Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Depreciação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – GRUPO DE CONTAS
Advertisements

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
EQUIPAMENTOS CONSTRUÇÃO CIVIL.
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
Módulo 2 Reclassificação das Demonstrações
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
Ativo Imobilizado e Amortização Afonso Rodrigo de David
CONCEITOS E APLICAÇÕES
Cap. 15- Ativo Permanente e Depreciação
ATIVO IMOBILIZADO - HITEC
Disciplina Agroindustrial
. PATRIMÔNIO.
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
INVESTIMENTOS Gabriela Repke Letícia Gonçalves Fernando
Manual de Contas 1-Ativo Circulante
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
Gestão de Custos André Amorim.
ATIVO IMOBILIZADO Eduarda Medeiros Borges Daniela Brasil do Carmo
LALUR Livro de Apuracao do Lucro Real
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Depreciação, exaustão e amortização
Universidade Federal do Espírito Santo
Ganhos de Capital 1-Venda do Ativo Não Circulante - Imobilizado
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Introdução à Contabilidade Capítulo 5
Capa da Obra Conceito Conta
AUDITORIA Ativo Imobilizado
Fluxo de Caixa - Construção
O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica 29/03/06 Juliana L. B. Viegas.
Técnico em Administração
Depreciação Contábil Celso Mesquita1. Representa toda a perda do valor do bem, em decorrência do seu uso e ou ação do tempo. A depreciação deve ser registrada.
ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL
PROFESSOR: ALESSANDRO
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Aluna: Cláudia Cristina Rockenbach Professor Orientador: Carli Rücker
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
AUDITORIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS
Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio
DEPRECIAÇÃO E EXAUSTÃO
Contabilidade II Devedores duvidosos
Contabilidade Introdutória Parte III
DEPRECIAÇÃO Prof. Alessandro.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
REAVALIÇÃO DE ATIVOS Prof. Alessandro.
Pós-graduação em Administração de Empresas Aula 3 – Mecânica Contábil
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Fluxo de caixa Fluxo de caixa descontado A avaliação econômico-financeira de um projeto utiliza o fluxo.
Balanço Patrimonial - Grupo de Contas
Ativo Imobilizado Fontes bibliográficas:
WESLEY DO PRADO MARQUES MBA – ADM. PUB. GESTAÕ DE CIDADES
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
TRABALHANDO COM AS CONTAS REDUTORAS DO IMOBILIZADO -DEPRECIAÇÃO -EXAUSTÃO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Metodologia do Valor Patrimonial de Mercado  
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Contabilidade Intermediária
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
Ativo Imobilizado.
CEG e CEG RIO AUDIÊNCIA PÚBLICA N o 01/ /10/2014 DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS SALDOS DOS INVESTIMENTOS NÃO REALIZADOS E SUA APLICAÇÃO.
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
Depreciação Conceito “Depreciação é a despesa com a perda de valor de bens tangíveis do ativo imobilizado, sujeitos ao desgaste pelo uso, ação da natureza.
Finanças Corporativas EPGE/FGV Notas de Aula Prof. Aldo Ferreira.
Orçamento e Custeio (Cont. Custos) Prof. Jurandyr Costa Seixas.
Transcrição da apresentação:

Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Depreciação Capa da Obra Depreciação Depreciação É o processo contábil realizado com a finalidade de considerar despesa de um exercício parte do valor gasto na aquisição dos bens de uso da empresa. Segundo o artigo 305 do RIR/1999 Depreciação é a importância correspondente à diminuição do valor dos bens do Ativo resultante do desgaste pelo uso, pela ação da natureza e obsolescência normal.

Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Capa da Obra Depreciação Os bens sujeitos a depreciação são corpóreos (tangíveis, materiais); São contabilizados por meio de contas classificadas no Ativo Não-Circulante, subgrupo imobilizado. Os mais comuns são: computadores, imóveis, instalações, móveis etc. Por que depreciar? Por meio da depreciação, a empresa pode considerar como despesa o valor gasto na aquisição dos seus bens de uso.

Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Capa da Obra Depreciação Causas que justificam a depreciação: desgaste pelo uso; ação da natureza; obsolescência.

Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Capa da Obra Depreciação Procedimentos para contabilizar a depreciação: estimar o tempo de vida útil para o bem e fixar a taxa anual de depreciação. CONTAS VIDA ÚTIL ESTIMADA TAXA Computadores Imóveis, exceto terrenos Instalações Móveis e Utensílios Veículos 5 anos 25 anos 10 anos 20% a.a 4% a.a 10% a.a

Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Capa da Obra Depreciação Procedimentos para contabilizar a depreciação: método de depreciação a ser adotado linear ou em linha reta; soma dos algarismos dos anos; saldos decrescentes etc. método linear ou em linha reta: consiste em aplicar taxas constantes durante o tempo de vida útil estimado para o bem.

Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Capa da Obra Depreciação Procedimentos para contabilizar a depreciação: A depreciação pode ser anual ou mensal O valor da quota anual é obtido aplicando-se a taxa normal de depreciação sobre o valor do bem. O valor da quota mensal é obtido dividindo-se o valor da quota anual por 12.

Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Capa da Obra Depreciação Procedimentos para contabilizar a depreciação: A depreciação pode ser normal ou acelerada Diferenciam-se somente em relação à taxa aplicada, que poderá variar conforme o número de turnos de utilização do bem a ser depreciado.

Amortização Capítulo 13 Depreciação e Amortização Amortização Capa da Obra Amortização Amortização É a diminuição do valor dos bens imateriais em razão do tempo; Bens imateriais ou intangíveis são: Fundo de Comércio, Marcas e Patentes etc. Segundo o artigo 324 do RIR/1999 Amortização é a importância correspondente à recuperação do capital aplicado, ou dos recursos aplicados em despesas que contribuam para a formação do resultado de mais um período de apuração.

Amortização Capítulo 13 Depreciação e Amortização Amortização Capa da Obra Amortização Amortização O cálculo da quota de amortização é semelhante ao da cota de depreciação: basta aplicar a taxa sobre o valor da conta a ser amortizada; Usualmente, o prazo mínimo para amortização é de cinco anos e o máximo de dez anos.