NF-e Nota Fiscal Eletrônica 20/05/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nota Fiscal Eletrônica
Advertisements

PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO
Nota Fiscal Eletrônica - NF-e
Nota Fiscal Eletrônica NF-e
A FORMA SEGURA DE NAVEGAR NA REDE
Nota Fiscal Eletrônica
NF-e - DANFE ANDERSON Y. SHIMIZU CLAUDIOMIRO C. LOPES JULIANA KLOCK
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
Nota Fiscal Eletrônica – NFe
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará
Aplicativo Emissor de NF-e 03/10/2007 ENCAT - AM Newton Oller de Mello
ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA UMA ABORDAGEM PRÁTICA
“O início da reforma tributária” Ministro Guido Mantega
Projeto Nota Fiscal Eletrônica.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica
Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
PROJETO.
- Nf-e - PAF – ECF - Automação Legal
Nota Fiscal Paulista, NFe e NFe Serviço
Sistema Público de Escrituração Digital
EVOLUÇÃO Emenda constitucional 42/2003 – alteração art. 37 da CF
NFS-e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
Apresentação para Distribuidores de Combustíveis
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e
CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) Emissões em Contingência
SPED -Sistema Público de Escrituração Digital Instituído pelo Decreto de 22/01/2007 Faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
O que é o Nota Fiscal Paulista?
Normas relativas ao ICMS Nas operações de Logística e Armazém Geral
Coordenação de Implantação:
O SPED O Sistema Público de Escrituração Digital tem por objetivo promover a integração entre os órgãos reguladores e de fiscalização da União, FISCOS.
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
Guarda de arquivos XML GED KAISEN Implementações da ferramenta
NOVO DOCUMENTO FISCAL ELETRÔNICO
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica – NF-e
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
Faculdade de Ciências Contábeis
ENAT Workshop Nota Fiscal Eletrônica
Atividades realizadas para implantação da CNAE-Fiscal
Sistema Público de Escrituração Digital
1998 – 2002 – SINTEGRA ver estatísticas
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
Está convencido, que ninguém se interessa por você?
Sua Ideia é nossa maior estratégia. Em 2003 iniciamos os trabalhos com foco em prestar serviços de valor agregado em TI, provendo soluções e softwares.
NOTA FISCAL ELETRÔNICA Equipe: Fabiane Poplade Rafaella Santana Rodrigo Nascimento Pereira Vanessa de Lara Barbosa.
MÓDULO DE OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS.
NF-e Nota Fiscal Eletrônica 05/03/2010.
NF-e Nota Fiscal Eletrônica 23/02/2010.
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
icms armazém geral icms armazém geral
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
Max Fatura Informática Emissão de Cupom Fiscal Eletrônico SAT
11/12/2015 Nota Fiscal Eletrônica Vera Lúcia Girão Mendonça.
Instalação e Configuração do Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Moura 2.0.
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
Secretaria da Fazenda Projeto NF-e. Secretaria da Fazenda ENCAT (NF-e) Modelo Atual Projeto NF-e.
Consultoria Tributária , Jan/2016
Objetivo O Radar XML possibilita de forma simples e ágil a gestão e identificação de Notas Fiscais emitidas para sua empresa. Permite antecipar os cadastros.
NFC-e Cuidados na escolha de hardware e software.
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
SAT | Mateus Neves e Warley Noleto REALIZAÇÃO. SAT | Mateus Neves e Warley Noleto SAT - CF-E SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS.
Sistema Público de Escrituração Digital Panamá, 14 y 15 de febrero de 2011 Taller sobre “Facturación”
Implantação da Nota Fiscal Eletrônica – Supermercados Manentti
Transcrição da apresentação:

NF-e Nota Fiscal Eletrônica 20/05/2011

Dúvidas sobre preenchimento da NF-e e legislação Projeto NF-e NF-e Informações Dúvidas sobre preenchimento da NF-e e legislação Ligue para o Plantão Fiscal: (67) 3318 3551 e 3552 Demais dúvidas: (67) 3318 3603 ou registre um Fale Conosco! www.nfe.ms.gov.br

http://www.nfe.ms.gov.br http://www.nfe.fazenda.gov.br Projeto NF-e Onde obter informações? Consultar validade da NF-e? Site estadual da NF-e http://www.nfe.ms.gov.br Site Ambiente Nacional http://www.nfe.fazenda.gov.br

Projeto NF-e WWW.NFE.MS.GOV.BR (SITE ESTADUAL)

Projeto NF-e Consulta Validade do DANFE

Projeto NF-e Consulta Validade do DANFE

Projeto NF-e WWW.NFE.FAZENDA.GOV.BR (SITE AMBIENTE NACIONAL)

Substitui a Nota Fiscal Modelo 1. Projeto NF-e Conceito de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) É um documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços ocorrida entre as partes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e recepção, pelo fisco, antes da ocorrência do Fato Gerador. Substitui a Nota Fiscal Modelo 1.

1) Consulta Cadastro na SEFAZ Projeto NF-e Como verificar a atividade econômica cadastrada 1) Consulta Cadastro na SEFAZ http://www1.sefaz.ms.gov.br/Cadastro/sintegra/cadastromsCCI.asp 2) Consulta Cadastro na Receita Federal do Brasil http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Como se dá a obrigatoriedade de emissão de NF-e? Projeto NF-e Obrigatoriedade de emissão de NF-e Como se dá a obrigatoriedade de emissão de NF-e? 1) As empresas são obrigadas segundo o segmento de atividade econômica (atividade principal ou secundárias). (Fabricantes, Atacadistas, Distribuidores) 2) Ou mediante o tipo de operação: I – operações interestaduais; II – destinada a órgãos públicos da adm. direta ou indireta; III – de comércio exterior (importação/exportação).

-> Protocolo ICMS 10/2007 (utiliza Atividade, não CNAE) Projeto NF-e Obrigatoriedade (legislação) Principais normas: -> Protocolo ICMS 10/2007 (utiliza Atividade, não CNAE) http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/Protocolos/ICMS/2007/pt010_07.htm -> Protocolo ICMS 42/2009 (utiliza CNAE) http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/Protocolos/ICMS/2009/pt042_09.htm

I – fabricantes de cigarros; Projeto NF-e Obrigatoriedade – Protocolo ICMS 10/2007 Acordam os Estados e o Distrito Federal em estabelecer a obrigatoriedade (...) para os contribuintes: I – fabricantes de cigarros; II – distribuidores ou atacadistas de cigarros; III – produtores, formuladores e importadores de combustíveis líquidos, assim definidos e autorizados por órgão federal competente; IV – distribuidores de combustíveis líquidos, assim definidos e autorizados por órgão federal competente; V – transportadores e revendedores retalhistas - TRR, assim definidos e autorizados por órgão federal competente; VI – fabricantes de automóveis, camionetes, utilitários, caminhões, ônibus e motocicletas; (...)

Projeto NF-e Obrigatoriedade – Protocolo ICMS 42/2009

SUBANEXO XII ao ANEXO XV do Regulamento Projeto NF-e Obrigatoriedade de emissão É vedada a emissão de nota fiscal modelo 1 ou 1-A por contribuinte credenciado à emissão de NF-e, exceto quando a legislação estadual assim o permitir. SUBANEXO XII ao ANEXO XV do Regulamento § 4º do art. 3º É inidônea a nota fiscal modelo 1 ou 1-A emitida para a operação ou prestação em que é obrigatória a utilização de NF-e.

Micro Empreendedor Individual (MEI); Projeto NF-e Excessões à obrigatoriedade Micro Empreendedor Individual (MEI); Produtor rural pessoa física (CPF). Venda em veículo sem destinatário certo;

A nota fiscal de remessa a vender tem que ser NF-e (“nota mãe”); Projeto NF-e Venda à pronta entrega A nota fiscal de remessa a vender tem que ser NF-e (“nota mãe”); A nota fiscal emitida pela entrega da mercadoria pode ser modelo 1 (“nota filha”); A nota fiscal de retorno de mercadoria não entregue tem que ser NF-e.

Projeto NF-e Pedido de dispensa de obrigatoriedade de NF-e RESOLUÇÃO SEFAZ 2.117/2008 Art. 6°-A. Fica dispensado da obrigatoriedade de emissão de NF-e o contribuinte que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), desde que: I - não efetue operações de saída interestadual; II - esteja em dia com a entrega da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA); III - solicite formalmente a dispensa junto à Coordenadoria do Núcleo Especial de Modernização da Administração Estadual (CONEMAE), mediante preenchimento do formulário "Solicitação de Dispensa" disponível no site www.nfe.ms.gov.br § 6º A dispensa de que trata este artigo não se aplica a operações de comércio exterior.

Projeto NF-e Vendas para órgãos públicos Pode-se emitir cupom fiscal ou nota fiscal de venda a consumidor final para órgão público? 1. Onde as normas específicas do processo de aquisição pública (seja ou não através de processo licitatório) aceitavam que o fornecimento fosse atestado por qualquer documento que não a Nota Fiscal Modelo 1 ou 1-A (Cupom Fiscal, Nota Fiscal Modelo 2, Nota Fiscal Modelo 4, ...), estes documentos poderão continuar a serem usados normalmente; 2. Onde aquele processo de aquisição exigia que o fornecimento fosse atestado por Nota Fiscal Modelo 1 ou 1-A, em MS desde 01/04/2011 deve ser utilizada a Nota Fiscal Eletrônica. Se o órgão público necessita de documento englobando diversas operações por qualquer razão interna, este documento tem que ser NF-e.

Fazer o credenciamento na SEFAZ. Projeto NF-e Por onde começa uma empresa que deseja emitir NF-e? Fazer o credenciamento na SEFAZ. Obter um certificado digital de Pessoa Jurídica; Ler a seção Perguntas Freqüentes; Adequar seu sistema de faturamento ou utilizar o programa Emissor de NF-e gratuito; Opcionalmente, adquirir Formulário de Segurança para impressão de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrônico (FS-DA).

Projeto NF-e Emissor de NF-e (SEFAZ – Gratuíto)

Cancelamento: 168 horas após a autorização; Projeto NF-e Prazos Cancelamento: 168 horas após a autorização; Ex: NF-e autorizada em 01/05/2009 às 08:05:10h, pode ser cancelada até o dia 08/05/2009 às 08:05:10h. Envio do arquivo xml da NF-e emitida em contingência com Formulário de Segurança: 168 horas da data/hora de emissão; Inutilização: até o 10° dia do mês subseqüente.

Projeto NF-e GTIN obrigatório a partir de 01/07/2011 A partir de 1º de julho de 2011, fica obrigatório o preenchimento dos campos cEAN e cEANTrib da NF-e, quando o produto comercializado possuir código de barras com GTIN (Numeração Global de Item Comercial).

Projeto NF-e Formas de Emissão 23

Gera NF-e Assinada Digitalmente Projeto NF-e Processo de autorização NORMAL Contribuinte SEFAZ Origem AMBIENTE NACIONAL Validação Autorização Remessa Trânsito Gera NF-e Assinada Digitalmente WebService Recepção Validação Internet Internet NFe NFe Lote Resultado NFe Client WebService SEFAZ Destino SUFRAMA Consultas WebService WebService WebService Situação NFe Visualizador Internet PORTAL www.nfe.fazenda.gov.br

Gera NF-e Assinada Digitalmente Projeto NF-e Sefaz Virtual de Contingência SEFAZ Origem Contribuinte AMBIENTE NACIONAL Validação Autorização Recepção Validação NF-e Gera NF-e Assinada Digitalmente Internet Internet NF-e NF-e NF-e Consultas SEFAZ Virtual Contingência WebService Validação Autorização PORTAL www.nfe.fazenda.gov.br