Artur Lira Diego João Marlus Souza Thiago Rocha Diego Lemos Felipe Soares Lucas Figueiredo Tiago Silva.

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Transcrição da apresentação:

Artur Lira Diego João Marlus Souza Thiago Rocha Diego Lemos Felipe Soares Lucas Figueiredo Tiago Silva

 Usar a capacidade computacional para reproduzir artificialmente comportamentos reais (ou imaginários).  Química  Física  Gráfica ...  Inteligência/Comportamento

 Aparelho ou software capaz de reproduzir e simular o comportamento de algum sistema.  Reproduzem fenômenos e sensações que não estão ocorrendo na realidade.

 Simuladores são utilizados numa vasta gama de áreas, mas quase sempre com um propósito comum.  Aprendizado, treinamento e experimentação  Exceção (nem tanto): Jogos  Nessa apresentação, vamos focar em simuladores de IA

 Gap no conceito...  Toda IA é por definição uma simulação  Simulação da simulação?  Pode-se entender simulador de IA como uma ferramenta que auxilia na ilustração de determinado comportamento ou inteligência  Geralmente esse auxílio se estende para a construção da própria IA.  Engine == Simulador?

 Foco  Flight Simulator, The Sims, Sim City, Football Manager, etc.  Real Time Strategy (Glest, Boson, Stratagus, ORTS e JaRTS)  Engines /Middlewares (CryEngine, Blender AI, Kynapse)

 Jogo RTS 3D Free  Prós  Modificado através de arquivos XML, e também existe um conjunto de ferramentas no site do projeto  Contras  A falta de foco no estudo de IA prejudica e torna mais complexa sua aplicação

 Jogo OpenGL RTS, desenhado para Unix  Prós  Combates grandes, obstáculos naturais, terrenos e outras variáveis q influenciam a IA, além de um avançado núcleo gráfico  Contras  Novamente, o fato de não ser focado para o estudo de IA complica a definição e criação do simulador

 Engine de jogos RTS  Prós  Suporte ao desenvolvimento de jogos multiplayer, configurável e pode criar jogos customizáveis  Contras  Não focado em IA, esforços extras para definição do simulador

 Ambiente de programação  Prós  Focado em IA, software grátis (GPL), estrutura servidor-cliente, bem flexível, IA local  Contras  Complexo, documentação precária e instabilidade

 Simulador de jogos RTS, focado para o desenvolvimento dos agentes  Projeto de TG – Centro de Informática  Preocupação máxima com o comportamento dos agentes  Engine realiza a simulação do mundo  Permite maior foco na IA

 Comportamentos de personagens e veículos  Scripts em LUA  Dynamic Pathfind

 Game Engine  Suporte na área de IA

 A2M,  Activision,  Atari,  Bethesda Softworks,  Blitz,  Digital Illusion CE,  Electronic Arts,  Lionhead Studios,  Real Time World,  Spark Unlimited,  SEGA,  Sony Online,  THQ,  Turbine 