FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para abrir as ciências sociais:
Advertisements

Psicologia e práticas educativas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Escola Superior de Educação
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
O Homem é um ser consciente
OS PAPÉIS SOCIAIS DO ADULTO
EDUCAÇÃO e seus sentidos
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET

Professora Suraia Rahmé
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia da Educação
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
E o Espírito do Capitalismo
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Trabalhando com Grupos
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Educação de Essencialidades. Há continuidade em nós!!! Vamos conecta la.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Psicologia da Personalidade questionário
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Psicologia ou as Psicologias
O homem, ser sociocultural
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Teoria Geral dos Sistemas
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Psicologia no desporto
Concepções em Educação Matemática
 Contexto:  Desenvolvimento tecnológico Influência da rev. Industrial Perspectiva otimista Ex: positivismo; Hegel  Críticas ao racionalismo exacerbado.
Por que alfabetização tecnológica do professor?
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Psicologia da Educação
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Profº.: Denílson Pereira (86)
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa Ribeiro o Marina Patrícia Carvalho Azevedo o Miguel Filipe Maia Pereira da Silva o Miguel Martins Pereira o Miguel Ribeiro da Silva o Patrícia Manuela Cunha Meireles o Vítor Domingos 1º Ano do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Docentes: - Prof. - Prof. Dr. Nuno Corte Real - - Prof. Dr. Paulo Castelar Psicologia da Educação 2010/2011

O que é que a nova Psicologia vem introduzir de novo à antiga Psicologia? Psicologia da Educação 2010/2011  Definição da nova Psicologia; - A nova Psicologia Social, vai além do observável, remete-nos para um mundo subjectivo. Esta teoria entende o homem como um ser social por natureza, já que se apropria da realidade criada pelas gerações anteriores. - O Comportamento deixa de ser o objecto de estudo e passa a ser a expressão do fenómeno psíquico e da compreensão da subjectividade. - A nova Teoria Social propõe ainda como conceitos básicos de análise, a actividade, a consciência e a identidade. 1.

2.  Comparação entre as duas Teorias. - Embora cada um de nós seja um ser único, todos possuímos características comuns das quais nos apropriamos de maneira diferente face às situações. - Na teoria da Personalidade o sujeito é passivo devido à influencia que sofre do meio em que se insere, enquanto que na Teoria Social o sujeito é mais activo porque se apropria da realidade. Psicologia da Educação 2010/2011 “A individualidade deve existir, pois ela é o alicerce da identidade da personalidade.(...) Não há duas pessoas iguais no universo. Mas o individualismo é prejudicial.” Augusto Cury Comente a afirmação tendo em conta a Teoria da Personalidade e a Teoria da Psicologia Social.

Identifique os principais conceitos da Nova Psicologia Social e relacione-os entre si. 3. Actividade – apropriação, acção, movimento, o homem como parte integrante da sociedade, passamos a conhecer e a pensar sobre o mundo, acção de transformação. É através das nossas actividades que moldamos a nossa consciência e identidade. Consciência – produto das relações sociais que os homens estabelecem entre si e o objecto, depende da actividade, da assimilação do mundo exterior e relação com outras informações, compreensão do mundo. Identidade – síntese pessoal sobre si mesma, singularidade do indivíduo. Identidade psíquica. A identidade é formada de acordo com a nossa consciência. As escolhas que fazemos são influenciadas pela nossa consciência, são estas que nos tornam únicos. Psicologia da Educação 2010/2011

Qual a importância da sociologia social no desenvolvimento do sujeito? 4. O homem, como ser social, como um ser de relações sociais, está em permanente movimento. A Psicologia Social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interacção de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interacção. A integração social, a interdependência entre os indivíduos, o encontro social são os objectos investigados por essa área da Psicologia. Assim, vamos falar dos principais conceitos da Psicologia Social a partir do ponto de vista do encontro social, não apenas como a relação entre pessoas - a interacção social - mas como um conjunto de produções humanas capazes de, ao mesmo tempo em que vão construindo a realidade social, construir também o indivíduo. Psicologia da Educação 2010/2011

(Continuação) 4. Essa concepção será a referência para a construção de uma nova Psicologia Social. A subjectividade humana, isto é, esse mundo interno que possuímos e suas expressões, são construídas nas relações sociais, ou seja, surge do contacto entre os homens e dos homens com a Natureza. Essa nova Psicologia Social pretende ir além do que é observável, ou seja, além do comportamento, procurando compreender o mundo invisível do homem. Abandona por completo a diferença entre comportamento em situação de interacção ou não interacção. Aqui o homem é um ser social por natureza. Entende-se que cada indivíduo aprende a ser um homem nas relações com os outros homens, quando se apropria da realidade criada pelas gerações anteriores, apropriação essa que se dá pelo manuseio dos instrumentos e aprendizado da cultura humana. Psicologia da Educação 2010/2011

Obrigada pela atenção! Psicologia da Educação 2010/2011