Grupo: Antoniesco Araujo Freitas Gustavo Marcolino de Paula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociologia Contracultura Contestar certos valores culturais vigentes.
Advertisements

Cultura e contracultura
SEXO, DROGAS E ROCK´N ROLL
Pessoas fazendo rebelião durante os tempos de "Chumbo" vividos no Brasil Brasil enfrentou de 1964 a 1985 um dos períodos mais obtusos de toda a sua história.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
Estilo de vida anos 60.
SEMANA DE ARTE MODERNA.
ACULTURAÇÃO O conceito de aculturação nega o caráter dinâmico dos costumes e hábitos das sociedades. POR QUE?
1 - Antecedentes: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de “novas.
GUERRA-FRIA Pra não dizer que não falei das flores.
C.I.E.P 477 Professora Rosa da Conceição Guedes.
General Eurico Gaspar Dutra ( )
Participação do Brasil na 2ª guerra Governo Eurico Gaspar Dutra
Prof. Osiel Lima História do Brasil
BEM-VINDO À DISCIPLINA
* A História do Rock! * Trabalho realizado por:
INDIVIDUALIDADE E INDIVIDUALISMO
Regime Militar (1964 – 1985).
O movimento A Tropicália, Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas.
Cultura e repressão nos tempos da ditadura militar brasileira
JOVENS, EU VOS ESCREVI PORQUE SOIS FORTES
Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA.
República Democrática Populista (1945 – 1964)
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
Produção cultural brasileira dos anos de 1930 a 1970
Na década de 1960, o movimento hippie apareceu disposto a oferecer uma visão de mundo inovadora e distante dos vigentes ditames da sociedade capitalista.
REVISÃO DE HISTÓRIA.
Professsora: Aíla Rodrigues
BRASIL: POPULISMO ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ.
Curso Direito à Memória e à Verdade
República Democrática Populista (1945 – 1964)
O que foi O tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final.
Pose para a capa do álbum-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis
CONTRACULTURA.
Professora Vanessa Martins
Getúlio Vargas.
Para uma visão marxista das relações internacionais
Período democrático de 1946 a 1964
Trabalho de História da Arte
RPM.
Revisão de Arte 8° Ano.
DITADURA MILITAR ( ).
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
ECONOMIA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1950
BRASIL – DÉCADA DE 1950.
9º Ano 2º Bimestre 2015– Artes - Juventino
Música brasie A música brasileira nos anos 60
Anos 60 Anos Dourados - MPB
Uma maneira de entender a música
A REDEMOCRATIZAÇÃO- GOVERNO DE DUTRA À JANGO
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
o interregno democrático e o golpe de 1964
A GUERRA FRIA
POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )
Bossa Nova Tropicália Jovem Guarda
DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964 – 1985) PROF.: FELIPE DOMINGOS.
REGIME MILITAR NO BRASIL
Revolução cubana 1959 REVOLUÇÃO POLÍTICA Encabeçado por Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, 1926), um jovem advogado, formado pela faculdade de Havana,
Biografia de Chico Buarque
BRASIL REPÚBLICA VELHA
A Resistência ao regime militar
A EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NO BRASIL ( ) Parte 2  Governo JK  Governo Jânio Quadros  Governo João Goulart (Jango) Capítulo 43Capítulo 49 e 54.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
Cultura popular: Danças, músicas e moda no pós 1950.
5ºano.  O clima de Revolução:  No final da década de 1920, a sociedade brasileira passava por grandes mudanças.  Todos estavam descontentes e uma revolução.
 A partir do fim da década de 1970 o conceito de cultura punk adquiriu novo sentido com a expressão Movimento Punk, que passou a ser usada para definir.
POR UM BRASIL DESENVOLVIDO! Projetos de nação no pós- guerra.
CULTURA POPULAR: DANÇAS, MÚSICAS E MODA NO PÓS “Anos dourados”; - Retorno às formas tradicionais de vida; - “American way of life”; - O estilo de.
Transcrição da apresentação:

Grupo: Antoniesco Araujo Freitas Gustavo Marcolino de Paula Marco Antônio Divino Silvana Silva Souza Vera Lúcia Mendes

? Que bicho é esse O termo contracultura pode ser entendido de duas formas: 1ª Forma: O conjunto de movimentos de rebeldia da juventude que marcaram os anos 60. Exemplos: Movimento Hippie; Rock’ n’ Roll; Movimentação nas Universidades; Viagens de Mochila; Drogas; Sexo; Movimento pelos Direitos Civis.

? Que bicho é esse O termo contracultura pode ser entendido de duas formas: 2ª Forma: Um modo de contestação e enfrentamento a ordem vigente (sociais e política) de caráter profundamente radical e bastante estranho às forças mais tradicionais de oposição a esta mesma ordem dominante. Uma crítica anárquica onde romper com as regras do jogo assim fazendo oposição a situação.

40e50 Entendendo a contra cultura através da Música e Política: Décadas de No Mundo Política: Música: O mundo saia da 2ª Guerra Estados Unidos em Guerra com a Correia Chuck Berry (Negro) Elves Presley (Branco) (serviu na guerra da Correia) No Brasil Política: Música: Getúlio Vargas Juscelino Kubitschek (presidente Bossa-Nova) Bossa-Nova Adoniran Barbosa Pixinguinha Moreira da Silva entre outros

60 Entendendo a contra cultura através da Música e Política: Década de No Mundo Política: Música: Guerra Fria Guerra do Vietinã Movimento Hippie O Festival de Música e Artes de Woodstock - 15, 16 e 17 de agosto de 1969 mais de 400 mil compareceram No Brasil Política: Música: Jânio Quadros (60 a 61) Os Militares assumem o Poder (Marechal Castelo Branco) Movimento Tropicalismo Asdrúbal Trouxe o Trombone (teatro despojado)

60 Entendendo a contra cultura através da Música e Política: Década de No Mundo Música: The who Joe Cocker Janis Joplin Carlos Santana Jami Hendrix The Doors Black Sabbath Led Zeppelin Rolling Stones Manifestações Contra Guerra, ocorriam por toda América. Pregava-se Faça Amor não faça a Guerra. Muitos Jovens se negaram a ir combater na Guerra. Movimento pelos Direitos Civis

60 Entendendo a contra cultura através da Música e Política: Década de No Brasil Música: Caetano Veloso Gilberto Gil Maria Bethânia Tom Zé Os Mutantes Novos Baianos 67, Gilberto Gil e Caetano Veloso participaram do III Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) Classificaram, em 2º e 4º lugares, respectivamente, suas canções "Domingo no parque“ e "Alegria, alegria". Nesse mesmo ano, Caetano Veloso participou do III Festival Internacional da Canção com sua música "É proibido proibir". Vaiado pela platéia, reagiu com um discurso de cunho estético e político. ("...Essa é a juventude que quer tomar o poder? Se vocês forem em política como são em estética, estamos perdidos...") Em 27 de dezembro de 1968, Caetano e Gil foram presos pela ditadura militar e partiram para o exílio, em Londres, só retornando ao Brasil em 1972.

70 Entendendo a contra cultura através da Música e Política: Década de No Mundo Política: Música: Guerra Fria Crise do Petróleo Surge a Discomusic Surge o Movimento Punk na Inglaterra. No Brasil Política: Música: Brasil é Tri-Campeão de Futebol Inicia-se o processo de abertura política João Figueiredo é o último presidente militar Surge a Jovem Guarda

80 Entendendo a contra cultura através da Música e Política: Década de No Mundo Política: Música: Guerra das Malvinas Crescimento da economia americana Queda do Muro de Berlim/89 O Rap e a Cultura Hip-Hop surge em Nova Iorque No Brasil Política: Música: Em 1984 ocorre as Diretas Já O Papa João Paulo II vem ao Brasil Muita MPB é tocada no rádio Surge as Bandas Léo Jaime, Cazuza, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Blitz, Ultraje a Rigor, Plebe Rude, Golpe de Estado, Legião Urbana, Capital Inicial, Engenheiros do Havaí, Rádio Táxi...

Sendo assim... Uma contracultura, reaparece de tempos em tempos, em diferentes épocas e situações, e costuma ter um papel fortemente revigorador da crítica social.