Psicologia do consumidor (comportamento do consumidor)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O dia em que quase perdemos o
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
Gerenciamento do Tempo.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Ajude – me!!.
Contrato Pedagógico Introdução à Contabilidade – 3 SIN A/07
Contrato Pedagógico Matemática Financeira – TECNOLÓGICOS
O nó de afeto.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Teacher Marilisa Lichtenberg English
PLANO DE ENSINO ESTUDOS DO CONSUMIDOR I 2º PERÍODO - PP
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PONTO NEGRO.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Leitura de Textos Científicos
Boa Tarde Galera.! Estou sem voz hoje, então, teremos uma aula um pouco diferente. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas por favor, só se for realmente.
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
Bruno Iran Ferreira Maciel
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Autor(a) do Texto Desconhecido
Experiências das Três Leis de Newton
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Contrato Pedagógico – 2013/02
A Marca de Amor.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
Administração de Operações Semestre 2013/2 PROF. MARCOS PRIMO DCA sala D-24;
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Só vá em frente se for muito corajoso!!!
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
“Eu quero ser professor de Educação Física”
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
APRENDIZ DA VIDA!.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA Ligue o som... Click p/ mudar de slide.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
A MAIOR BRONCA Música Waltz In A Flat Richard Clayderman Texto
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
A MAIOR BRONCA.
A MAIOR BRONCA.
Transcrição da apresentação:

Psicologia do consumidor (comportamento do consumidor) Graduação Psicologia do consumidor (comportamento do consumidor) Aula 1 Profª Ms. Lucélia Vieira lucelia.vieira@esamc.br lucelia.vr@gmail.com

Contrato Pedagógico

Contrato Pedagógico Presença e horários Chamada- será realizada chamada em todas as aulas e a qualquer momento. A chamada será realizada ate duas vezes, se o professor julgar necessário. Em casos especiais as faltas devem ser discutidas na secretaria.

Contrato Pedagógico Celulares- devem permanecer em modo silencioso ou desligado durante a aula. Não será permitido o uso desses aparelhos em sala para chamadas ou mensagens Conversas paralelas - paralisam a aula e prejudicam o desempenho da turma.

Contrato Pedagógico Metodologia - Aulas expositivas com recursos audiovisuais seminários, apresentação de trabalhos, pesquisas extra-sala de aula, discussão de textos complementares, além de outras atividades em grupo.

Contrato Pedagógico   OBJETIVO DA DISCIPLINA: Ao final desta disciplina o (a) aluno (a) deverá ter a capacidade de: ter a dimensão real do estudo do comportamento do consumidor; utilizar este conhecimento como uma ferramenta para ser utilizada nas mais importantes decisões de negócio.

Síntese do Conteúdo programático Módulo A – Cultura Módulo B – Demografia e Gerações Módulo C – Classe Social Módulo D – Família Módulo E – Influências Pessoais. Módulo F – Estilo de Vida Módulo G – Motivação e Auto Conceito Módulo H – Aprendizagem e Conhecimento Módulo I – Processo de Decisão

Contrato Pedagógico Distribuição de Pesos –Avaliação Preparação para as aulas- 30%- leituras previas, entrega de resumos e discussão das questões propostas Exercícios- 10% trabalho final Prova 1- 30%- Prova individual e sem consulta Prova 2- 30%- prova individual e sem consulta. Esta prova contemplará toda a matéria do semestre Prova substitutiva- prova individual e sem consulta que substitui a Prova 1 ou a Prova 2, em caso de falta do aluno em uma dessas avaliações. Esta prova contemplará toda a matéria do semestre.

Apresentação disciplina e do Contrato pedagógico TEMA AULAS (1h40) CONTEÚDO 1 07-02 Apresentação disciplina e do Contrato pedagógico 2 14-02 Módulo A – Cultura  3 21-02 PP 4 28-02 Módulo B –Demografia e Gerações  5 14-03 PP Módulo B – Demografia e Gerações  6 21=03 Módulo C – Classe Social 7 28-03 PP 8 04-04 Módulo D – Família  9 11-04 PP  10 25-04 Módulo E– Influências e Grupo de Referência 11 02-05 PP Módulo E – Influências e Grupo de Referência  12 09-05 Prova 1

13 16-05 Módulo F– Estilos de Vida 14 23-05 PP 15 30-05 Módulo G– Motivação e Auto Conceito 16   Módulo H– Aprendizagem e Conhecimento Conceito 17 Módulo H – Aprendizagem e Conhecimento 18 06-06 PP TRABALHO FINAL Módulo I – Processo de Decisão do Consumidor Reconhecimento de Necessidades/Problemas & Busca por Informações 19 06-06 Apresentação de trabalho final 20 13-06 Prova 2 Avaliação Substitutiva e fechamento do programa.

Contrato Pedagógico Datas importantes Preparação para as aulas- Entrega de resumos, apresentacoes e discussão das questões propostas. Não serão aceitas fora do prazo estipulado em sala de aula Exercícios- trabalho final- DIA 06-06 Prova 1- 09-maio-14 Prova 2- 13-junho-14

Trabalho Final Dia 06-06 Apresentação oral e escrita Processo de decisão do Consumidor- Reconhecimento de necessidades & Problemas & busca por informações Leitura e apresentação dos capítulo 2 a 6 -James F. Engel, Roger D. Blackwell e Paul W. Miniard. Comportamento do Consumidor, 6ªedição. Rio de Janeiro: LTC, 2000. Divisão dos capítulos

Contrato Pedagógico Apresentação do professor Apresentação dos alunos

PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR AMDG

Introdução O propósito do marketing e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes-alvo

Introdução Dessa forma, a análise do comportamento do consumidor visa identificar como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos

Modelo de comportamento do consumidor O comportamento do comprador pode ser visto como um processo de estímulo e resposta

Modelo de comportamento do consumidor A tarefa do profissional de marketing é entender o que acontece com o consumidor entre o estímulo externo e a decisão de compra

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR As motivações, percepções e atitudes do consumidor constituem um ponto de partida lógico para explicar o seu comportamento, mas insuficiente se não tivermos em conta outros fatores que provêm do exterior e que influenciam igualmente as decisões de compra.

Teste seu cérebro

Para refletir com honestidade,  pelo menos os 5% que vão ler!

  Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.

Um professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada!!!!!! Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.  

.   Vejam o que ele disse. - "Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.

- "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.  

É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. “Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”.  

  Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto? A bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida.

  De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se está indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertence. Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto. (desconheço o nome do autor)

   E você, faz parte desses 5% que fazem a diferença ou estão no grupo do resto? Seja especial em tudo que faz, faça o seu melhor...   Faça a diferença para você mesmo e para os outros.