Profa. Lédice Oliveira Psicopatologia Geral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRANSTORNOS MENTAIS ORGÂNICOS. TRANSTORNOS MENTAIS ORGÂNICOS.
Advertisements

COMPLICAÇÕES MENTAIS DE DROGAS MÉDICAS.

NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS
ESTADOS DE CONSCIÊNCIA – PARTE I
EXAME DO ESTADO MENTAL - FUNÇÕES DO EGO
Depressão Daiane e Thaíse.
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Princípios gerais Nenhum critério é por si só indicador de conduta anormal. Nenhum critério é por si só suficiente para definir uma conduta como anormal.
Consciência.
SEMIOLOGIA Ciência dos signos.
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
Classificação dos Transtornos Mentais
AGITAÇÃO PSICOMOTORA Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Psicopatologia Forense Transtorno Psicóticos
O que é Aprendizagem?.
Abordagem da Agitação psicomotora
EXAME DO ESTADO MENTAL: Enfª Fernanda Arroxellas Faitão
Transtorno ou doença mental
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
PERSONALIDADE.
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
Doença Mental Definição Médica
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS
Alexandre de Araújo Pereira
A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
Concurso SES-DF: Psicólogo
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno bipolar do humor (TAB)
Saúde direito universal
UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO Profª Dra. GILCINÉIA SANTOS
EXAME DAS FUNÇÕES MENTAIS (A)
Principais Mecanismos de Defesa
Profa. Lédice Oliveira Psicopatologia Geral
Profa. Lédice Oliveira Psicopatologia Geral
TRANSTORNOS MENTAIS ORGÂNICOS
SISTEMA LÍMBICO Thaissa Nahmias UNAMA / 2009.
ALTERAÇÕES DA CONSCIÊNCIA
MEMÓRIA.
Exame das funções mentais
AVALIACÃO NEUROLÓGICA HC UFG PROF. JEAN NAVES
PSICOPATOLOGIA BÁSICA
Alterações da sensopercepção
Componentes dos Transtornos Mentais
ALTERAÇÕES DA SENSOPERCEPÇÃO
Psicopatologia.
ALTERAÇÕES DA CONSCIÊNCIA
Psicologia Revisão para prova 2º Bimestre. Questão 1 Transtornos mentais, também chamados de transtornos psiquiátricos ou psicológicos, produzem alterações.
TRANSTORNO DISSOCIATIVO
SÍNDROMES de ansiedade
Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
SÍNDROMES MENTAIS ORGÂNICAS
Psicopatologia da Consciência
Psicopatologia da atenção
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
PSICOPATOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS I
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Esquizofrenia.
Transcrição da apresentação:

Profa. Lédice Oliveira Psicopatologia Geral FUNÇÕES PSÍQUICAS I Profa. Lédice Oliveira Psicopatologia Geral

BIBLIOGRAFIA DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. cap. 9, 10 e 11.

FUNÇÕES PSIQUICAS Consciência Atenção Orientação Senso-percepção Afetividade Vontade

FUNÇÕES PSIQUICAS Psicomo-tricidade Pensamen-to Júizo de realidade Linguagem Valoração do eu Personali-dade Inteligên-cia

FUNÇÕES PSÍQUICAS Não existem de forma isolada! É sempre a pessoa em sua totalidade que adoece! A significação dos fenômenos é + importante que a descrição de sintomas! Cada aspecto da realidade psic. só existe vinculada à história do indivíduo!

FUNÇÕES PSIQUICAS Consciência Atenção Orientação Senso-percepção Afetividade Vontade

o inconsciente Estrutura mental mais importante do psiquismo humano; Regido pelo princípio do prazer; Atemporal; Isento de contradição; Processo primário; Possui caráter dinâmico (visa expulsar os desejos para a consciência).

ALTERAÇÕES NORMAIS DA CONSCIÊNCIA Sono normal: um estado comportamental e uma fase fisiológica normal e necessária. Sono NREM(rapid eye movements): Estágio 1: + leve e superficial; Estágio 2: um pouco menos superficial; Estágio 3: sono + profundo; Estágio 4: sono muito profundo, é + difícil acordar. Sono REM: semelhante ao estágio 1 NREM. É quando ocorre a maior parte dos sonhos. Há relaxamento muscular profundo e movimentos oculares rápidos

O SONHO Vivência predominantemente visuais; Fenômeno rico e revelador de desejos e temores, os quais são revelados de forma disfarçada e indireta; O conteúdo do sonho tem um sentido! O sonho, assim como o sintoma, é uma formação de compromisso entre o consciente e o inconsciente. Moreau de Tours (1804-1884): “a loucura é o sonho do homem acordado.”

ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS DA CONSCIÊNCIA Obnubilação ou turvação da consciência: rebaixamento da consc. em grau leve e moderado; pac. pode estar claramente sonolento ou parecer desperto; há lentidão da compreensão e dificuldade de concentração; demonstra perplexidade. Sopor: Marcante turvação da consc.; pac. é despertado apenas c/ estímulo enérgico e doloroso; é incapaz de qualquer reação espontânea. Coma: Grau mais profundo de rebaixamento da consc., pois há ausência de qq indício de consc. Grau I: semicoma; Grau II: coma superficial; Grau III: coma profundo; Grau IV: coma dépassé.

Síndromes psicopatológicas ( consc.) Delirium (distúrbios cerebrais agudos e transtornos psicorgânicos): rebaixamento leve a moderado da consc.; desorientação termporoespacial; dificuldade de concentração; perplexidade; ansiedade em graus variados; agitação ou lentificação psicomotora; discurso ilógico ou confuso e/ou alucinações, quase sempre visuais; oscila ao longo do dia .

Síndromes psicopatológicas ( consc.) Estado onírico (psicoses tóxicas, abstinência, quadros febris tóxico- infecciosos) estado semelhante ao sonho muito vívido; atividade alucinatória visual intensa com caráter cênico e fantástico; há intensa carga emocional, com angústia, terror ou pavor; há amnésia consecutiva; excitação psicomotora; incoerência do pensamento; perplexidade.

ALTERAÇÕES QUALITATIVAS DA CONSCIÊNCIA Estados crepusculares (causas orgânicas): estreitamento transitório da consc. (certa obnubilação); surge e desaparece de forma abrupta e tem duração variável; atos explosivos violentos, descontrole emocional; pode haver amnésia lacunar; Frequente nos casos de epilepsia, intoxicação por drogas, traumatismo craniano, quadros dissociativos histéricos agudos e choques emocionais; Estado segundo (causas psicogenéticas e choques emocionais): atos incongruentes, extravagantes e inconvenientes; quase nunca são graves ou perigosos;

ALTERAÇÕES QUALITATIVAS DA CONSCIÊNCIA Dissociação da consciência (quadros ansiosos e histéricos): estado semelhante ao sonho (estado onírico), geralmente desencadeado por acontecimentos psicologicamente significativos, gerando gde ansiedade; o indivíduo “desliga” da realidade p/ parar de sofrer; Transe: assemelha-se ao sonhar acordado, porém c/ atividade motora automática (involuntária) e repetitiva; ocorre em contextos religiosos e culturais.

ALTERAÇÕES QUALITATIVAS DA CONSCIÊNCIA Estado hipnótico: consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, induzido por outra pessoa; podem ser induzidos fenômenos como anestesia, paralisias, rigidez muscular. Experiência de quase-morte: são experiências muito rápidas em que pacientes muito graves referem ter vivenciado experiência de quase-morte, com sensação de paz, de estar fora do corpo, luz intensa, contato com entidade mística.

DICAS!!! Qq. alteração no nível de consciência reflete no funcionamento global do psiquismo, por isso deve ser avaliado em primeiro lugar; Sempre observar a atitude do paciente (desperto, sonolento); Observar se o paciente está perplexo, c/ dificuldade de integrar os estímulos do ambiente; A orientação, sobretudo, a temporoespacial é o melhor meio de se avaliar o nível de consciência.

FUNÇÕES PSIQUICAS Consciência Atenção Orientação Senso-percepção Afetividade Vontade

ANORMALIDADES DA ATENÇÃO Hipoprosexia: concentração, percepção dos estímulos ambientais e de compreensão, capacidade de pensar e integrar informações. Aproxia: total abolição da capacidade de atenção, por + fortes e variados que sejam os estímulos. Hiperprosexia: atenção, mantendo-se concentrado sem fatigar-se. Distração: superconcentração ativa da atenção sobre determinados conteúdos ou objetos, com a inibição de tudo o mais Distraibilidade: é um estado patológico, c/ dificuldade ou incapacidade p/ fixar-se em qq. coisa que implique em esforço produtivo.

TRANSTORNOS MENTAIS Transtornos do humor / quadros depressivos: geral da atenção, hipoprosexia; Quadros maníacos: atenção salta de um estímulo p/ outro; TOC: há vigilância excessiva e desregulada; Esquizofrenia: dificuldade de anular adequadamente estímulos sensoriais irrelevantes enquanto realizam tarefas, lentificação no tempo de reação em consequência da distraibilidade; TDAH: prejuízo relacionado à filtragem de estímulos irrelevantes à tarefa, com relutância em controlar seus comportamentos e impulsos.

DICAS!! Perguntar ao paciente e à pessoa que o acompanha: Tem dificuldade p/ se concentrar ? Distrai-se c/ facilidade ? Não escuta qdo falam ? Tem problemas p/ finalizar tarefas ? Perde coisas necessárias p/ a realização das tarefas ? A avaliação simples e prática é pedir ao pac. que olhe os objetos que estão na sala e que logo em seguida cite o que viu.