Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. João Victor Oliveira
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
A evolução da internet e o novo consumidor
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Vera Lúcia M. de O. e Paiva (UFMG) Apresentacao por Milena Mendes.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
E-Learning 2.0 Que caminhos possíveis?. Web 2.0 colaboração programação amigável redes de relacionamento banco de dados compartilhado mash-ups navegação.
O que é um wiki?.
Janeiro, Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação.
WEB 2.0: Definição e Tendências
Instrumentos de pesquisa
Tecnologias na Educação: Mídias em Ação
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
Sala de Aula Virtual para Professores
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
Redes Sociais e Mídias na Educação
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
O Uso Pedagógico do Blog
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Hyperlinks e o Desenvolvimento de Redes Sociais
Treinamento para Professores
Capacitação da ferramenta:
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
WEB 2.0 Bruno Santos Isaías Jezer Leandro Zacarias Ricardo Kubota.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
CC8 Comunicação e colaboração
Seminário da RBPG: A Capes e os novos paradigmas da comunicação científica Ciência 2.0: tendências para periódicos e revistas de divulgação científica.
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
O QUE É WEB
Agregadores, social bookmarking services e tags (Apresentação 14) Raquel Bambirra 13/12/2013.
A Revolução da Internet.
A Divulgação do Conhecimento Através das Redes Virtuais: Publicações Eletrônicas Prof. Dra. Silvia Helena Cardoso Unicamp/Instituto Edumed.
Buscadores na Web: um enfoque no Google.
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”. Estes são, em geral, organizados de forma.
@ I n t e r n e t + E d u c a ç ã o Como a Internet pode ser Útil na Educação (Para Professores e Alunos) Inter+net (Rede Interconectada)  O que é ? “Rede.
E.M.E.F. Presidente Vargas
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
Web 2.0 Modelos leves e custos em escala. Aplicativos devem ser desenvolvidos buscando simplicidade. Aplicativos devem ser desenvolvidos buscando simplicidade.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
"Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais.
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão.
O que é um blog? BLOG = WEB LOG = DIÁRIO DA REDE Trata-se de um site (página na internet) cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos.
Paulo Moraes By Paulo Moraes WORKSHOP Blog Conceito e prática.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
Transcrição da apresentação:

Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini

Artigos utilizados - introdução

Artigos utilizados – trabalho de pesquisa

Introdução A World Wide Web (www) inicial (1.0) já demonstrou sua capacidade de conectar médicos, alunos, pacientes e materiais (informação). Essa conexão pode aumentar ainda mais com as características democráticas e sociais da Web 2.0 (a chamada Web social), uma avanço da Web 1.0: uma nova forma de usar a internet como plataforma de atividades interativas. Fala-se já na Web 3.0, a Web semântica.

Introdução A grande diferença da Web 2.0 é que seu conteúdo pode ser mais facilmente gerado e publicado, tornando-a um espaço mais democrático.

Introdução Não suplantou a Web 1.0, apenas aumentou a funcionalidade da rede. Evolução não revolução. Software da Web 2.0 foi criado para facilitar novas atividades on line, que enriqueceram a interação social, tornando-a mais humanizada e favorecendo a interação de grupos (trabalho colaborativo): a Web “centrada em pessoas”, compartilhando conteúdos, experiências, conhecimento e responsabilidades – inteligência coletiva.

Introdução Poder social da web 2.0 foi bastante incrementado em virtude da maior disseminação mundial do acesso ao computador e à conexão com a internet. Outras características importantes da Web 2.0: flexibilidade,participação fomentando processo criativo (e não somente consumo de conteúdo), evolução e interatividade.

Introdução – comparando com Web 1.0 Produção e compartilhamento de conteúdo X leitura de conteúdo. Interação alunos – professores – tutores ; comunidades de aprendizagem, com maior engajamento no aprendizado ativo e atitude reflexiva. Folksonomias (tags - categorização mais fluida,flexível e pessoal) X taxonomia e rigidez da Web 1.0.

Introdução Tecnologias e elementos chave da Web 2.0:  Wiki – compartilhar conhecimento  Blog – divulgar novas tendências  Podcast (vodcast) – informação em movimento  RSS (Really Simple Syndication) – disseminação rápida da informação

Tecnologias Wiki – palavra havaiana para pressa. Coleção de páginas da web interconectadas, que permite aos usuários adicionar, remover e editar conteúdo – construção coletiva. Wikipedia. Processo social “darwiniano” – sobrevivência do mais “forte”, mais “útil”, mais adequado. Blog – abreviação de weblog. Página simples da web, com opiniões, informações, fotos (fotolog), diário pessoal, organizadas cronologicamente. Ferramenta de procura de blogs: http//:technorati.com

Tecnologias RSS – ferramenta de síntese de conteúdo. Permite avisar usuários sobre entrada de novas informações em websites de seu interesse. Podcast (audio) e vodcast (visual) – permite downloads de audio e vídeo de websites para aparelhos de MP3 e MP4. Informação em qualquer lugar a qualquer momento.

Outras tecnologias Mashup – aplicação da web que apresenta informação integrada de várias fontes. Ex: Healthmap – alerta mundial de doenças. Social bookmarking – software para compartilhar, listas de referência e sites prediletos. Categorização pessoal (tags). “Collabulary” – vocabulário coletivo.