HIPERTEXTO-HIPERMÍDIA- TRANSMÍDIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Faculdades Integradas Santa Cruz
Maria da Conceição Reis Teixeira
Noção, Natureza E Regime Jurídico
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
Interfaces gráficas e Interfaces Web
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Respostas das atividades da aula 4.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 15
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Princípios e Conceitos de Software(v2)
Engenharia de Software
Internet Principais conceitos.
7 - Criação de Páginas Web
A grande rede mundial de computadores
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Introdução à Multimídia
Programação Web Introdução
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Software de Rede Willamys Araújo.
Professora: Rosana Santos
Aplicação de mapas conceituais na educação
O Uso Pedagógico do Blog
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Webquest.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
__________________________________________
MULTIMÍDIA Mailson Kreidlow.
POWER POWER POINT POINT.
Módulo 4- Design Multimédia
Elementos das Narrativas Digitais & Não-linearidade
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Planear um Website Principais etapas.
Introdução a Banco de Dados Aula 04
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Apresentando o MC OS Darwin: Darwin é o nome do núcleo do Mac OS X. Segundo os especialistas da Apple, o Darwin é uma grande evolução, graças aos esforços.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Metodologia Científica
A Revolução da Internet.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Edição multimédia aula 09
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Comunicação e Redação Empresarial
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Evolução dos Games Usabilidade, Interface e Jogabilidade.
Links são pontos do hipertexto a serem clicados para que o leitor tenha acesso a outros blocos de informação. As informações de cada bloco devem.
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Fundamentos de Sistemas Multimídia
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Sincronização Lip Sync Sincronização cursor-voz Entre outras mídias.
Componentes do Jornalismo Online
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

HIPERTEXTO-HIPERMÍDIA- TRANSMÍDIA

HIPERTEXTO Os sistemas hipertexto estão situados como um subconjunto da área de multimídia interativa. Esse tipo de sistema permite que textos, ou pedaços dos mesmos sejam armazenados no computador e ligados entre si de diversas maneiras, de modo a formar uma estrutura não linear, ou rede, aqui denominada hiperdocumento.

É um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto.

Toda a interação com o sistema pode ser feita de maneira mais fácil e intuitiva com uso restrito do teclado, mediante dispositivos analógicos de posicionamento, como o mouse, e a subdivisão lógica das telas em seções, ou "janelas", que permitem a observação simultânea de mais de um item ou documento. Além do texto: possibilidade de armazenar gráficos e desenhos, imagens, vídeos, exibindo- os em telas de média ou alta resolução, de modo a facilitar a visualização de um conceito pelo usuário.

Hipertexto é uma novidade? Você consegue pensar em algo que exige um procedimento hipertextual? Citações, notas de rodapé, notas de margem, referências bibliográficas, quadros e ilustrações têm sido usados em obras literárias, científicas e técnicas produzidas no decorrer dos tempos.

Hipertexto: uma revolução Portanto, os sistemas hipertexto apresentam uma verdadeira revolução nos conceitos de armazenamento e recuperação de informações. Essa revolução começa nas características de entrada dá informação e criação das estruturas de armazenamento, chegando às grandes mudanças na recuperação das informações, afetando, por conseguinte, o comportamento do operador do sistema que, pretende-se, seja o próprio usuário.

Componentes básicos do hipertexto Nós são as unidades de informação em um hiperdocumento que podem conter um ou mais tipos de dados: texto, figuras, fotos, sons, seqüências animadas, código de programas e outros. São conectados por ligações em uma variedade de estruturas possíveis. Cada nó corresponde a uma ou mais exibições de tela.

Componentes básicos do hipertexto Ligações O conceito básico mais importante no hipertexto é a ligação (link), também denominada elo, âncora ou botão de acordo com o sistema hipertexto. Ligações são marcas (labels) que conectam um nó com outro. Quando uma ligação é ativada, mediante seleção com mouse ou teclas de movimento, um salto é feito para o ponto associado pela ligação, que pode ser uma palavra, frase ou nó inteiro do mesmo documento ou de outro.

LIGAÇÕES Ligações são geralmente representadas por pontos sensíveis na tela que indicam a origem ou o destino das ligações. Podem ser palavras ou frases em destaque (negrito, itálico ou cores), mas também podem ser gráficos ou ícones. As ligações podem produzir diferentes resultados: - transferir para um novo tópico; - mostrar uma referência (ou ir para uma referência ao nó); - fornecer informação adicional: como nota de rodapé, definição ou anotação; exibir uma ilustração, esquema, foto, definição ou seqüência de vídeo; exibir um índice; - executar outro programa de computador, como, por exemplo, programa de entrada de dados ou rotinas de animação.

Então, o hipertexto pode ser definido como: Uma rede de nós e ligações entre documentos, onde documentos são os nós e as ligações são referências cruzadas. As redes podem ter a forma de hierarquias, embora geralmente as associações entre os nós sejam mais complexas. Os nós ligados não se restringem a textos, mas podem ser gráficos, fotos, sons, narração ou seqüências animadas (vídeo). Quando os documentos são de natureza (tipo) multimeios, o termo hipermídia é freqüentemente usado.

Questões importantes Autoria Não linearidade Interatividade Interação Compartilhamento de informações

E por falar em hipermídia... O que é hipermídia? Como ponto de partida, cabe estabelecer o entendimento de que a hipermídia, ou ambiente hipermidiático, é o resultado da combinação da multimídia com o hipertexto. Por isso não há hipermídia sem uma consistente participação da multimídia, assim como não é correto pensar que ela pode ser o resultado da agregação simples de imagens ao hipertexto.

Hipermídia Ted Nelson criou esse conceito em 1960, mas não faz muito tempo que isso tem reagido junto à grandes transformações em nossas vidas. Hoje, de forma simultânea, podemos lidar com textos, imagens, vídeos e sons em um único meio. O Smartphone é uma perfeita tradução do quê é a Hipermídia, pois através dele podemos fotografar, filmar, ouvir uma rádio, assistir TV, reproduzir conteúdos MP3, acessar a internet, jogar.

Hipermídia

Multimídia Linguagens múltiplas condensadas em uma única mídia. Texto Imagem Som filme

Cuidados Com a consolidação dos ambientes hipermidiáticos, passaram a incorporar a equipe de trabalho profissionais com diferentes conhecimentos e habilidades, como por exemplo, designers, especialistas em tratamento de imagens estáticas, especialistas em animação, especialistas em produção de vídeo e áudio, especialistas no público alvo, programador, engenheiros do conhecimento e muitos outros.

Transmídia A transmídia surgiu como uma das respostas à convergência das mídias, propondo novas soluções narrativas e promovendo o consumo de produtos diversos para aqueles interessados em acompanhar os desdobramentos de um universo ficcional, dependendo da participação ativa e de conhecimentos específicos. Os processos transmídia refletem mais fielmente a forma que nossa mente funciona, não de uma maneira linear e cartesiana mas sim de diversas conexões, como uma teia, estaria mais para um emaranhado de informações que saltam aos olhos conforme palavras chaves são ditas, uma teia composta por múltiplos nodos significantes.

Narrativa transmídia A narrativa transmidiática é a arte da criação de um universo. Para viver uma experiência plena num universo ficcional, os consumidores devem assumir papel de caçadores e coletores, perseguindo pedaços da história pelos diferentes canais (JENKINS, 2008, p.47)

Narrativa Transmídia

Narrativa Transmídia Jenkins define estas narrativas, também chamadas de transmidiáticas, como histórias que se desenrolam através de múltiplas linguagens e plataformas de mídias, cada uma delas contribuindo de modo distinto para a compreensão do universo ficcional que constituem. Ou seja, não são meras transposições de um mesmo conteúdo de um suporte para outro, mas se apresentam distintas e complementares, podendo ser consumidas individualmente. Quanto mais unidades desse universo ficcional forem consumidas, no entanto, maior será a compreensão do todo

Narrativa transmídia no jornalismo O texto da notícia, portanto, apesar de possuir narratividade e algumas das suas características não pode ser considerado um texto estritamente narrativo, especialmente por não se utilizar da progressão temporal no relato dos fatos e por raramente apresentar enredos integrais. Está claro, pois, que mesmo em casos nos quais uma notícia reverbera de uma mídia para outra – seja através de complementos textuais propriamente ditos ou do convite ao público para o debate.

Narrativa transmídia na publicidade e propaganda Consumidores mais jovens tornaram-se caçadores e coletores de informações, tendo prazer em perseguir a fundo os personagens e os pontos da trama, fazendo conexões entre os diferentes textos dentro da mesma franquia. E, além disso, todas as evidências sugerem que os computadores não anulam outros meios de comunicação, em vez disso, os proprietários de computador consomem, em média, significativamente mais televisão, filmes, CDs e outros tipos de mídia que a população geral.

Narrativa transmídia na publicidade e propaganda Surge uma necessidade de ampliar o leque de gêneros de publicidade e propaganda que estimulem o consumo. Fazendo com que o consumidor transforme-se em fã e produtor de conteúdo.

DESAFIO TURMA DE PUBLICIDADE Propor uma ação de narrativa transmídia ( mínimo de três plataformas), que envolva o público-alvo da campanha, estimulando-o a divulgar o conteúdo da mensagem. TURMA DE JORNALISMO Noticiar a campanha utilizando a hipermídia com foco na participação popular.

REFERÊNCIAS http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1138/1576 http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n3/v28n3a4.pdf/font/a http://wright.ava.ufsc.br/~alice/conahpa/anais/2008/conahpa2008.zip%20Folder/artigos/Design_de_hipermidia_proposta_metodologica.pdf http://medialab.ufg.br/art/anais/textos/WagnerFranca_EdgarFranco.pdf http://www.repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/1/6227/1/Ebook%20Cr%C3%ADtica%20descentrada%20para%20o%20senso%20comum.pdf#page=179 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/10037/7078