Projetos Prof.: Alceu de Souza Britto Jr. Laboratório LUCI – PPGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Operações sobre o Texto
Advertisements

Aula de hoje Ocultar e exibir Linhas ou colunas;
3. O léxico 3.1. Léxico mental.
DATA MATRIX EQUIPE Danielli Lilian de Souza Giselle de Souza Lady Anai
Segmentação de imagens
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Projeto de Sistemas de Software Kelly Leal Leandra Mara da Silva
Segmentação de imagens
O COEFICIENTE DE HURST E O COEFICIENTE DE VARIAÇÃO ESPACIAL NA SEGMENTAÇÃO DE TEXTURAS MULTIESPECTRAIS Dra Aura Conci Éldman Oliveira Nunes.
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Programa de Pós-Graduação em Informática
Reconhecimento de Padrões Dissimilaridade
Prof. Carlos H. Marcondes
Apresentação de uma metodologia de extração da estrutura de formulários de tipo Tabela. 1º módulo: Células detectadas pela transformada Watershed. 2º módulo:
Agrupamento de padrões Métodos hierárquicos
O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
Integrando Textura e Forma para a Recuperação de Imagens por Conteúdo
Engenharia Clínica Dr. Gustavo Grottone
RN Seleção Temas Projetos Formação de equipes e procedimentos Equipes de 1 a 3 componentes Equipe precisa deixar clara a participação/responsabilidades.
Prof.: Alessandro S.Campos
Visão Computacional Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Microsoft Office Excel
Processamento de Imagens: Conceitos Básicos
Computação Gráfica e Processamento de Imagens
Analisando Resultados…
A License Plate-Recognition Algorithm for Intelligent Transportation System Applications (2006) Christos Nikolaos E. Anagnostopoulos, Ioannis E. Anagnostopoulos,
A Hybrid Method for Robust Car Plate Character Recognition.
Segmentação de Imagens
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
DI-UFPE1 Sistemas CASE O Papel do Repositório de Dados nos Ambientes CASE.
Banco de Dados Multimídia
Robson D. Montenegro Saulo C. S. Machado Correção de perspectiva para imagens de documentos capturados por câmeras.
Robson D. Montenegro Saulo C. S. Machado Correção de perspectiva para imagens de documentos capturados por câmeras.
Processamento Digital de Imagens
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação 1.
Introdução à Informática
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Best Combination of Binarization Methods for License Plate Character Segmentation (2013) - Resumo Vinicius Queiroz e Vinicius M. de Almeida.
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
M INERAÇÃO DE R ELACIONAMENTOS - L INK M INING Ricardo Prudêncio.
Uma Proposta de Melhoria no Processo de Recuperação de Imagens com Base na Distribuição de Características de Baixo Nível em seus Segmentos Utilizando.
Reconhecimento de Faces
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Professor Orientador: Engenharia de.
Capítulo 4 – Representações cartográficas
Extração de Informação
Notas de aula Prof. Vicente Prado
CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Segmentação de imagens segmentação Pré-processamento descrição / análise Não existe uma única e definitiva abordagem ao problema da segmentação A descrição.
Equipe: Hugo Santiago Heitor Rafael Amorim. Reconhecimento de Padrões As técnicas de RP são usadas para classificar ou descrever padrões ou objetos através.
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
Escola Básica Infanta D. Mafalda
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Como apresentar meu TCC ? Boa tarde a todos.
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
PROF. DR. DIVINO IGNÁCIO RIBEIRO JR DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - FAED EndNote X5 – Gerenciador de Referências Bibliográficas.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM MEDIR, ANALISAR E APRIMORAR.
EXERCÍCIOS FIXAÇÃO.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 30/5/ :10 1 Listas Numeradas As listas numeradas funcionam da mesma forma que as listas.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 2/6/ :02 1 Vamos verificar o efeito da formação de blocos de texto, através da digitação.
Política de Responsabilidade Socioambiental no SFN Resolução n o 4.327, de 25 de abril de 2014 Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Denor Banco.
Análise de Dissertação: Fatores de risco associados à infecção pelo Schistosoma mansoni Dissertação de Wesley Rodrigues Pereira, orientado pelo Dr. Rodrigo.
Microsoft Office Excel 2010/13. O que é uma folha de cálculo Uma folha de cálculo eletrónica é uma aplicação que disponibiliza uma área de trabalho, dividida.
Temas de Pesquisa para 2016 Prof. Elvis Fusco. Data Science e Big Data Analytics Estudo e aplicações do conceito de Data Science no desenvolvimento de.
Transcrição da apresentação:

Projetos Prof.: Alceu de Souza Britto Jr. Laboratório LUCI – PPGIA alceu@ppgia.pucpr.br

Área: Reconhecimento de Padrões Mestrado Reconhecimento de Textos Manuscritos Segmentação de Documentos Análise de Imagens Médicas Análise e Sumarização de vídeos Graduação Replaca: Localização e Reconhecimento da Placa do Veículo em Imagens Digitais GED: Gerenciamento Eletrônico de Documentos Segmentação de Caracteres Conectados Motivação: Contribuir para a pesquisa desta área que ainda está em aberto e chegar a uma solução própria para este problema que seja robusta o sufciente, visto que as solução atuais ou são caras demais ou não atendem ao resquisitos de performance necessários. Objetivo:Localizar em uma imagem digital de um veículo regiões que possam ser consideradas candidatas à placa.

Reconhecimento Textos Manuscritos Palavras Variações de estilos Variações de Tamanho Inclinações

Reconhecimento Textos Manuscritos Palavras Caracteres Fragmentados Variações de Contexto Léxico

Reconhecimento Textos Manuscritos Palavras 1º Estágio Léxico PP 34 primitivas ECT CS Ranking 1 After 2 after 3 AFTER . N All Pontos de Segmentação “after” 2º Estágio Ranking 1 after 2 AFTER 3 After . N All 47 primitivas ECTF R

Reconhecimento Textos Manuscritos Cadeias Numéricas Definição do Problema Reconhecimento de cadeias numéricas manuscritas. quantidade de dígitos desconhecida a priori variação de tamanho variação inclinação dígitos fragmentados dígitos sobrepostos dígitos conectados Fatores de complexidade Como já mencionado o foco de nosso trabalho está relacionado ao reconhecimento de cadeias numéricas manuscritas cujo tamanho, ou seja, quantidade de dígitos, desconhecimento a priori. Esta tarefa nada trivial tem como fatores de complexidade: a variação de tamanho entre as cadeias ou ainda dos dígitos dentro de uma mesma cadeia. A variação de inclinação vertical da cadeia numérica. Problemas que dificultam a modelagem de classes de dígitos uma vezx que aumentam a variabilidade da escrita. A fragmentação, a sobreposição e a presença de dígitos conectados, as quais tornam difícil a idéia básica de segmentar a cadeia em dígitos para então reconhece-los.

Reconhecimento Textos Manuscritos Cadeias Numéricas Estágio SCB (String-Contextual Based) Estágio de Verificação Pré-processamento hipóteses 489 - 0.420, 488 - 0.301, 408 - 0.230, …. hipóteses re-ordenadas 488 - 0.710, 489 - 0.201, 408 - 0.050, …. FFE SR FBFE Verificação - O método proposto consiste em dois estágios: - O estágio SCB (String-Contextual Based) - que significa baseado no contexto de cadeias numéricas. - integra segmentação e reconheicmento usando uma abordagem de segmentação implícita baseada em Modelos de Markov. - considera informação de contexto relacionada a variação de inclinação vertical e tamanho de cadeias numéricas durante o treinamento dos modelos de Markov - - tem como saída hipóteses de segmentação e reconhecimento para uma dada cadeia numérica. - o estágio de verificação verifica e re-ordena as hipóteses geradas no 1o. Estágio com base em um classificador de dígitos isolados baseado em Modelos Escondidos de Markov. integra segmentação e reconhecimento; baseia-se em abordagem de segmentação implícita usando MEM; considera informação de contexto gera hipóteses de segmentação/reconhecimento verifica e reordena as hipóteses geradas no 1o estágio; baseia-se em um classificador de dígitos isolados usando MEM;

Segmentação de Documentos Localização da Informação de Interesse A implementação do módulo de pré-processamento foi baseada em análises preliminares elaboradas a partir de cadeias numéricas extraídas da base NIST SD19. Inicialmente foram extraídas mais de 100.000 cadeias numéricas dos formularios da base NIST SD19. Para elaborar a análises preliminares a serem apresentadas utilizamos um subconjunto composto de 44.256 cadeias numéricas e 197.784 dígitos isolados. Esse subconjunto foi criado de tal forma que sabemos a cadeia numérica de origem de cada dígito isolado.

Segmentação de Documentos Localização do bloco-endereço em envelopes postais

Extração do Bloco-Endereço

Localização Linhas no Bloco-Endereço Extração do CEP

Reconhecimento do CEP Ruído 37430-000

Análise de Imagens Médicas Quantificação Muco Intestinal Mucina Biópsia Retal Mucosa Célula secretora

Quantificação Muco Intestinal Biópsia Mucina (MUC) Células secretoras (CSE) 29,0% MUC/Biopsia 42,2% MUC/CSE

Replaca Localização e Reconhecimento de Placas de Veículos Descrever brevemente as etapas do que seria um sistema completo para o reconhecimento da placa, e citar que o nosso projeto se restringe a etapa de número 3.

Questões ? Contato: alceu@ppgia.pucpr.br Obrigado !!!!