Criação de um jogo de labirinto no UNITY (do tipo 2d e usando csharp)

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Transcrição da apresentação:

Criação de um jogo de labirinto no UNITY (do tipo 2d e usando csharp)

Criando o Jogo de Labirinto Planejamento do Jogo: É importante que antes de iniciar um jogo anotar informações sobre o mesmo, detalhes, que recursos usará e como será jogado. E outras informações que julgar importantes. Tipo de Jogo: Criaremos um jogo bem simples, do tipo do Labirinto, com 3 fases, que usará perguntas para o jogador responder. Como funcionará o Jogo: O jogador moverá um pequeno sprite que quando encontrar os objetivos receberá uma pergunta. Em cada fase haverão 3 perguntas. Somente se acertas todas passará automaticamente de fase. Caso erre alguma terá que voltar ao menu para recomeçar. As perguntas serão sorteadas de forma aleatória. Cada vez uma pergunta diferente.

Roteiro para a criação do Jogo - 1 1) Instalação do Unity, http://unity3d.com 2) Criar novo projeto do tipo 2D com nome Labirinto2D. Manter o layout default 3) Criar as pastas: Materials, Prefabs, Scenes, Scripts e Sprites 4) Salvar cena atual como Historia na pasta Scenes 5) Sugestão de convenção para nomes de objetos e assets: prefixo com 3 primeiras letras do tipo em minúsculas: objBola, scrBola, texCentro, etc. 6) Adicionar uma Luz Direcional para a cena atual e mudar a cor do Background da Main Camera para preta 7) Importar os sprites JogadorHis e QuestaoHis da pasta dos fontes e arrastar ambos para a hierarquia. Adicionar o componente Box Collider 2D para o JogadorHis e também o Rigidbody 2D. Adicionar o o Circle Collider e 2D para o QuestaoHis. Criar e anexar uma tag questaoHis para o objeto QuestaoHis. Mudar Scale X e Y do QuestãoHis para 0.8. 8) Adicionar um objeto tipo Cube e chamar TijoloHis 9) Criar na pasta Materials o material TijoloHis azul e anexe ao objeto TijoloHis arrastando e soltando. Depois remover o BoxCollider e adicionar BoxCollider2D para o TijoloHis 10) Criar os prefabs JogadorHis, QuestaoHis e TijoloHis arrastando da hierarquia para a pasta Prefabs. Então remova os 3 da hierarquia. 11) Nosso labirinto será criado por um script. Importar da pasta de fontes o script GridHis. Anexar este à Main Camera e atribuir os prefabs pelo Inspector. 12) Execute o jogo teclando Ctrl+P para ver como está. 13) Crie um objeto GUI Text para o título da cena: Labirinto: História 14) Crie um objeto GUI Text e chame de Pontos e outro de Recorde 15) Importe o script Pontos e anexe para a Main Camera. Pelo Inspector atribuir os objetos Pontos e Recorde da hierarquia para as respectivas variáveis. 16) Executar o jogo para ver como ficou. Ainda não faz nada. Vamos em frente. 17) Adicionar 3 objetos GUI Text chamados Titulo, Pontos, e Record e posicionar acima na tela. 18) Importar o script Pontos, anexar à Main Camera e atribuir os objetos pelo Inspector. 19) Importar o script JogadorHis para manipular as perguntas e anexar ao prefab JogadorHis. 20) Adicionar nova cena chamada Menu na pasta Scenes 21) Adicionar objeto 3D Text com nome Titulo. Ajustar position e Text (Labirinto do Conhecimento) 22) Importar o script Menu. Anexar este script à Main Camera da cena Menu. Adicionar as cenas Menu e Historia para o Build Settings 23) Executar o jogo, fase Historia. Já pode mover, responder as perguntas e ganhar pontos. Salve a cena com Ctrl+S

Roteiro para a criação do Jogo - 2 24) Criar uma nova cena chamada Geografia parecida como a cena Historia, mudando a cor de fundo (Tijolo) nomes e perguntas e respostas. Mas não criaremos diretamente, duplicaremos a Historia, assim como duplicaremos outros objetos 25) Duplicar o material TijoloHis para TijoloGeo e mudar a cor para Verde 26) Importe os sprites JogadorGeo e QuestaoGeo 27) Importar o script JogadorGeo 28) Duplicar o prefab JogadorHis para JogadorGeo e mude o sprite para o JogadorGeo e o script para JogadorGeo. Criar e anexar a tag questaoGeo para o objeto QuestaoGeo 29) Duplicar e adaptar os prefabs QuestaoHis e TijoloHis para QuestaoGeo e TijoloGeo 30) Duplicar a cena Historia para Geografia. Alterar: Titulo, remover o componente script GridHis da Main Camera 31) Importar o script GridGeo e anexar à Main Camera da Geografia e atribuir os respectivos prefabs 32) Adicionar a cena Geografia para o Build Settings Salvar a cena com Ctrl+S Executar o Jogo e efetuar testes para averiguar se precisa de ajustes.

Roteiro para a criação do Jogo - 2 O jogo deve ficar como visto ao lado 33) Configurar e gerar Standalone Web File – Build Settings Web Player Ou EXE.