TCC Exercício de pesquisa científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Orientação de Projetos I
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Professor:Luiz Padilha
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
TCC: Monografia e/ou Artigo
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Metodologia Científica
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
ARTIGO CIENTÍFICO.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Pesquisa e Sistematização
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Desenvolvimento de PROJETOS.
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
TRABALHO ESCRITO 2º CICLO Prof. Bibliotecária – Adília Real.
Regras da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO

2013 Prof Felipe Ribeiro. Como preencher o formulário de elaboração de projetos?
Projeto de Pesquisa.
Nome do aluno Período Disciplina Nome do professor
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
Produzindo o Ensaio Teórico
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
PROJETO DE PESQUISA.
FILOSOFIA Prof. Kleber Bez B. Candiotto
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
FORMATANDO TRABALHO NO WORD 2007
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
Orientações e Roteiro Padrão para Apresentação de Trabalho Escrito
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
PROJETO UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
As Etapas da Pesquisa - TCC
Metodologia Científica
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Projeto de Pesquisa Candice Cristiane B. S. Novaes
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
a importância da leitura
A pesquisa como produção do conhecimento Professora Marta Dias Teixeira.
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

TCC Exercício de pesquisa científica Pesquisar: procurar informação sobre algo que não se sabe: revistas, livros, sites, conversas, etc... Pesquisa científica: procurar informação baseado em um método Desenvolver a capacidade de produzir conhecimento X reproduzir conhecimento Fiz um levantamento sobre... Ouvi várias opiniões a respeito... Questionei especialistas... Testei na prática tal idéia... E u acho que... Me disseram que... Ouvi falar... Vi na televisão... Li no jornal...

Pesquisa científica: Deixar de apenas repetir idéias prontas e ir atrás das respostas de modo organizado ORGANIZAÇÃO = MÉTODO = PLANEJAMENTO Planejar uma pesquisa: O QUE/ONDE vou pesquisar? Tema PARA QUE vou pesquisar isso? Objetivos POR QUE vou pesquisar? Justificativa COMO vou pesquisar? Metodologia QUANDO vou pesquisar? Cronograma

Etapas para o planejamento de uma pesquisa Escolher um tema: curiosidade pessoal, conhecimento sobre o assunto, necessidades, etc... Definir exatamente o que se quer saber sobre o tema: qualquer tema gera milhares de perguntas e não podemos responder todas... Como fazer isso? Ler sobre o assunto e perceber questões polêmicas, não respondidas, confusas, sem explicação, que ninguém percebeu... Conversar com pessoas que entendem do tema para perceber o que é importante...

Etapas para o planejamento de uma pesquisa Anotar todas as questões que surgem quando se lê sobre o assunto Decidir quais questões você será capaz de pesquisar e responder... Formular cientificamente o tema de pesquisa: organizar a pesquisa pelo esquema: 1. TÍTULO 2. OBJETIVOS 3. JUSTIFICATIVA

Etapas para o planejamento de uma pesquisa TÍTULO (O que?) OBJETIVOS (Para que?): Conhecer, apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar Compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, reafirmar... Desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar, otimizar, melhorar... Comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar, ensaiar, medir, testar, monitorar, experimentar... Compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar... Argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar...

Etapas para o planejamento de uma pesquisa JUSTIFICATIVA (Por que?): definir a importância da minha pesquisa e o que me levou a ela. Tendo em mãos este PLANEJAMENTO DE PESQUISA (também chamado de PROJETO DE PESQUISA) ficará muito mais fácil tanto pesquisar quanto escrever o relatório final – o TCC.

RESUMO ATÉ AQUI Vimos que a diferença da pesquisa científica para uma pesquisa qualquer é a existência de um método; Vimos que este método consiste em organizar e planejar a pesquisa; Vimos que o planejamento implica: Escolher um tema, Definir exatamente o que se quer saber sobre o tema, Formular cientificamente o tema de pesquisa em um esquema com Titulo, Objetivos e Justificativa (que serão usados no relatório final entregue aos professores)

Realizando a pesquisa Pesquisa de material que possa solucionar os objetivos propostos pela pesquisa: livros, internet, revistas, jornais, conversas (entrevistas ou questionários). Cuidar para não se perder na grande quantidade de informação: por isso ter sempre em mente o tema e os objetivos. Fazer uma FICHA DE LEITURA para cada material pesquisado e lido – é a partir das fichas que o relatório final será construído

Realizando a pesquisa: modelo de ficha de leitura AUTOR. Título. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação. Roteiro de leitura: Qual o objetivo do autor? Quais suas hipóteses? Resumo do livro/texto Anotação de parágrafos importantes para minha pesquisa (não esquecer de anotar o número das páginas)

Escrevendo o tcc Agora iremos reunir todo o resultado de nossas pesquisas em um trabalho único. O TCC segue a estrutura já desenvolvida na etapa anterior, do planejamento da pesquisa, com alguns pontos a mais: FOLHA DE ROSTO (1p.) SUMÁRIO: (1p.) INTRODUÇÃO: (2 p.) Tema Objetivos Justificativa DESENVOLVIMENTO (5 a 10 p.) CONCLUSÃO (2 p.) REFERÊNCIAS (1 p.) 17 p. até as Referências ANEXOS (opcional)

FORMATAÇÃO DO TRABALHO Tamanho do papel: A4 (210 X 297) Fonte: Times New Roman Normal, tamanho 12 Margens: Superior - 3 cm ; Esquerda -3,5cm Inferior - 2,5 cm ; Direita - 2,5cm Parágrafo: Entre linhas - 1,5 ou 2 cm Recuo na 1a. linha - 2,5 cm Alinhamento: justificado

Modelo de folha de rosto Nome do Autor do Trabalho Título do Trabalho Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte das atividades para obtenção do título de ....., do curso de ....... do Colégio...... Profª orientador: Porto Alegre, 2006

Modelo de índice Introdução ........................................ Tema ............................................. Objetivos ........................................ Justificativa..................................... 1. Capítulo 1 ..................................... 2. Capítulo 2 ..................................... Considerações finais ............................ Referências bibliográficas ..................... Anexos .............................................

introdução Última parte a ser escrita Anuncia o assunto (TEMA), apresenta a idéia geral da pesquisa (OBJETIVOS), mostra sua importância (JUSTIFICATIVA); Mostra como será desenvolvido o trabalho, a idéia central de cada parte ou capítulo para se ter uma visão geral do trabalho

Modelo de introdução No primeiro parágrafo, deixar claro o que pretende com o trabalho: “Esta pesquisa pretende mostrar que [...] através de [...] conforme concepções apresentadas por [...]. Para isso, articulamos o conceito de [...] com o conceito de [...] . Fizemos pesquisas [...]. Articulamos os resultados a partir de idéias de [...]” . Nos próximos, explicar como o trabalho está dividido e o que cada capítulo contém: “No capítulo 1 encontramos [...]. No capítulo 2 discute-se [...]”.

DESENVOLVIMENTO Apresenta a pesquisa realizada: O que autores escreveram sobre o tema; Comparação entre o que os autores escreveram; Apresentação das entrevistas (caso tenham sido feitas) e seus resultados;

Modelo de desenvolvimento CAPÍTULO 1 – Histórico do problema (exemplo) “De acordo com SOUZA (1999,p 31), podemos dizer que [...]. Ao contrário, MACEDO (2000, p. 56) afirma não ser possível dizer que [...]”. Os autores concordam com [...]”. CAPÍTULO 2 – Perspectivas atuais (exemplo) “O problema atual é bastante complexo, como os dados demonstram (SILVA,2006,p.45). Mas podemos ter uma noção a partir do que JOANES (2000) afirma como sendo [...]”

Considerações finais Onde se apresentam as respostas aos objetivos da pesquisa: o pesquisador escreve seus pontos de vista sobre os resultados da pesquisa O pesquisador resume os argumentos que provam suas propostas iniciais

MODELO DE CONSIDERAÇÕES FINAIS “Pela leitura e análise dos textos, ficou demonstrado que [...] porque [...]... Este trabalho não pretendeu concluir mas apenas levantar questões sobre [...]... Espera-se que como isso possamos compreender [...]...”

referências Elementos Essenciais: AUTOR. Título. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação. N° de páginas ou volumes. (Coleção ou Série). Ex.1: SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende.4.ed. São Paulo:Best Seller, 1999. Quando citar no texto: SENGE (1999,p.34) ou (SENGE,1999,p.34)

(THUMS,2000) ou Segundo THUMS (2000,p...) referências Ex.2: THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. Porto Alegre: Sulina/Ulbra, 2000. Quando citar no texto: (THUMS,2000) ou Segundo THUMS (2000,p...)

referências BECKER, Fernando. FARINA, Sérgio. SCHEID, Urbano. Apresentação de trabalhos escolares. Orientação para datilografia e digitação. Porto Alegre: Multilivro, 2000. (BECKER,FARINA&SHEID,2000) CHEMIN, Beatriz Francisca. Guia Prático da UNIVATES para trabalhos acadêmicos. Lajeado: UNIVATES, 2005. (CHEMIN,2005,p...) FARINA, Sérgio. Referências bibliográficas e eletrônicas. São Leopoldo: UNISINOS, 1997.(FARINA,1997,p) ROCHA, José Antonio Meira da. Modelo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Modelo de documento digital do programa OpenOffice 2.0 disponível em <http://www.meiradarocha.jor.br/uploads>. Acesso em: 12 jun. 2006. (ROCHA,2006)