Argumentação ♦ O uso da linguagem é essencialmente argumentativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Immanuel Kant O que é o Iluminismo.
Advertisements

DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
Português Professora Pollyanna Mattos.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
Orações Subordinadas Adverbiais
OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Classificações das conjunções
Prof. Francisco Platão Savioli
Voto e cidadania.
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Período composto por coordenação
OPERADORES ARGUMENTATIVOS
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
O SEGREDO finalmente revelado Edgar Andrade & Márcia Rodrigues.
CONJUNÇÃO.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Cap. 11. Relações lógico-semânticas no discurso II - ( Enunciados Independentes) Professora Ana Paula.
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Defesa nimzo-indiana Até há pouco tempo atrás, era a mais popular e usada das defesas. Hoje, porém, perdeu espaço para a holandesa e principalmente a índia.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Coisas da Vida....
Conjunção.
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
Essa semana (22/10/09) foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de lei A, conhecido por ato-médico. Em teoria, apenas uma simples regulamentação.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Immanuel Kant
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Democracia.
Período composto por coordenação
Aula multimídia Português Orações coordenadas As Orações Coordenadas sindéticas são subclassificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas.
SITUAÇÕES.
Cidadania: dever de todos, prática de poucos. Janayna Stefany
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
 Serve como estratégia discursiva eficiente para a redação de uma boa fundamentação. Compõe-se da introdução de uma perspectiva oposta ao ponto de vista.
VAI DAR MERDA.
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
Período Composto.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Período composto por coordenação
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
ATIVIDADE EM GRUPO - 5 CADA GRUPO (de 4 pessoas) DEVE: Construir novas frases que representem atitudes positivas em relação ao meio ambiente e a segurança/saúde.
Ética.
 Como diz o nome, ela tem a função de adicionar informações ou algo relativo ao texto. E NÃO SÓ MAS TAMBÉM NEM.
ORAÇÕES COORDENADAS Introdução ao período composto.
dissertativo-argumentativo
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Um dia você aprende! Willian Shakespeare.
Procedimentos argumentativos Professora Marina Miotto Negrão.
Os constituintes do campo ético
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Argumentação ♦ O uso da linguagem é essencialmente argumentativo ♦ Nos comunicamos sempre procurando levar a conclusões (orientação de enunciados) ♦ Assim, toda língua possui mecanismos que orientam a argumentação

Operadores argumentativos Ducrot ♦ Operadores argumentativos: elementos da gramática que tem função de indicar a força argumentativa do enunciado (oração) ♦ Classe argumentativa: conjunto de enunciados (orações) que servem como argumento para determinada conclusão ♦ Escala argumentativa: enunciados de uma classe colocados em ordem de força em favor de uma mesma conclusão

] Operadores argumentativos Ducrot Classe argumentativa, exemplo: João é o melhor candidato, tem boa formação em economia, tem experiência no cargo, não se envolve em negociatas. ARG. 1 – tem boa formação em economia ARG. 2 – tem experiência no cargo ARG. 3 – não se envolve em negociatas ] Conclusão: João é o melhor candidato

Escala argumentativa, exemplo: Operadores argumentativos Ducrot Escala argumentativa, exemplo: João é o melhor candidato, não só tem boa formação em economia, mas também tem experiência no cargo e não se envolve em negociatas. mas também tem experiência no cargo e não se envolve em negociatas não só tem boa formação em economia Força do argumento

Até, até mesmo, inclusive Operadores argumentativos Ducrot ♦ Operadores que assinalam o argumento mais forte de uma escala: Até, até mesmo, inclusive EX: A apresentação foi coroada de sucesso: estiveram presentes personalidades do mundo artístico, pessoas influentes do meio político e até mesmo o Presidente da República.

Ducrot Exemplo: “Como consequência de tudo isso, o usuário que baixar algum arquivo sem autorização, por exemplo, músicas do ares, será punido, podendo receber multa ou, até mesmo, de um a três aos de prisão. Isso significa a perda de liberdade na Internet. “Há quem seja contra, cerca de 74,2 mil assinaturas de pessoas que se opõem ao projeto. Dizendo que até no fato de acessarmos um site seria proibido, pois não temos autorização para isso.”

Operadores argumentativos Ducrot ♦ Operadores que somam argumentos a favor de uma mesma conclusão: E, também, ainda, nem, não só... mas também, tanto... como, além de, além disso, a par de EX: O rapaz, além de inteligente, é gentil, deve ser uma ótima companhia.

Operadores argumentativos Ducrot Exemplo: “Além de todas estas oposições há aqueles que afirmam que a lei da uma margem de interpretação muito grande.” “Muitas críticas foram feitas ao projeto, alegando ser um absurdo o que é proposto, e que a lei trás parágrafos confusos que podem ser mal interpretados e causarndo danos às pessoas que realmente necessitam da internet.”

Operadores argumentativos Ducrot ♦ Outro operador que soma argumento, mas de forma como se fosse desnecessário, e no entanto é decisivo, é o “golpe final”: aliás EX: A apresentação foi coroada de sucesso: estiveram presentes personalidades do mundo artístico, pessoas influentes do meio político e até mesmo o Presidente da República. Aliás, sua apresentação mereceu um público de alto nível.

Portanto, logo, por conseguinte, pois em decorrência, consequentemente Operadores argumentativos Ducrot ♦ Operadores que introduzem uma conclusão relativa a um enunciado apresentado anteriormente: Portanto, logo, por conseguinte, pois em decorrência, consequentemente EX: O custo de vida continua subindo, as condições de saúde do povo brasileiro são péssimas e a educação vai de mal a pior. Portanto não se pode dizer que o Brasil esteja prestes a se integrar no primeiro mundo.

Operadores argumentativos Ducrot Exemplo: “Copiar informações de uma página, se a lei for implantada, será considerado um crime, logo, acontecerá uma retirada em massa de sites de download.” “Contudo (Portanto), vê-se que a lei Azeredo não terá sucesso. A internet não tem como ser controlada ou limitada e os usuários nunca aceitarão as imposições da lei.”

ou, ou então, quer... quer, seja... seja Operadores argumentativos Ducrot ♦ Operadores que introduzem argumentos alternativos, que levam a conclusões diferentes ou opostas: ou, ou então, quer... quer, seja... seja EX: Vamos juntos participar da passeata. Ou você prefere se omitir e ficar aguardando os acontecimentos?

mais que, menos que, tão... como, Operadores argumentativos Ducrot ♦ Operadores que estabelecem comparação entre elementos: mais que, menos que, tão... como, EX: Vamos contratar Márcia que é tão competente quanto a Lúcia.

Operadores argumentativos Ducrot ♦ Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior: porque, que, já que, pois EX: Teremos que tomar uma atitude com urgência, porque com doença não se brinca.

Operadores argumentativos Ducrot Exemplo: “Desde que um projeto de lei foi aprovado, a lei Azeredo. Vem causando muita discussão e polêmica, pois muitos não sabem o conteúdo total que ela engloba.” “A internet ocupa uma parte muito importante na vida das pessoas. Sempre que precisamos de alguma informação, recorremos a internet, uma notícia, novidade ou música. Mas agora, muitas coisas que costumamos fazer estão ameaçadas. Pois há também pessoas que fazem o mau uso da internet.”

Operadores argumentativos Ducrot ♦ Operadores que introduzem argumentos deixando subentendida uma escala com outros argumentos mais fortes: Ao menos, pelo menos, no mínimo. (este deve ser inserido logo após os operadores que sinalizam o argumento mais forte) Ex. O rapaz era dotado de grandes ambições. Pensava em ser, no mínimo, prefeito da cidade onde nascera.

Operadores argumentativos Ducrot ♦ Operadores que contrapõem argumentos orientados para conclusões contrárias: mas (porém, contudo, todavia, no entanto, etc.), embora (ainda que, posto que, apesar de, apesar de que, etc.) Exemplo: O candidato se esforçou para causar boa impressão, mas sua timidez e insegurança fizeram com que não fosse selecionado. Embora o candidato se tivesse esforçado para causar boa impressão, sua timidez e insegurança fizeram com que não fosse selecionado.

Operadores argumentativos Ducrot Exemplo: “A lei Azeredo foi criada com as intenções de proporcionar segurança e paz a população acabando com os crimes cibernéticos, porém, para que isto ocorra, esta proibirá atividades on-line e limitará nossa privacidade e liberdade de expressão.” “Em 9 de junho de 2011, o Senado aprovou o projeto de lei do senador Eduardo Brandão de Azeredo (iniciado no ano de 1996), sobre crimes cibernéticos. Seu rigor, no entanto, vem sendo questionado por especialistas e usuários da rede, pois a privacidade e responsabilidade de ambos é posta em jogo.”

Operadores argumentativos Ducrot ♦ operadores que tem por função introduzir no enunciado conteúdos pressupostos: já, ainda, agora Exemplo: Paulo mora no Rio. Paulo ainda mora no Rio. Paulo já não mora no Rio. Paulo agora mora no Rio.

Operadores argumentativos Ducrot Exemplo de falta de uso: Criada pelo deputado Eduardo Azeredo a lei PL 84/99, conhecida como Lei Azeredo, vem sendo discutida e criticada desde 1999. Agora, em 2011, esta foi reforçada em 2011 por causa dos ataques a sites governamentais.

Operadores argumentativos Ducrot ♦ Operadores que se distribuem em escalas opostas, isto é, um deles funciona numa escala orientada para a afirmação total e o outro, para a negação total. às vezes, tais operadores são morfologicamente relacionados, como é o caso de um pouco e pouco. Exemplo: Será que Ana vai passar? Ela estudou um pouco ( b) ela estudou pouco.

Operadores argumentativos Ducrot Quase e Apenas Quase aponta para a afirmação da totalidade e por isso combina com a maioria: A maioria dos cidadãos já vota conscientemente; A maioria dos cidadãos já vota conscientemente: quase 80%. São poucos, mesmo agora, os que votam conscientemente: apenas 30%. Apenas combina com 'poucos' porque aponta para a negação da totalidade