Artur Lira Diego João Marlus Souza Thiago Rocha Diego Lemos Felipe Soares Lucas Figueiredo Tiago Silva
Usar a capacidade computacional para reproduzir artificialmente comportamentos reais (ou imaginários). Química Física Gráfica ... Inteligência/Comportamento
Aparelho ou software capaz de reproduzir e simular o comportamento de algum sistema. Reproduzem fenômenos e sensações que não estão ocorrendo na realidade.
Simuladores são utilizados numa vasta gama de áreas, mas quase sempre com um propósito comum. Aprendizado, treinamento e experimentação Exceção (nem tanto): Jogos Nessa apresentação, vamos focar em simuladores de IA
Gap no conceito... Toda IA é por definição uma simulação Simulação da simulação? Pode-se entender simulador de IA como uma ferramenta que auxilia na ilustração de determinado comportamento ou inteligência Geralmente esse auxílio se estende para a construção da própria IA. Engine == Simulador?
Foco Flight Simulator, The Sims, Sim City, Football Manager, etc. Real Time Strategy (Glest, Boson, Stratagus, ORTS e JaRTS) Engines /Middlewares (CryEngine, Blender AI, Kynapse)
Jogo RTS 3D Free Prós Modificado através de arquivos XML, e também existe um conjunto de ferramentas no site do projeto Contras A falta de foco no estudo de IA prejudica e torna mais complexa sua aplicação
Jogo OpenGL RTS, desenhado para Unix Prós Combates grandes, obstáculos naturais, terrenos e outras variáveis q influenciam a IA, além de um avançado núcleo gráfico Contras Novamente, o fato de não ser focado para o estudo de IA complica a definição e criação do simulador
Engine de jogos RTS Prós Suporte ao desenvolvimento de jogos multiplayer, configurável e pode criar jogos customizáveis Contras Não focado em IA, esforços extras para definição do simulador
Ambiente de programação Prós Focado em IA, software grátis (GPL), estrutura servidor-cliente, bem flexível, IA local Contras Complexo, documentação precária e instabilidade
Simulador de jogos RTS, focado para o desenvolvimento dos agentes Projeto de TG – Centro de Informática Preocupação máxima com o comportamento dos agentes Engine realiza a simulação do mundo Permite maior foco na IA
Comportamentos de personagens e veículos Scripts em LUA Dynamic Pathfind
Game Engine Suporte na área de IA
A2M, Activision, Atari, Bethesda Softworks, Blitz, Digital Illusion CE, Electronic Arts, Lionhead Studios, Real Time World, Spark Unlimited, SEGA, Sony Online, THQ, Turbine