos Adolescente entre 13 a 19 anos

Vantagens da amamentação facilita a saída da placenta Evita hemorragias Estabelece o vínculo mãe filho Reduz câncer de mama Aumenta a imunidade no RN Facilita a perda de peso da mãe.

Documentos necessários para a certidão Declaração de nascidos vivos fornecido pelo hospital, certidão de casamento, duas testemunhas, presença do pai ou mãe. Quando não casado Declaração de nascido vivos, duas testemunhas maiores de 21 anos, a filiação paterna será registrada se houver autorização escrita do pai ou se ele for o declarante. Deverá ter somente o nome da mãe se não tiver autorização por escrito do pai.

Se a criança não nascer no hospital? São necessários duas testemunhas que assistiram o parto ou possam confirmar a gravidez. Se os pais tiverem menos de 16 anos? É necessária a presença dos avós ou um responsável maior de 21 anos.

Acolhimento mãe bebê Encaminhamento da mãe e RN a unidade básica para acompanhamento e avaliação. Fazer vacina bcg, hepatite b e teste do pezinho e avaliar amamentação, curativo do coto umbilical com alcool a 70º,higiene pessoal. Mãe avaliar presença de colostro ou leite, se tem bico , se a criança esta sendo amamentada adequadamente , higiene pessoal, lóquios, incisão da cesárea ou períneo se parto normal.