A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 1 Graça Maria Cruz - Grupo 300.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
Advertisements

A LINHA © antónio de campos, 2011.
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Como fazer um cartaz Biblioteca Escolar.
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO: DIREITO / DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFA. SCHEYLA BRITO ALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
DIVULGAÇÃO DA PESQUISA
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Tópicos Especiais em Comunicação II
-Grandes obras- “Amados Gatos” de José Jorge Letria
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Professora: Rosana Santos
Vamos estudar banda desenhada!
BANDA DESENHADA!... EDUCAÇÃO VISUAL e TECNOLÓGICA – Prof.ªs Isabel Santos e Julieta Costa - ANO LECTIVO
Textos dos Media.
Cartum Texto humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente retrata situações universais e atemporais, satirizando.
Graffitis Graffitis….
O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10.
Página 21.
A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem.
AS FÁBULAS.
Biografia A biografia narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Também pode conter alguns aspetos referentes à obra dos biografados.
Cânone do Rosto.
LEITURA DE IMAGENS.
Uma Aventura…Literária 2013
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
A moda….
Cap Linguagem das histórias em quadrinhos.
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Charge Cartum Caricatura
Origem do Teatro Português
Histórias em Quadrinhos
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
Educação Visual e Tecnológica
Metodologia do Ensino de Arte
27/09/ publicidade “pai”- argentino Quino
Como fazer a leitura de obra de arte?
Como elaborar um trabalho de pesquisa
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Textos dos media Maria Serafina Roque
OFICINA IMPRESS AIDA ROSA DIEGUEZ SABIO – - CRTE – CORNÉLIO PROCÓPIO
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre); * Crítica (1 página; crítica a qualquer dos livros a concurso);
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?
Divulgando a Pesquisa.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO CHARGE E TELEVISÃO.
A charge.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Professor Jardson Brito
A Banda Desenhada.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
A Banda Desenhada Susana Silva.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Como fazer uma bibliografia?
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Transcrição da apresentação:

A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 1 Graça Maria Cruz - Grupo 300

Um CARTOON, cartune ou cartum é um DESENHO HUMORÍSTICO, acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente CRÍTICO, retratando, de uma forma bastante CONCISA, algo que envolve o dia-a-dia de uma sociedade ou país, e que envolve situações difíceis. O termo é de origem britânica, e foi pela primeira vez utilizado neste contexto na década de 1840, quando a revista britânica “Punch” publicou uma série de paródias que criticavam estudos para os frescos do Palácio de Westminster, adaptados para SATIRIZAR ACONTECIMENTOS da política contemporânea. O significado original da palavra cartoon é mesmo "ESTUDO", OU "ESBOÇO", e é muito utilizada nas artes plásticas. Este tipo de desenho é considerado uma forma de comédia e mantém um espaço privilegiado na imprensa escrita atual. Efetivamente, na imprensa escrita moderna, o cartoon aparece como UMA OBRA DE ARTE, geralmente com intenções humorísticas. A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 2

3

4  Personagens disformes e grotescas  Ambientes minimizados ou hiperbolizados  Cores quentes ou sombrias  Traços largos e contornos firmes  Marcas idiossincráticas do cartonista  Títulos polissémicos e apelativos  Legendas curtas ou sem legendas  Falas concisas, de tipo exclamativo ou interrogativo  Mensagens com sentido conotativo, metafórico  Interjeições, exclamações, onomatopeias  Trocadilhos e pontuação expresiva

A utilização das TIC nos processos de Ensino / Aprendizagem 5

6

7

8

9

10

11 A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem

12 A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem

13

A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 14

A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 15 Novos cortes em açougue pouco limpo edição do jornal “Expresso” - n.º2116

A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 16

Clicar: Grande Prémio Europeu de Cartoon A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 17

A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 18 ANTÓNIO SANTOS (PORTUGAL) 2º PRÉMIO ESPECIAL DE CARICATURA (2014)

A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 19  Apresenta três títulos possíveis para este cartoon.  Justifica a tua escolha.

A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 20  Cria cinco balões de fala/pensamento para as imagens do Cartoon.  Justifica a tua escolha.

A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 21  Cria uma legenda expressiva para o cartoon.  Justifica a tua escolha.

A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 22

23 A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem  Descreve objetivamente o cartoon.  Refere a simbologia dos elementos usados.  Reflete sobre a intenção crítica do cartoonista.

A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 24  Usa uma folha A4, na horizontal  Utiliza lápis de cor ou feltros  Atenta no tema: escola e novas tecnologias  No final, compara o teu desenho com o original

 Eis o Cartoon! A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem

26  Em História: identifica as personalidades presentes neste cartoon e respetiva importância histórico-social.  Em Português: pesquisa a biografia de uma delas.  Em Educação Visual: dá cor ao cartoon e cria um outro com personalidades da atualidade.

MENÇÃO HONROSA “PORTO CARTOON : ANDRÉ CARILHO (Portugal) Professores | Teachers Tema livre / Free subject A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 27