Grupo 8 Andre Godoy Jademilson dos Santos Juliana Torini

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
O presidente Lula, em seu discurso sobre os investimentos na Amazônia, diz que:
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Questão nuclear no Brasil
Aldo Rebelo - relator. Aldo Rebelo - relator Interesse político.
Movimentos Internacionais de Fatores
Os polêmicos projetos hidrelétricos no Brasil
Objetivo e metodologia de trabalho
Pantanal e os riscos da contaminação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio Supervisionado
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Usina Hidroelétrica de Belo Monte e seus Impactos
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Profª Janete Feijó, MSc. Coord. Curso de Engenharia Ambiental - CTTMar
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Usina Hidrelétrica.
INCLUSÃO: ENERGIA E TV DIGITAL
Prof. Jeferson C. de Souza
Pequenas Centrais Hidroelétricas: Perspectivas de Expansão no Brasil
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
A Polêmica usina de Belo Monte
Rio Tijuco com 250 km de extensão é o segundo maior afluente do lado de Minas do rio Paranaíba Acima mapa das possibilidades de construção de PCHs e a.
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Tarifação Horo-Sazonal
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Trabalho De Química Alunas: Ingrid, Letícia, Maria e Sebastiana
Podemos verificar a necessidade de aumentarmos a nossa produção de energia, caso contrario nos próximos anos poderemos ter um colapso energético. Porém.
Hidreletricidade no Brasil:
Projeto Biodiesel 24 de junho de 2009.
USINAS HIDRELÉTRICAS.
Economia Brasileira em Perspectiva Comparada
O Planejamento do Setor Elétrico o Planejamento dos Recursos Hídricos
Programa Luz para Todos
Gás Natural: Estudo da arte e perspectivas
EU SOU DA TERRA DA LUZ EU SOU DO CEARA
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Belo Monte PARTICIPAÇÃO DO AHE BELO MONTE NO ATENDIMENTO AO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL EM ,4 % 6,4 %
Eng. Eletricista Ivo Pugnaloni Diretor Presidente da ABRAPCH e do Grupo ENERCONS 38ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria da Agência Nacional de energia.
Moçambique-Maláui 1. O Corredor de Nacala 2 Sistema Nacala 900 km no total 230 km novos 682 km reabilitados Porto de águas profundas Sistema Beira 600.
PCH Legislação e Estudo de Caso
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
OPERAÇÃO PARÁ PAZ Belém – PA, fevereiro de 2005 Ministério do Desenvolvimento Agrário Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária OPERAÇÃO PARÁ.
Diretora Presidente da CAERD CORPOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA
Procedimentos para a implantação de aproveitamentos hidrelétricos
PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE UMA USINA HIDRELÉTRICA: BARRAGEM RESERVATÓRIO VERTEDOR CASA DE FORÇA SUBESTAÇÃO ECLUSA USINAS HIDRELÉTRICAS.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
FORUM MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR J. Fernando Contadini
Apresentação CEI Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica.
AGOSTO 2010 Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia Contribuições para AP 016/ ANP Fundada em novembro 04 Cristiano Abijaode.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE Justiça Ambiental.
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Hidrelétricas
Ministério de Minas e Energia Altino Ventura Filho Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético SENADO FEDERAL COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Atendimento no Estado do Amapá Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento.
Forum Democrático de Desenvolvimento Regional 01/09/2008.
Elizangela Gonzaga de Souza Erlon Paiva da Silva
Potencial Hidroelétrico no Rio Araguaia Brasília - DF 16/09/2015 Mariana Sampaio Gontijo Vaz Especialista em Regulação.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
B RASIL 2035 Energia Tendências Brasília, 7 de junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

Grupo 8 Andre Godoy Jademilson dos Santos Juliana Torini Estudo de Caso Grupo 8 Andre Godoy Jademilson dos Santos Juliana Torini

A técnica surgiu na Universidade de Harvard

O estudo de caso é a investigação minuciosa de uma situação real Intercâmbio de idéias “o melhor profeta do futuro é o passado” (Robert Frost)

1- professor explica os objetivos da técnica Procedimento: 1- professor explica os objetivos da técnica 2 – expõe o caso 3 – o grupo estuda e discute o caso 4 – recapitulação e comparação com as soluções originais

Como é feita a análise? Primeiro passo: identificar os fatos chaves do caso estudado e entender como foi o desenvolvimento, os personagens envolvidos e a resolução.

Como é feita a análise? Segundo passo: Entender a situação problema e as interpretações dos personagens Obs: vale lembrar que as visões dos personagens são diferentes

Como é feita a análise? Objetivo: Tomar conhecimento do caso, interpretar, opinar, comparar opiniões com os avaliadores e com o desfecho do caso em questão* *Não é necessário tomar partido !!

Usina Hidrelétrica de Belo Monte O Caso: Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Usina Hidrelétrica de Belo Monte Localização

Usina Hidrelétrica de Belo Monte Cronologia: 1975 Iniciado os Estudos de Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu 1980 A Eletronorte começa a fazer estudos de viabilidade técnica e econômica do chamado Complexo Hidrelétrico de Altamira 1994 O projeto é remodelado para tentar agradar ambientalistas e investidores estrangeiros. 2001 Divulgado um plano de emergência de US$ 30 bilhões para aumentar a oferta de energia no país, o que inclui a construção de 15 usinas hidrelétricas, entre elas Belo Monte. 2010 A licença é publicada em 1º de fevereiro, e o governo marca o leilão para 20 de abril 2011 Ibama concede ao Consórcio Norte Energia licença para início da obra

Usina Hidrelétrica de Belo Monte Dados Técnicos: Potência: 11.000 Megawatts (Itaipu:14k ) Área Inundada: 516 km² Custo: 19 bi Suprimento: 26 milhões de habitantes

Pontos favoráveis à Belo Monte O projeto se justifica, a partir da necessidade de ampliação de oferta de energia em razão do crescimento econômico projetado para o país nos próximos anos. A usina terá uma capacidade total instalada de 11.233 megawatts (MW), mas com uma garantia assegurada de geração de 4.571 MW, em média. Uma das grandes vantagens da usina de Belo Monte, é o preço competitivo da energia produzida lá, R$ 78 pelo megawatt-hora (Mwh) que representa pouco mais que a metade do preço da energia produzida em uma usina termelétrica, com a vantagem de ser uma fonte de energia renovável. A construção da Belo Monte deve gerar 18 mil empregos diretos e 23 mil indiretos e deve ajudar a suprir a demanda por energia do Brasil nos próximos anos, ao produzir eletricidade para suprir 26 milhões de pessoas com perfil de consumo elevado.

Movimento Contrário à Belo Monte___________________ 1989 – Belo Monte se chamava KARARAÔ, que na língua dos índios Kayapós representa um grito de guerra. Após protestos passou a se chamar Belo Monte.

Movimento Contrário à Belo Monte___________________ 2008 – Engenheiro da Eletrobrás é agredido após apresentar estudos sobre a usina.

Movimento Contrário à Belo Monte___________________ A construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais.

Movimento Contrário à Belo Monte___________________ A vazão da água do rio na Volta Grande do Xingu será reduzida e o transporte fluvial no Rio Bacajá será interrompido.

Movimento Contrário à Belo Monte___________________ A obra irá inundar permanentemente os igarapés de Altamira e Ambé, que cortam a cidade de Altamira, e parte da área rural de Vitória do Xingu

Baseado no que foi exposto, analise o caso da construção da Usina Belo Monte e compare a opinião dos personagens (Eletronorte, população local, governo federal e demais interessados), levando em consideração os aspectos positivos e negativos. Como você acha que deveria ser o desfecho do caso?

Desfecho Na semana passada o Ibama autorizou o projeto, com 40 condicionantes que garantem a preservação da região e da qualidade de vida.

Referências Relatório de impacto Ambiental-Rima: Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte. Eletrobrás, 2009. Souza júnior, W. C.; Reid, J.; Leitão, N.C.S. Custos e benefícios do complexo hidrelétrico Belo Monte:Uma abordagem econômico-ambiental. Conservation Strategy Fund, 2006., Minicucci, A. Técnicas do Trabalho de Grupo. Editora Atlas, 3º Edição, São Paulo, 2001. Anastasiou, L. Processos de Ensinagem na Universidade, 2007. http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Belo_Monte  Acesso em: 01/06/11 http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL488653-5598,00.html Acesso em: 01/06/11