Radiojornalismo em Mutação na Era digital- Nelia Del Bianco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC

Caso Paggo Talita Amaral.
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A presença do jornal na escola A atual perspectiva da ANJ.
Aula 01 Profissão!.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
Informática na Educação
Impacto das novas tecnologias
Aluno: Ivan César Seara Gomes Pub. e Propaganda - UNIEURO
Atualmente o investimento em soluções digitais é primordial para o crescimento de qualquer empresa. A WebQualité é especialista no atendimento e desenvolvimento.
Rádio e Jornalismo Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I
PANORAMA DO RÁDIO EM BELO HORIZONTE
ISRAEL Fatos pouco conhecidos.
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
QR Code Leia o QR Code com o seu celular, acesse nosso mundo.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
Dimensões da Globalização
Thiago Gariba nº 46 Lucas Hayashi nº35 Gustavo Baptista n º28 Rodrigo Bruno nº45.
Políticas de Backup FATEC – Americana
Falta de Leitura na Vida dos Jovens
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Uso das Redes Sociais na Gestão
Luana Mattos e Beatriz– 9M1
Como funciona a imprensa
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Programação – Quando é onde...
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
História nas atuais propostas curriculares
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Gabriel Bastos Machado
Responsabilidade Socioambiental
Profª Claudia Pedro Corrêa
Redes Sem fio de banda larga
Reconhecida como a mais sólida empresa de representação do Brasil, o Grupo Pereira de Souza vem ampliando sua rede de relacionamento com o mercado publicitário.
A Propaganda e Suas Características
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Projeto ‘Educação Em Pauta – nas redações’ Agosto 2014.
CONSULTORIAS NA ÁREA DE R. H. Nas últimas décadas, cada vez mais, torna-se comum a utilização de consultorias que oferecem serviços de atração e seleção.
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
V IDA D IGITAL. O QUE SERIA V IDA D IGITAL ? TV Digital, Máquina Digital, Aparelho de Som Digital... A palavra “digital” é cada vez mais usada para caracterizar.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
PORQUE VOCÊ DEVE ANUNCIAR NO PORTAL
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
Integrated Services Digital Network
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
Introdução a Informática
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy
As modernas tecnologias e a comunicação intergeracional Prof. Emmanoel Ferreira Departamento de Estudos Culturais e Mídia Universidade Federal Fluminense.
Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.
Transcrição da apresentação:

Radiojornalismo em Mutação na Era digital- Nelia Del Bianco Alunos: Andressa Sales 6° Semestre Prof. Mariângela Lopez

Tecnologia como fator de mudança Primeira manifestação tecnológica de uma realidade virtual, pioneira do tempo real, o rádio mudou mentalidades, abriu horizontes, disseminou costumes, integrou vilas a cidades. Firmando-se como um canal de informação, ajudou a forjar as formas de pensa do século XX. Hoje, com o advento da Internet e sua incalculável quantidade de fontes, agências de notícias, jornais online, portais, o rádio vê suas rotinas de radiojornalismo passarem por uma ampla reorganização, em especial aqueles com programação de fluxo continuo informativo.

As transformações tecnológicas no radiojornalismo Esta percepção se deu em pesquisa realizada junto a Jovem Pam e Bandeirantes AM, tradicionais emissoras dedicadas ao jornalismo, em que se constata a integração da internet nas rotinas produtivas. A reorganização iniciou nos anos 90 com a transposição dos meios analógicos pelos digitais.

Telefonia celular, mini-disc (MD) e softwares iniciaram a informatização das redações, influenciando novos modos de produção de notícias. Redação, edição e central técnica foram integradas por redes garantindo o livre tráfego da informação.

Jornalistas de rádio passaram a ter acesso gratuito aos principais jornais online e agências de notícias, contrapondo à necessidade de se buscar pessoalmente a informação no local do acontecimento. Isso deve ser visto com cautela, pois a qualidade desse material por vezes é discutível. De “caçadores” de noticias in loco, nas décadas passadas, os jornalistas cibernéticos trabalham hoje no ambiente online, orientados pela política editorial da emissora.

As vantagens desse sistema, pela sua atualidade, alta produtividade, constante renovação e memória de armazenamento de informação beneficiaram a manutenção do fluxo contínuo informativo. Mas a quantidade de informação, provenientes das diversas fontes reforça a necessidade de uma verificação muito mais rigorosa, pois neste ambiente habitam informações das mais divergentes- o confiável e o contraditório.

Internet e as rotinas produtivas do radiojornalismo A internet trouxe de fato rapidez e racionalidade ao fluxo de produção do rádio, organizando e padronizando suas rotinas. Mas também condiciona, pela frequência da exposição que determinados acontecimentos são expostos na rede, a importância e a necessidade de serem noticiados. Dessa maneira, uniformiza enfoques e assuntos divulgados na medida em que todos os veículos têm as mesmas informações, reproduzindo as mesmas fontes.

A mutação do radiojornalismo A constatação é de que apesar da possibilidade maior de aprofundamento do jornalismo oferecida pela internet, mesmo que virtualmente, o esforço é no sentido contrário. É de seguir no embalo dos demais. E essa mutação pode, gradativamente, minar os fundamentos básicos do jornalismo.