TESOURO DIRETO Componentes: Gleidson Eduardo Leite Velten

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Advertisements

“Investimentos – Parte 2 ”
Aquisição de Créditos Eletrônicos Loja Virtual
Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,
Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas.
Pense bem, pense grande. Pense BIG.
Agora você pode vender mais!
APRENDA A OPERAR NO MERCADO DE AÇÕES
Parceria CAIXA PREVIDÊNCIA e MUTUA 2012
Administração Financeira
MERCADO FINANCEIRO.
Produtos de Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (8)
Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011
Prof. Elisson de Andrade
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
A VB facilita há 14 anos a rotina de trabalho das empresas no fornecimento obrigatório de Vales-Transporte aos seus funcionários.
Agência Nacional de Saúde Suplementar
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
1 Conhecendo os Investimentos dos recursos financeiros da CELPOS.
Financeiro - Tenha maior controle e gestão de sua clínica
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
Arno Hugo Augustin Filho Secretário do Tesouro Nacional Brasília, 03 de julho de 2007 RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Avaliação e Cumprimento de Metas – 1 o Quadrimestre.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
Mercado do Títulos Público
QUAL O RISCO DA RENDA FIXA?
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Ambiente Financeiro Brasileiro
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
ORGANISMOS INTERNACIONAIS
Brasília, Outubro de 2008 Ministério da Fazenda. Princípios da Gestão da Dívida Visão Geral do Programa Vantagens do Tesouro Direto Entendendo o que altera.
Pagamento via cartão de crédito
Administração Financeira Prof. Ms. Nilo Valter Karnopp
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
ÍNDICES DE PREÇOS OS DIVERSOS ÍNDICES DE PREÇO NO
CURSO: DE GRADUAÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Oportunidades Banco Brasil MÓDULOS DE TREINAMENTO PORTAL MAIS BB 1 1.
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
ESTORNO BOLETOS MOiP. ESTORNO BOLETOS MOiP - Quando o cliente quiser cancelar um pedido que foi pago com boleto, ele deve primeiramente realizar um cadastro.
Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos
INFLAÇÃO: aumento contínuo e generalizado dos preços na economia
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10 Solange Honorato Curso Preparatório ANBIMA - CPA-20 E.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Sociedade Anônima Características
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Matemática Financeira
PREVIDÊNCIA PRIVADA Planejamento Financeiro. Previdência Acumular de reserva financeira com o objetivo de utilização no futuro Complemento para a aposentadoria.
Anna Beatriz Santos Varjao Elisangela Cristina Ortolan Ingrid Caroline Simielli de Araujo Alves Paolla Cardozo Wesley Rufino da Silva 1 Grupo 2 – Anna,
A ULA 3 DE MERCADO DE CAPITAIS : O S M ERCADOS F INANCEIROS Professor Eduardo Olbera Ferrer Diretoria de Gerenciais.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Giovanni Portolani Baldan Guilherme Ferreira de Lima Michel Sebastião Rodrigues Patrik Donizetti Rodrigues da Silva
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC,
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Rentabilidade de Títulos Públicos GRUPO Priscila Zitelli Leidiane Sardinha Dyana Anselmo.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

TESOURO DIRETO Componentes: Gleidson Eduardo Leite Velten André Braz Matos David Ribeiro Kateline Rosa Gomes da Silva Elizanio Campanha Fiorese

TESOURO DIRETO Introdução: Quem deseja segurança e tranqüilidade em seus investimentos, encontra uma boa alternativa na compra de títulos públicos através do Tesouro Direto. Trata-se de um programa de venda de títulos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC.

TESOURO DIRETO Introdução: Vantagens: Investimento inicial mínimo em cerca de R$100,00 Comodidade: transações pela internet O próprio investidor pode gerenciar seus títulos ou, se preferir, deixar esse trabalho para um “Agente de Custódia” (instituição financeira autorizada a prestar esse serviço)

TESOURO DIRETO Introdução: Vantagens: Títulos públicos federais oferecem boa rentabilidade, baixo custo* e alta liquidez (garantia de recompra) Baixas taxas de administração e custódia Imposto de Renda pago somente no resgate do título – exceto no caso dos títulos que remuneram também semestralmente através de Cupom.

TESOURO DIRETO O que é o Tesouro Direto: Criado em 2002 pelo Tesouro nacional, em parceria com a BM&F Bovespa, o Tesouro Direto é um sistema de compra e venda de títulos públicos para pessoas físicas: Antes do Tesouro Direto: A pessoa física só poderia comprar títulos públicos através de cotas de fundos de investimento; Neste caso as instituições compram títulos e revendem, cobrando uma taxa de serviço.

TESOURO DIRETO Benefícios do Tesouro direto: Menor Risco: O Tesouro Nacional garante 100% do investimento. Não existe custo de intermediação; Incentiva a poupança de longo prazo; Permite o acesso sobre a administração da dívida pública brasileira.

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento Você é um investidor a médio ou longo prazo? Gosta de correr riscos em prol da lucratividade? Descubra qual título é o mais indicado para você.

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento NTN-F: Notas do Tesouro Nacional – Série F Como a LTN, o investidor sabe exatamente o retorno do título se carregá-lo até a data de vencimento. Entretanto, no caso da NTN-F, o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros, o que pode possibilitar aumento de liquidez e reinvestimentos. Investimento + Rendimentos Cupom Cupom Cupom

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento NTN-B: Notas do Tesouro Nacional – Série B Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, se protegendo da elevação do IPCA. Além disso, o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros, o que aumenta a liquidez possibilitando reinvestimentos. Investimento + Rendimentos Cupom Cupom Cupom

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento LTN: Letras do Tesouro Nacional Por se tratar de título prefixado, o investidor tem a exata noção do retorno do título se carregá-lo até a data de vencimento. Investimento + Rendimentos

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento NTN-B Principal Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, se protegendo da elevação do IPCA. Investimento + Rendimentos

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento LFT: Letras Financeiras do Tesouro É um título pós-fixados; É indexado pela taxa SELIC. Possui FLUXO DE PAGAMENTOS SIMPLES. Investimento + Rendimentos

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento Abrangência geográfica: Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia.   O IPCA/IBGE mede a variação dos custos dos gastos conforme acima descrito no período do primeiro ao último dia de cada mês de referência e no período compreendido entre o dia oito e doze do mês seguinte o IBGE divulga as variações. http://www.portalbrasil.net/indices.htm

TESOURO DIRETO Perfil do Investimento A taxa SELIC é divulgada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). Ela tem vital importância na economia, pois as taxas de juros cobradas pelo mercado são balizadas pela mesma. Os dados abrangem os títulos do governo federal de curto, médio, e longo prazo emitidos pelo Tesouro ou pelo Banco Central, negociados e registrados no SELIC.             A taxa SELIC é dada pela média diária ponderada pelo volume das operações, de acordo com a seguinte fórmula:   onde: µ = taxa média apurada; DIi = Taxa da i-ésima operação; VEi  = Valor de emissão da i-ésima operação; n = número de operações na amostra. http://www.portalbrasil.net/indices.htm

TESOURO DIRETO Compra de Títulos Públicos On-Line Agora as pessoas físicas poderão comprar títulos públicos diretamente do Tesouro Nacional. O volume mínimo de compra é de 20% de um título, que equivale a aproximadamente R$ 100,00. Podem investir no Tesouro Direto todos os residentes no Brasil que possuam Cadastro de Pessoa Física-CPF e estejam cadastrados em alguma das Instituições Financeiras habilitadas a operar no Tesouro Direto. O sistema de acesso restrito (compra, venda, extratos) é altamente seguro. Você poderá acompanhar seus investimentos no momento que desejar. Além disso, para aqueles que quiserem vender seus títulos, o Tesouro Nacional realizará operações semanais de compra.

TESOURO DIRETO Como se Cadastrar O primeiro passo para adquirir títulos é ser cadastrado em algum dos Bancos ou Corretoras habilitados no Tesouro Direto (Agentes de Custódia). Para se cadastrar você deve entrar em contato com a Instituição escolhida, fornecer as informações solicitadas e enviar a documentação exigida. Em seguida, você irá receber sua senha no endereço eletrônico informado em seu cadastro, sendo integralmente responsável pelo seu uso e manutenção do seu sigilo. Quem possui ações e outros títulos custodiados na CBLC poderá utilizar a mesma conta para custodiar seus títulos públicos. Tudo o que você precisa fazer é solicitar ao seu Agente de Custódia o envio da senha provisória para acesso ao Tesouro Direto.

TESOURO DIRETO Como se Cadastrar Caso queira alterar suas informações cadastrais, você deverá efetuar a solicitação de alteração ao seu Agente de Custódia e apresentar a documentação solicitada. As alterações de endereço eletrônico e senha poderão ser realizadas por você mesmo, diretamente na área de acesso exclusivo do Tesouro Direto. Para acessar a área exclusiva do Tesouro Direto, você deverá informar seu CPF e senha na página do Tesouro Direto.

TESOURO DIRETO Como Comprar e Vender Comprar e vender títulos é muito simples: é só acessar a área exclusiva do Tesouro Direto e efetuar as compras. Para isso, você precisa ser cadastrado no Programa. As transações são feitas por você mesmo ou por meio de algum dos bancos ou corretoras habilitados no Tesouro Direto (Agente de Custódia), com a sua devida autorização. Você pode efetuar suas compras por três formas distintas: • Diretamente no site do Tesouro Direto. Com a sua senha individual, você acessa uma tela específica na área restrita do site e negocia seus títulos públicos; • Por meio de um Agente de Custódia. Você autoriza o Agente de Custódia a negociar títulos públicos em seu nome, no site do Tesouro Direto. Essa opção é ideal para quem não tem acesso à Internet ou, por algum motivo, não deseja comprar pessoalmente;

TESOURO DIRETO Como Comprar e Vender • Diretamente no site do Agente de Custódia. Alguns Bancos e Corretoras habilitados integraram seus sites ao do Tesouro Direto. Isso significa que você pode negociar seus títulos públicos no site da própria instituição financeira, em tempo real e com os mesmos preços e taxas do site do Tesouro Direto. Todavia, esta opção é disponível somente em algumas Corretoras e Bancos.

TESOURO DIRETO Como Comprar e Vender Agentes Integrados Alguns Agentes de Custódia possuem seus sistemas integrados ao sistema do Tesouro Direto, o que se traduz em maior facilidade a seus clientes. Os investidores cadastrados nessas instituições têm mais comodidade para comprar e vender seus títulos e consultar saldos e extratos do Tesouro Direto, diretamente no site da instituição. As compras e vendas de títulos de clientes dos Agentes Integrados podem ser feitas diretamente no site da instituição, as consultas poderão ser efetuadas tanto no site do Tesouro Direto quanto no do Agente de Custódia. Fica a critério do Agente de Custódia integrado a disponibilização da opção de compra pela área restrita do site do Tesouro Direto. Se você já é cliente de algum Agente de Custódia Integrado e está com os seus dados em dia com a instituição, então já pode investir imediatamente no Tesouro Direto.

TESOURO DIRETO Como Comprar e Vender Agentes Integrados É importante ressaltar que não há qualquer relação entre a integração dos sistemas e as taxas cobradas pelos Agentes de Custódia.

TESOURO DIRETO Compra / Passo-a-Passo: Acessar o sistema do Tesouro Direto e informar o CPF e a senha.

TESOURO DIRETO Compra / Passo-a-Passo: 2. O sistema irá mostrar os títulos disponíveis.

TESOURO DIRETO Compra / Passo-a-Passo: 3. Clicar em comprar e vender e informar o código do agente de custódia.

TESOURO DIRETO Compra / Passo-a-Passo: 4. Selecione o título, lembrando que a coluna preço informa o valor do título e o mínimo para compra é 20% deste valor ao limite de R$ 100,00.

TESOURO DIRETO Compra / Passo-a-Passo: 5. Apurar o montante da compra.

TESOURO DIRETO Compra / Passo-a-Passo: 6. Adicionar mais títulos ou finalizar.

TESOURO DIRETO Compra / Passo-a-Passo: 7. Em seguida será disponibilizado o nº do protocolo e a data limite de transferência para o agente de custódia. Se até a data limite não for repassado o valor da operação para o agente de custódia o investidor ficará suspenso por 30 dias e em caso de reincidência por 6 meses. Na segunda reincidência a suspensão será de 3 anos.

TESOURO DIRETO Venda / Passo-a-Passo: 1. Clique em comprar e vender/vender e informe o código do agente de custódia.

TESOURO DIRETO Venda / Passo-a-Passo: 2. Em seguida selecione o título que queira vender.

TESOURO DIRETO Venda / Passo-a-Passo: 3. Apure o montante da venda.

TESOURO DIRETO Venda / Passo-a-Passo: 4. Adicione ou confirme a venda.

TESOURO DIRETO Venda / Passo-a-Passo: Fluxo da Liquidação da venda: