MAGAGNIN, Ana Paula Pedroso; RIBEIRO, Vanusa Orientadora: ANDRIOLA, Verginia Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira.
Advertisements

Promoção de saúde na comunidade surda
Cozinha Brasil – uma ação de Educação Alimentar e Nutricional .
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Educação Ambiental - GPEEA
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
AGRADECIMENTOS BIBLIOGRAFIAS FIGUEIREDO, A.; Pietrocola, M. Física um Outro Lado. Editora FTD, São Paulo, MENEZES, L.C. Física para o Ensino Médio.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Hábitos Alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina na região da Grande Florianópolis (PUIC), Ciências da.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITOS REFERÊNCIAS Água é vida. Maria Aparecida da S. Pequeno.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IV Mostra de Pesquisa e Extensão Título do projeto Coordenador: Bolsista(s) e voluntários.
MAIO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
SEAC – Escola de Educação Profissional
SEAD – Serviço de Educação à Distância Auxiliar de saúde bucal     Aluna: Tatiana da Silva Tatsch  Professor: Fábio Cristiano Müller   Disciplina: Educação.
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
SILVANA BERBEL FERNANDES
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
A importância de uma boa alimentação na Educação Infantil
Perguntas de Modelação
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA CURSO ASB – AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PROFESSOR: FÁBIO CRISTIANO ALUNA: ROSELI AP. BRISIDA DISCIPLINA:
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
Portfólio Digital Nome: Bianca Maria de Lima
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Subprojeto: Geografia
RELATÓRIO FINAL DA 5ª FASE DO TERRITÓRIO DA SERRINHA Anauã Franco Rosa¹, Luiza Weiss¹, Milena Martins¹, Nathália Petry¹, Roberta Müller¹, Roberta Ostermann¹,
• Manejo – Formação – Professor.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CONSCIENTIZAÇÃO NA COZINHA Autores/Câmpus: FERREIRA, Adriana Boese; MAGAGNIN, Ana Paula Pedroso; REIS, Débora Raquel Mergen Lima; SILVEIRA, Gustavo Luis.
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
O USO DA VERMICOMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE DECOMPOSIÇÃO Anna Carolina Santana da Silva1, Ana Cláudia Fonseca1, Giuliana Tocillo1, Karen.
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
Oficina de Web vídeo: buscando uma valorização e uma identificação na Ilha do Mel. Alda Silva,Evelyn brularky,Juliana Miranda,Marciele Corrêa,Maycon Costa,Natali.
Desenvolvendo a educação com as temáticas: ambiental, nutricional e saúde com crianças da pré-escola Coordenador: Cláudia Helena Pellizzon Autores: Bianca.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Nomes dos bolsistas das subáreas: Pâmella.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
SEMANA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR Combate ao desperdício de alimentos
Atividade Física Porque existir?.  INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO  TAREFA TAREFA  PROCESSO PROCESSO  RECURSOS RECURSOS  AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO  CONCLUSÃO CONCLUSÃO.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Termo de Terminalidade
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

MAGAGNIN, Ana Paula Pedroso; RIBEIRO, Vanusa Orientadora: ANDRIOLA, Verginia Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A alimentação constitui umas das atividades humanas mais importantes não só por razões biológicas evidentes, mas também por envolver o aspecto social, psicológico e econômico. A falta de conhecimento e conscientização da população sobre as propriedades dos alimentos é um dos principais fatores que levam ao desperdício no país. Há várias maneiras de se reaproveitar e evitar o desperdício dos alimentos, basta conhecer o valor nutricional e os benefícios que eles nos proporcionam. A educação nutricional começa em casa, porém na escola o professor pode trabalhar as diversas formas de reaproveitar as sobras alimentares, transformando-as em receitas novas e deliciosas. O presente projeto teve como objetivo, orientar os alunos em relação às formas de evitar o desperdício de alimentos, mostrando como reaproveitá-los através de receitas práticas, de baixo custo e possíveis de serem realizadas por estes. Introdução Resultados Métodos Conclusão Introdução Apoio: Capes Em um primeiro momento as qualidades nutricionais e o reaproveitamento alimentos foi abordado pela professora de Ciências com a utilização de livros didáticos. Em seguida, foram realizadas propostas de receitas práticas pelas acadêmicas do projeto PIBID, as quais foram produzidas pelos alunos com o auxílio das bolsistas. Entre elas foram escolhidas quatro: suco da casca de abacaxi, cri-cri com casca de laranja, melancia cristalizada e bolo de casca de banana. Os trinta alunos do 8º ano foram divididos em grupos e a seguir, foi realizada a explicação sobre a forma de execução da receita para cada grupo, respectivamente. Os alunos foram orientados quanto aos métodos de higiene e à necessidade da utilização de máscaras, luvas e toucas para manipulação mais cuidadosa dos alimentos. Percebeu-se que antes da realização deste trabalho, a maioria dos envolvidos não tinha consciência de que era possível o reaproveitamento de todas as partes dos alimentos. Além disso, também não havia a devida preocupação com a higiene necessária para a manipulação dos alimentos. Todas as receitas preparadas foram degustadas e, posteriormente, os alunos concluíram as atividades com a elaboração de um relatório sobre o conhecimento construído e confeccionaram cadernos de receitas elaboradas por eles próprios com diversas sugestões. A aplicação da dinâmica possibilitou aos alunos aprenderem na prática que a fórmula de uma alimentação saudável não implica em comer em excesso, mas em ingerir alimentos saudáveis sem desperdício, reaproveitando todas as partes dos mesmos. Fig. 1: Acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas e Alunos do 8° ano do Colégio Estadual Sebastião Paraná – Palmas – Pr. Fig. 2: Alunos do Colégio Estadual Sebastião Paraná Fig. 3: Receita do bolo da casca da banana Fig. 4: Preparação da receita do cri cri de laranja e melancia cristalizada Fig. 5: Resultado final da receita da melancia cristalizada Fig. 6: Receita do suco da casca do abacaxi. Fig. 6: Resultado da receita final do suco da casca do abacaxi