Políticas Públicas em Educação do Campo SEDUC/RS

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Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas em Educação do Campo SEDUC/RS

Educar no campo e para o campo

NO CAMPO: as pessoas têm direito a ser educadas no lugar onde vivem; DO CAMPO: O povo tem direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com sua participação, vinculada a sua cultura e suas necessidades humanas e sociais.

Escola do Campo Quando falamos em escola do campo qual é a imagem de escola que nos vem na mente?

Para convencer as pessoas a deixar o meio rural, as cidades eram mostradas como lugares bonitos e modernos.

SEDUC/RS EDUCAÇÃO DIFERENCIADA Formar/fortalecer a identidade “Campo” Traçar laços de cidadania; Formar Sujeitos ativos/Lideranças; Confrontar as dificuldades dos Sujeitos; A formação deve ser planejada com objetivos a realizar atividades de valorização do meio rural.

O campo precisa da escola como protagonista de desenvolvimento,de um novo modelo de escola. Escola inserida em sua comunidade, Atores Sociais Locais : - Organização de mulheres; - Associação Comunitária; - Outras partes dos organismos;(entidades parceiras)

Propostas da SEDUC/RS Fim do fechamento arbitrário de escolas no campo; Construção de escolas no e do campo conforme demandas; Reestruturação curricular e Proposta pedagógica peculiar ao campo; Garantia de educação básica do campo no campo,

Construção de alternativas pedagógicas que viabilizem com qualidade a existência de escolas do Ensino Fundamental no campo; Ensino Médio Politécnico e/ou Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; Formação Continuada aos educadores;

Formação Continuada aos educadores 2013: Reestruturação curricular: PESQUISA SOCIOANTROPOLÓGICA; Reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos; Reformulação dos Regimentos Escolares;

A escola não constrói o projeto de desenvolvimento rural sustentável, no entanto não há como implementar um projeto de desenvolvimento do meio rural sem um projeto de educação.

PROJETO DIA DE CAMPO OBJETIVOS Oportunizar formação continuada aos professores das Escolas do Campo; - Proporcionar espaços diferenciados de aprendizagens significativas para a vida no Campo;

- Socializar os Projetos desenvolvidos nas Escolas do Campo; - Favorecer a integração entre as Escolas, os alunos e a comunidade escolar;

PROJETOS - Projeto Caravana da Leitura - Cooperativa Escolar - Horta Escolar - Artesanato - Projetos Pedagógicos

PROGRAMAÇÃO - 9h – Abertura - 10h Teatro - 10h30min - Oficinas - 12 h Almoço - 13h Apresentações de atividades artísticas dos alunos das Escolas do Campo e visita às Estandes das Escolas 16h30min – Encerramento  

ENTIDADES PARCEIRAS - Economia Popular – Moeda de Troca - AAVT – Produção de alimentos orgânicos - ASDISC – Coleta e conservação de sementes crioulas - SENAR – artesanato com palha de milho - EMATER – Horta Escolar e Conservação do solo - CLUBE DE MÃES – Artesanato - SINDICATO RURAL – Recursos para a Agricultura Familiar