Transplante de Órgãos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA ABO Antígenos: substâncias estranhas ao organismo, provocam reações de defesa. Aglutinogênio= antígenos existentes na superfície das hemácias.
Advertisements

Fisiologia da Circulação
Sistema Endócrino.
Tipos de transplantes Autólogo – mesmo indivíduo;
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
Uma fonte importante de células estaminais para transplantação Uma alternativa à medula óssea Aplicadas em transplantes para tratamento de doenças.
SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente.
União Espírita Caminho da Luz
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR
SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO
Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72.
GRUPOS SANGUÍNEOS, TRANSFUSÃO, TRANSPLANTES
IMUNOLOGIA DOS TRANSPLANTES
HLA- Human Leukocyte Antigens
BIOLOGIA E IMUNOLOGIA DOS TUMORES.
Aula 26 O sangue.
DROGAS IMUNOSSUPRESSORAS
IMUNOSSUPRESSORES.
“Nesse banco ... você deposita esperança”
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Como Funciona a Captação de Órgãos
BIOTECNOLOGIA.
SISTEMA LINFÁTICO.
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Transplantes na Bahia SAIS DAE COSET Salvador 19 de julho de 2013
Dra Denise Ramos de Almeida Hematologia Hemoterapia
ANATOMIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR PROF. CLÉIA BET BAUMGARTEN
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Luciano Espinheira Fonseca Júnior Igor Campos da Silva
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Habilidade 11.
TECIDO CONJUNTIVO.
Sistema circulatório.
TRANSPLANTES.
Prof. J. Oliveira São Luis 2010
MECANISMOS DE DEFESA DO ORGANISMO
Sistema Circulatório.
Imunossupressão e Imunossupressores UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Links Relacionados Sistema Nacional de Transplantes
Exercício 1: Criar um sistema de defesa:
Imunologia - Imunidade
Um presente de Deus para os homens
Transplante de órgãos e tecidos: Uma introdução geral
Sistema Cardiovascular
Medula Óssea – O que é? É o tecido encontrado no interior dos ossos, conhecido também por "tutano", e tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos.
Seminário de biologia.
Transplante de Pâncreas
Imunologia Básica - Biomedicina
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Testes Imunológicos em Banco de Sangue (Triagem de Doadores de Sangue) Profa. Alessandra Xavier Pardini Disciplina de Imunologia.
Profa. Adriane Martins Dias
Central de Transplante da Paraíba
Transplante Renal Dr. Luiz Barros.
Mecanismos de defesa não específica
E PIDEMIOLOGIA DOS T RANSPLANTES Ac. Antônio Claret da Silveira Júnior Ac. Felipe de Oliveira Faria.
Sistema imunológico.
Imunologia de Transplantes
DEFESA ESPECÍFICA OU IMUNIDADE ADQUIRIDA Linfócito B.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ - SESA - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE - SGS - CENTRAL ESTADUAL DE SAÚDE DO PARANÁ - CET-PR.
Anatomia e Fisiologia Aula 5.
Diferenciação Celular
Leucemia.
LIGA DE TRANSPLANTES FAMERP
Dra Juliana S. Lima Março/2013. Transplante de Células Progenitoras Hematopoiéticas.
ANTÍGENOS e IMUNÓGENOS
Transcrição da apresentação:

Transplante de Órgãos

Transplante de órgãos 1954 - Primeiro transplante (Tx) renal 1975, mais de 7000 rins transplantados no mundo. O sucesso dos transplantes renais foi seguido pelos transplantes cardíacos e hepáticos. Tx pancreático já é hoje uma realidade e Tx intestinal está na fronteira entre o experimental e a aplicabilidade clínica.

Transplante de órgãos O principio biológico que eventualmente impede o sucesso dos transplantes de órgãos entre humanos é a rejeição imunológica que resulta da dissimilaridade genética entre dois indivíduos.

Transplante de órgãos Aloenxertos – São os enxertos transferidos de um indivíduo para outro com constituição genética diferente, mas dentro da mesma espécie. A maioria dos transplantes humanos são aloenxertos. O sucesso destes transplantes está na dependência direta do teste de histocompatibilidade do doador ser o mais próximo possível do receptor.

Transplante de órgãos Xenoenxertos – Transferido de uma espécie para outra espécie. São rapidamente rejeitados em virtude da pouca histocompatibilidade.

Transplante de órgãos Isoenxerto – é o transplante entre indivíduos geneticamente idênticos (gêmeos monozigóticos) – é raro.

Testes de histocompatibilidade Os antígenos de histocompatibilidade usualmente localizam-se na superfície celular. Existe grande variação no número de antígenos e na sua capacidade de iniciar a sensibilização.Os antígenos ABO são distribuídos na superfície da maioria das células do organismo e sua incompatibilidade já elimina a possibilidade do enxerto.

Testes de histocompatibilidade Os antígenos de histocompatibilidade estão presentes na superfície de leucócitos e plaquetas, podendo ser obtidos para exame. Dois tipos de teste são valiosos para comparar o receptor e o doador: a tipagem de leucócitos e o teste com cultura de linfócitos.

Agentes Imunossupressores O êxito da terapia imunossupressora é medido não somente pela prevenção da rejeição, mas também pela proteção ao doente. A maioria das medidas não são específicas, causando igualmente efeitos colaterais. O uso combinado de várias drogas é preferível, para evitar efeitos adversos evidentes com a monoterapia.

Agentes Imunossupressores Sua ação pode ser: Tornar o enxerto não antigênico – ainda não é possível; Barrar o acesso do material antigênico ao sistema linfóide; Impedir o reconhecimento do antígeno pelo sistema linfóide; Retirar dos centros linfóides a capacidade de reagir contra o material antigênico; Bloquear a ação dos linfócitos sensibilizados sobre o transplante.

Agentes Imunossupressores Exemplos: Corticosteróides – inibem o desenvolvimento inflamatório e produção de anticorpos; Agentes alquilantes (Ciclofosfamida) – diferenciação e proliferação de células imunocompetentes; Antagonistas da Purina (Mercaptopurina) - reconhecimento celular.

Agentes Imunossupressores A maior parte destas drogas atua indiscriminadamente sobre a produção linfocitária, podendo inibir a rejeição do enxerto, mas ocasionando acentuada leucopenia, com conseqüente maior risco de infeccão.

Transplantes de Tecidos e Órgãos Autotransplantes – cabelo, pele, dentes, rins, membros, artérias, veias, cartilagens, ossos, pericárdio, gordura, tendões, paratireóide, supra-renais, tecido hematopoiético.

Transplantes de Tecidos e Órgãos Homotransplantes – córnea, rins, ovários, testículos, hipófise, pele, ossos, cartilagens, tendões, valvas cardíacas, medula óssea, pâncreas, coração, pulmões, fígado, intestino.

Transplantes de Tecidos e Órgãos Heterotransplantes – em estudos – valvas, coração, rins e fígado.

Transplantes de Tecidos e Órgãos Mais comuns em nosso meio: Córnea; Rins; Fígado; Medula Óssea; Coração; Pulmões; Pâncreas e Ilhotas de Langerhans.