A MÚSICA CELESTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aristóteles Galileu Newton
Advertisements

Física Gravitação.
Aliança da Ciência e da Religião
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Ciências . Aula 01 Astronomia.
LUA.
Unicamp EL 654 Didática Aplicada ao Ensino de Matemática
Provas no dia 16 de maio. Inscrições até 4 de abril.
Paulo Coelho.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade
DRIBLANDO A ADVERSIDADE
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Geocentrismo e Heliocentrismo
Como evoluiu o conhecimento do Universo ao longo do tempo
Prof. Roberto de A. Martins
Prof. carlos eduardo saes moreno
GRAVITAÇÃO IVAN SANTOS. Os primeiros a descreverem sistemas planetários explicando os movimentos de corpos celestes foram os gregos. O mais famoso sistema.
Prof. Roberto de A. Martins
À DESCOBERTA DO UNIVERSO
O Sol e a Lua.
Fonte Ariston Normal Italic Regular 60 pt sólida
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
Gravitação I Prof: Geraldo Junior.
1.1. Modelos do Universo: modelos geocêntrico e heliocêntrico.
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
Física Gravitação.
P SONATA AO LUAR - CAPA INICIAL COM LEGENDA - Fonte Ariston Normal Italic Regular 60 pt sólida. Depois Time New roman Italic e Verdana na identificação.
História Da Matemática.
Perguntas e respostas.
A mais antiga das ciências
RENASCIMENTO CULTURAL
1a série Técnico em Informática Gravitação 1a série Técnico em Informática.
O Profeta.
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
Rio Piracicaba Há momentos em que a dor é tanta que não sabemos onde mais nos apegar, e pensamos em desistir...
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
A Terra Forma e Movimentos.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
SÉRIE “ADMIRAR O MUNDO E CONHECER PIETRO UBALDI” ISRAEL MÚSICA: Beethoven - Aria. Way TEXTOS: Pietro Ubaldi.
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
José Roberto Moreto Juliane Sempionatto. Acaso vs Astrologia Duplo Cego 28 Astrólogos Acertos 34% Acaso 33,3% Previsibilidade NULA.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
LEIS DE KEPLER.
Física Gravitação.
A pequena menina se ajeita no colo do seu avô,....
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
O SONHO DE CLARA Clicar.
Importância para as civilizações antigas
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
Renascimento
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
LEIS DE KEPLER.
Astronomia da Antiguidade
ASTRONOMIA.
ROTEIRO O QUE É SER MÉDIUM IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES
SONATA:CLARO DE LUNA Com Som Quem de nós não teve um momento de extrema dor? Quem nunca sentiu, em algum momento da vida, vontade de desistir?
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
tangelini ANTONIO VIVALDI O PINTOR MUSICAL DE VENEZA ( )
Olavo H. Menin Física Prof: Olavo H. Menin. Olavo H. Menin Física Copérnico (séc XVI)  “Colocou” novamente o Sol no centro do Sistema Solar  A Terra.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
História da Música V CMU 244 Módulo I a Ópera Um campo de batalha ideológica e estética Prof. Diósnio Machado Neto.
Marcelo S. Petraglia. Educação musical no contexto escolar.
Transcrição da apresentação:

A MÚSICA CELESTE

Início de toda a história Como se classificaria este tipo de mediunidade psicográfica? Reunião familiar de estudos de “O Livro dos Espíritos”; Perguntas 249 a 251 Uma das filhas musicista – Impossível!; Na mesma noite – escreve “espontaneamente”

VINCENZO BELLINI – o compositor siciliano e um dos mais célebres operistas do século XIX, Vincenzo Salvatore Carmelo Francesco Belli (1801-1835), foi um prodígio na sua infância. Conta-se, inclusive, uma lenda que ele aos dezoito meses foi capaz de cantar uma ária de Valentino Fioravanti. Conta-se mais que aos 2 anos de idade começou a estudar teoria musical, aos 3 já estudava piano e aos 5 tocava fluentemente. Dá-se, ainda, que ele compõs sua primeira obra musical aos 6 anos de idade. Entre a suas obras encontram-se motets e missas que são musicas sacras, afora outras composições de câmara, sinfônica e óperas, esta última a que lhe deu fama, compondo inclusive o bel canto lírico - expressão vocal que exige uma grande agilidade e precisão. Em 1825 deu-se a estrei de sua primeira ópera: Adelson e Salvini. Sua obra mais difundida é Norma, o que evidencia a famosa ária "Casta Diva", quando se conjugam a gravidade clásica com um apasiguamento muito romântico no discurso. A música de Bellini é extremamente melodiosa e tocada de grande ternura, o que caracteriza ser ele um representante da escola romantica italiana, que se firmou no teatro lirico escrevendo 10 óperas, em que imprimiu uma veia melódica de pureza e de sensibilidade admiráveis. Entre as suas obras estão Bianca e Ferdinando (1826), Il Pirata (1827), Straniera (1828), Zaira (1830), La sonambula (1831) e I Puritani (1833).

MÚSICA DAS ESFERAS? EXISTE? DO QUE SE TRATA?

MÚSICA DAS ESFERAS? Não é por acaso que a música teve, desde o início da história, um papel tão fundamental nos rituais. Ritmos evocam transes em que o eu é anulado em nome de algo muito mais amplo. Quando um grupo de pessoas escuta o mesmo ritmo, as separações entre elas deixam de existir, e um sentimento de união se faz presente. A música foi o primeiro veículo de transcendência do homem. Daí sua presença tão fundamental nas várias religiões. E ela foi, também, a primeira porta para a ciência. Tudo começou em torno de 520 a.C., quando o filósofo grego Pitágoras, vivendo na época no sul da Itália, descobriu uma relação matemática entre som e harmonia. Ele mostrou que os sons que chamamos de harmônicos, prazerosos, obedecem a uma relação matemática simples. (Marcelo Gleiser)

MÚSICA DAS ESFERAS? Teoricamente, sim. No entanto, ainda não há comprovação científica de que seja possível ouvir o movimento dos astros, como propõe esse conceito abstrato. “A música das esferas existe para quem tem a capacidade de ouvi-la interiormente”, diz o músico e pesquisador Marcelo Petraglia. “É possível ouvir algo além do que o ouvido humano é capaz de captar.” A idéia dessa música acompanha a humanidade desde os tempos do grego Pitágoras (580-500 a.C.). Mas foi o astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) quem aprimorou esse conceito utilizando a matemática, desenvolvendo as leis que regem os movimentos dos astros. Kepler descobriu que os planetas fazem um traçado elíptico e não redondo, ao redor do Sol. Assim, calculou o ponto mais próximo da rota de cada um em relação ao Sol (periélio) e, depois, o ponto mais distante (afélio). Analisando o tempo que cada planeta leva para dar uma volta ao redor do Sol (a Terra, por exemplo, leva 365 dias), Kepler transpôs proporcionalmente as medidas dessas órbitas em freqüências, encontrando assim tons e intervalos musicais. Ou seja, teoricamente, Júpiter, Vênus, Saturno e outros planetas produzem suas próprias melodias. Apesar de ser um conceito abstrato, a matemática torna a música das esferas um fato.

MÚSICA DAS ESFERAS? A Radioastronomia é o estudo do universoatravés da captação e análises de ondas de radiofrequencia

FREQUÊNCIA LEMBRA... AÇÃO DA VONTADE Rádio.. que lembra... Sintonia... Pensamento... Que lembra...

“O livro dos espíritos” Sono sonambúlico Leia a pergunta 425 de “O livro dos espíritos” Por que os espíritos optaram pelo sono sonambúlico e não pelo sonho? São Luiz de França