Fichamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
A DOCUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ESTUDO PESSOAL
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
CONHECENDO PELA LEITURA
Como fazer Fichamento de textos acadêmicos
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Metodologia Científica
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Leitura de Textos Científicos
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Fichamento: técnica de estudo
METODOLOGIA DIREITO 1º SEMESTRE Professor Frajola
CONHECENDO PELA LEITURA
Como se faz uma pesquisa? Como se trabalha em grupo
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Importância da Leitura
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Citação.
FICHAMENTO.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
O TRABALHO CIENTÍFICO: (ACADÊMICO)
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Seminário de Pesquisa Aula 3.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Resumo.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
FICHAMENTO I - CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Documentação e Resenha
Metodologia Científica
TRABALHOS CIENTÍFICOS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
O que é Fichamento? Fichas de leitura
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Fichamento.
Como fazer Fichamento de textos acadêmicos
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Elaboração de Fichamento de Textos
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
O QUE É UM FICHAMENTO É uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. É a elaboração de fichas de leitura com o.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
DISCIPLINA: Redação científica
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim
Leitura e Documentação
Eduardo Ramos de Santana UNEB – Universidade Estadual da Bahia Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Estágio Supervisionado.
Transcrição da apresentação:

Fichamento

CONCEITO O fichamento é uma técnica de trabalho que consiste em documentar as ideias e informações de uma obra. Objetiva identificar as obras consultadas, registrar os conteúdos, as reflexões proporcionadas pela leitura e organizar as informações colhidas.

Também chamados de fichas de documentação teórica (SEVERINO, 2000, p Também chamados de fichas de documentação teórica (SEVERINO, 2000, p. 37), são de fundamental importância na construção de trabalhos científicos. “O fichário (fichamento) é constituído primeiramente pelas fichas de documentação temática. Baseia-se nos conceitos fundamentais que estruturam determinada área do saber. Cada estudante pode formar seu fichário de documentação temática relacionado ao curso que está seguindo, a partir da estrutura curricular do mesmo”. (SEVERINO, 2000, p. 38) (itálico nosso).

TIPOS DE FICHAMENTO Os arquivos de fichamento podem se compor de textos de resumo, opinião, citação e de arquivos simplesmente bibliográficos, dos livros (textos) lidos ou que devem ser lidos. Os tipos de fichamento: 1.Bibliográfico (catalogação bibliográfica) 2.Citação (transcrição) 3.Resumitivo (de conteúdo) 4.Opinião (de comentário ou analítico)

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO (Ficha de catalogação bibliográfica): As fichas bibliográficas são as que registram as informações bibliográficas completas, e as anotações sobre tópicos da obra, as palavras chave, e a temática do texto.

FICHAMENTO DE CITAÇÃO (transcrição): É o tipo de fichamento que vai ser composto de citações do próprio autor da obra lida. É a transcrição literal do texto. Após leitura sistemática da obra, o estudante/pesquisador sublinha frases, parágrafos, partes que expressam a ideia principal do autor. Partes estas que podem ser transcritas no seu trabalho de pesquisa (artigo, monografia, ensaio...). Tendo o cuidado de abrir e encerrar a citação com aspas, e indicar a página da qual se fez a transcrição. Quando se fizer supressão de alguma parte da obra, deve se indicar tal supressão com reticências entre colchetes [...].

FICHAMENTO DE RESUMO (de conteúdo) É a apresentação sintética, clara e precisa do pensamento do autor. A apresentação das ideias principais, das teses defendidas. Não é uma cópia dos tópicos, nem a exposição abreviada das ideias o autor, bem como também não é a transcrição. É uma ficha não muito longa, mas traz todos os elementos necessários para a compreensão do texto. O autor da ficha vai pôr a sua compreensão do texto, usando seu próprio estilo. Não se afastando jamais das teses originais.

FICHAMENTO CRÍTICO (de comentário ou analítico) É neste tipo de ficha que o estudante/pesquisador vai, além de descrever o conteúdo da obra lida, interpretá-la, incluindo uma crítica pessoal às ideias expressas pelo autor da obra. O fichamento crítico é a base, juntamente com o de resumo, para a construção de resenhas. Lakatos e Marconi (2003) afirmam que o fichamento crítico pode apresentar um comentário sobre a forma pela qual o autor desenvolve seu trabalho, no que se refere aos aspectos metodológicos.

ASSIM, O FICHAMENTO CRÍTICO: É uma análise crítica do conteúdo, tomando como referencial a própria obra; uma interpretação de um texto obscuro para torná-lo mais claro. É a comparação da obra com outros trabalhos sobre o mesmo tema; a explicitação da importância da obra para o estudo em pauta. É a elaboração pessoal sobre a leitura, e deve conter: Comentários (parecer e crítica); Ideação (novas perspectivas).

USANDO FICHAS Ao utilizar as fichas, devemos: Incluir somente um texto (ou tema) em cada ficha e, se as notas são extensas, usar várias fichas numeradas consecutivamente. Antes de guardá-las, ter a certeza de que as fichas estão completas e são compreendidas com facilidade. Copiar cuidadosamente as notas da primeira vez, sem fazer projeto de passar a limpo, nem de tornar a copiar, pois seria perda de tempo e daria a possibilidade a erros e confusões.

ORGANIZANDO OS FICHAMENTOS NO COMPUTADOR

MODELO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE FICHAMENTO

EXERCÍCIO FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Campinas: Paz e Terra, 1981. p.1 “----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------”. p.2 “---------------------[...]------------------------------------------------------------------------------”. p.3 “---------------------’---------------------’------------------------”.

REFERÊNCIAS: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade e REFERÊNCIAS: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade e. Fundamentos de metodologia científica.5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. ___________. Metodologia do trabalho científico. 6.ed. Revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2001. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica – a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 11. ed. São Paulo: Cortez, 1984. RUIZ, J. Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas,1996.