GEOGRAFIA Aula 02.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

Unidade 01 – A geografia e a compreensão do mundo
O Planeta Terras.
Origem e técnicas de determinação
Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica)
Introdução a Geografia e Cartografia
A geografia e a compreensão do mundo
Geografia -Localização-
Geografia Maria Christina
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
Orientação e localização na Terra
Estações do ano Hemisfério sul Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = verão
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
Cartografia I G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Projeções cartográficas Prof: Humberto Miranda
A Orientação e a Localização no Espaço Terrestre
Geografia 2011/12.
Cartografia II Movimento de rotação
Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
Orientando-se no espaço terrestre
ESPAÇO GEOGRÁFICO: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
O Espaço e Suas Representações
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
Sistema de Orientação geográfica
Fusos Horários Cartografia.
Orientação e localização no espaço geográfico
Professor Cássio.
A LOCALIZAÇÃO DOS LUGARES
Elementos geométricos do Globo Terrestre
Leitura para casa livro capa amarela pag.143 a 154.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Orientando-se na Terra
Forma e movimentos da Terra
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Capítulo 2 - Localização e orientação
Localização absoluta Trabalho realizado pela docente Sara Sousa.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA
CARTOGRAFIA.
BRASIL: RELEVO, CLIMA E VEGETAÇÃO
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
Coordenadas geográficas
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
AULA 1 CARTOGRAFIA – PARTE 1
Sensoriamento Remoto, Cartografia e Geoprocessamento
Revisão 1º Trimestre º Ano paisagem.
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
A Rede Geográfica.
Cartografia: e suas Projeções Pág.56 à 81. LOCALIZAÇÃO DO BRASIL Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares, hoje, após várias evoluções tecnológicas,
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
SISTEMA DE FUSOS HORÁRIOS E ZONAS CLIMÁTICAS
PET GEOGRAFIA Oficina Orientação.
Planeta Terra Professor Diego Alves de Oliveira. Sistemas de referência Podemos nos orientar por dois modos básicos: 1) com objetos no espaço geográfico.
OS FUSOS HORÁRIOS.
Representação do espaço geográfico
Orientação e Localização
Geografia Revisão.
O planeta Terra no sistema solar.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Dinâmica Externa da Terra Tutor Alvaro Amaral.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Cartografia.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA Aula 02

É a representação do espaço CARTOGRAFIA É a representação do espaço

Breve Histórico Exemplos das representações que os povos faziam do lugar onde viviam foram encontrados na região da Mesopotâmia gravados em tabletes de argila. Mapa de Ga-Sur (aprox. 2.300 a.C.)

Breve Histórico Outros exemplos conhecidos são encontrados em inúmeras figuras rupestres em forma de “mapa” encontrados no Vale do Pó, ao norte da Itália. Mapa rupestre de Bedolina (aprox. 2.000 a.C.)

Mapa primitivo das Ilhas Marshall Breve Histórico Os nativos das Ilhas Marshall fizeram as “cartas” mais interessantes da pré-história, as quais foram construídas utilizando-se conchas ligadas por um entrelaçado de fibras de palmas. Mapa primitivo das Ilhas Marshall

CONCEITOS BÁSICOS Segundo pesquisadores a origem da palavra Mapa é provavelmente cartaginesa, que significa “toalha de mesa”. Essa conotação teria derivado das conversas de comerciantes, que desenhavam sobre as toalhas das mesas os mapas que identificavam rotas, caminhos, localidades e outros pontos que auxiliavam seus negócios. A construção de mapas para representar e comunicar ideias sobre o espaço geográfico é uma prática tão antiga como a própria civilização humana, sendo até mesmo, anterior ao surgimento da escrita; Mapas antigos são bem conhecidos na história da Cartografia, demonstrando que a produção desse tipo de representação gráfica faz parte das atividades dos povos desde os tempos mais remotos.

CONCEITOS BÁSICOS Com o passar dos tempos, diversas terminologias foram agregadas para definir as representações dos lugares, entre elas cartas e plantas, além da própria terminologia mapa. Os termos mapas, cartas e plantas são utilizadas muitas vezes como sinônimos, mas deve ser encarado com certo cuidado.

CONCEITOS BÁSICOS Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas dos atlas. Para tal, são utilizados diversos sistemas de projeção, estabelecidos matematicamente.

Mapa

Tipos de Mapa Mapa político: representa a divisão territorial de um País, Estado ou Município.

Tipos de Mapa Mapa físico: representa elementos da natureza como clima, vegetação, altitude, etc.

Tipos de Mapa Mapa Temático: representa elementos humanos como mapa demográfico, taxa de urbanização, taxa de natalidade, mortalidade...

Definição de Carta e Planta As cartas diferem dos mapas pela representação gráfica em grande escala, enquanto que os planos são cartas que representam áreas relativamente pequenas, o que permite desprezar a curvatura e adotar escala constante. Planta – ao se trabalhar com escalas muito grandes, maiores do que 1:1.000. As plantas são utilizadas quando há exigência de um detalhamento bastante minucioso, como planta de casa

Planta

Tipos de Carta Carta Topográfica – compreende as escalas médias, situadas entre 1:25.000 e 1:250.000 e contém detalhes planimétricos e altimétricos. Carta Cadastral – bastante detalhada e precisa, para grandes escalas maiores de 1:5.000, utilizadas, por exemplo, para cadastro municipal de ruas.

Carta Topográfica Planta Cadastral

Analise a foto:

Questões: Que informações podemos obter a partir da leitura de mapas? O que você costuma fazer para se orientar quando precisa ir a um lugar pela primeira vez? Que meios de orientação e localização você conhece?

A ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO A necessidade de se orientar no espaço geográfico sempre foi um desafio para a humanidade. Para se localizar, os seres humanos observavam, inicialmente, aspectos da natureza que se destacassem dos demais, como montanhas , rios...Com isso, estabeleciam pontos de referência. Além desses aspectos naturais da superfície terrestre, os astros também serviram como referência de orientação. Observar os astros como o Sol, lua, estrelas também era uma forma de se localizar e se orientar. Constatou-se com o passar dos tempos que, “o lado” onde os astros (Sol, Lua..),aparecem todos os dias denominou-se leste e onde eles se põem denominou-se oeste.Na verdade, esse é o movimento aparente do Sol que ocorre devido o movimento de rotação da Terra

Movimento aparente do Sol Esse movimento é denominado de aparente porque efetivamente quem se move é a Terra e não o Sol

A ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Faça uma rosa dos ventos e complete com as direções

Rosa dos ventos Pontos cardeais –são pontos principais para nossa orientação.São eles Norte (N), Sul (S),Leste (L ou E) e Oeste (O ou W). Pontos colaterais –são pontos auxiliares que estão entre os cardeais.São eles Nordeste (NE),Sudeste(SE), Noroeste (NO)e Sudoeste (SO). A figura na qual aparecem todos esses pontos de orientação (cardeais,colaterais) é denominada rosa dos ventos

Bússola A bússola é um aparelho de orientação criado pelos chineses há mais de mil anos.Foi trazida para Portugal por volta do século XIII, pelos mouros.Seu uso foi de grande importância para os navegantes europeus.

Questões: Muitas vezes, quando estamos perdidos, dizemos que estamos “desnorteados”. Você sabe dizer por que usamos essa palavra? Você notou alguma relação entre os nomes das direções cardeais e os nomes das direções colaterais? Justifique sua resposta.

Linhas Imaginárias Terra é dividida por linhas imaginárias conhecidas como paralelos e meridianos.

Paralelos As linhas horizontais que cortam o globo são denominados paralelos. A linha do Equador, ou paralelo central divide a Terra ao meio em dois hemisférios: hemisfério norte ou setentrional e hemisfério sul ou meridional

Meridianos As linhas verticais traçadas de um polo ao outro são denominados meridianos.Elas são traçadas perpendicularmente à linha do Equador, correspondendo à metade de um círculo.O meridiano inicial é denominado meridiano de Greenwich, e foi definido a partir da localização de um observatório com o mesmo nome, na cidade de Londres, na Inglaterra.

Observatório de Greenwich Parque de Greenwich, em Londres, onde se localiza o observatório do mesmo nome

Como a Terra é esférica, a distância de um paralelo ao outro, ou de um meridiano ao outro, é medida em graus.Se estabelecermos a medida de 1° (um grau) de um meridiano ao outro, podemos traçar 180 meridianos em cada hemisfério, 360° no total, tomando como ponto de partida o meridiano de Greenwich pois, cada hemisfério da Terra, representa metade de uma superfície esférica medindo, portanto,180°.

Latitude – é a distância em graus de um ponto qualquer da Terra até à linha do Equador. Ela varia de 0° no Equador até 90° nos polos.

Longitude - é a distância em graus de qualquer ponto da Terra até o Meridiano de Greenwich.Essa distância varia de 0° no meridiano principal até 180°, tanto a leste quanto a oeste de Greenwich

Coordenadas geográficas é um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o planeta Terra que se cruzam. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.

Questões: Procure no mapa do Brasil os estados brasileiros que são cortados pela linha do equador. Existe outra linha imaginária que corta o Brasil, o trópico de Capricórnio. Por quais estados passa esse trópico?

Fusos horários Em 1884 foi estabelecido um sistema único de horário que abrangesse o mundo inteiro. Nesse encontro ficou definido que cada fuso teria 15°. Chegou-se a esse valor dividindo a medida total da Terra de 360°por 24 horas, tempo aproximado da rotação da Terra. Portanto, cada fuso de 15°corresponderia a uma hora,como mostra a figura a seguir. Por causa do movimento de rotação da Terra , as horas aumentam no sentido leste e diminuem no sentido oeste.

Fusos horários Para estabelecer uma organização dos horários entre os diversos países foi criado um sistema de fusos horários, padronizando as horas internacionalmente.

Fusos horários do Brasil:em 24 de abril de 2008 a Lei Federal11 Fusos horários do Brasil:em 24 de abril de 2008 a Lei Federal11.662 reduziu a quantidade de fusos horários de 4 para três.O Brasil por ser um país de grande extensão possui 3 fusos horários O Brasil está a oeste de Greenwich, por isso, as horas estão atrasadas em relação a Londres.

Questões: O que leva diversos países a adotar o horário de verão? Por que o consumo de energia é maior entre 18h e 21h? Que tal fazermos alguns cálculos com base no que aprendemos aqui? A distância, em graus, entre Brasília e Roma é de 45°. Se em Brasília são 14 horas, que horas são em Roma? Lembre-se de que o horário, em Roma, está sempre adiantado em relação ao de Brasília. Madri e Santiago estão 60° distantes. Se em Madri são 10 horas, que horas são em Santiago? Lembre-se de que o horário, em Santiago, está sempre atrasado em relação ao de Madri.