A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 1 Graça Maria Cruz - Grupo 300
Um CARTOON, cartune ou cartum é um DESENHO HUMORÍSTICO, acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente CRÍTICO, retratando, de uma forma bastante CONCISA, algo que envolve o dia-a-dia de uma sociedade ou país, e que envolve situações difíceis. O termo é de origem britânica, e foi pela primeira vez utilizado neste contexto na década de 1840, quando a revista britânica “Punch” publicou uma série de paródias que criticavam estudos para os frescos do Palácio de Westminster, adaptados para SATIRIZAR ACONTECIMENTOS da política contemporânea. O significado original da palavra cartoon é mesmo "ESTUDO", OU "ESBOÇO", e é muito utilizada nas artes plásticas. Este tipo de desenho é considerado uma forma de comédia e mantém um espaço privilegiado na imprensa escrita atual. Efetivamente, na imprensa escrita moderna, o cartoon aparece como UMA OBRA DE ARTE, geralmente com intenções humorísticas. A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 2
3
4 Personagens disformes e grotescas Ambientes minimizados ou hiperbolizados Cores quentes ou sombrias Traços largos e contornos firmes Marcas idiossincráticas do cartonista Títulos polissémicos e apelativos Legendas curtas ou sem legendas Falas concisas, de tipo exclamativo ou interrogativo Mensagens com sentido conotativo, metafórico Interjeições, exclamações, onomatopeias Trocadilhos e pontuação expresiva
A utilização das TIC nos processos de Ensino / Aprendizagem 5
6
7
8
9
10
11 A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem
12 A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem
13
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 14
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 15 Novos cortes em açougue pouco limpo edição do jornal “Expresso” - n.º2116
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 16
Clicar: Grande Prémio Europeu de Cartoon A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 17
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 18 ANTÓNIO SANTOS (PORTUGAL) 2º PRÉMIO ESPECIAL DE CARICATURA (2014)
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 19 Apresenta três títulos possíveis para este cartoon. Justifica a tua escolha.
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 20 Cria cinco balões de fala/pensamento para as imagens do Cartoon. Justifica a tua escolha.
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 21 Cria uma legenda expressiva para o cartoon. Justifica a tua escolha.
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 22
23 A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem Descreve objetivamente o cartoon. Refere a simbologia dos elementos usados. Reflete sobre a intenção crítica do cartoonista.
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 24 Usa uma folha A4, na horizontal Utiliza lápis de cor ou feltros Atenta no tema: escola e novas tecnologias No final, compara o teu desenho com o original
Eis o Cartoon! A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem
26 Em História: identifica as personalidades presentes neste cartoon e respetiva importância histórico-social. Em Português: pesquisa a biografia de uma delas. Em Educação Visual: dá cor ao cartoon e cria um outro com personalidades da atualidade.
MENÇÃO HONROSA “PORTO CARTOON : ANDRÉ CARILHO (Portugal) Professores | Teachers Tema livre / Free subject A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 27