Farmacologia da Cannabis sativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

Os Fatos sobre o tabaco.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
Olá, pessoal o meu nome é zélio
MACONHA E ALUCINÓGENOS Addictions
Habitos saudáveis-para a saude do organismo
INSTITUTO ABUCHAIM Dra. Margarida R. Rodríguez Porto Alegre Dez/2009
DROGAS.
As Raves e as drogas recreativas
Drogas.
Quebrando Tabu ??? FHC...8:23
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
Higiene e problemas sociais
Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja
Repressão às drogas Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
Identificação do Abuso e Dependência de Substâncias Psicoativas
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
Inalantes, solventes e voláteis
INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
E.E Camilo Bonfim Tema:Ecstasy. Disciplina:Ciências da Natureza
O que é LSD? LSD ou LSD-25 é uma substância sintética produzida em laboratório. Nome científico: dietilamida do ácido lisérgico. É classificada como droga.
ELEMENTOS DO GRUPO:VITOR,RODRIGO,VANESSA,VANIA
cannabis sativa linneu
Drogas.
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
MACONHA. MACONHA HISTÓRICO Os primeiros registros históricos do uso da Cannabis sativa para fabricação de papel, datam de 8000 anos a.C, na China.
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
TABAGISMO.
Substâncias Psicoativas
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
Droga?. Droga? Droga? O que é droga? A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre.
Drogas.
Mecanismo de Ação Agem inibindo a condução dos nervos periféricos por um decréscimo na permeabilidade ao sódio, impedindo a despolarização da membrana;
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
CANABINÓIDES.
ALCOOLISMO Profª IVAnéa.
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
ÉTERES.
Motivações relacionadas com a dependência
Sistema Respiratório.
Alexandre de Araújo Pereira
Drogas.
Drogas Não queres, pois não??.
CANNABIS.
Drogas Alucinógenas (LSD)
Toxicofilias Conceito objetivos.
Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros.
Farmacologia É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico.
CANNABIS SATIVA GOMES, C.1;SOLTAU, R.L.1; SOUZA JR., L.F1; BOFF, G.S.J.2 1Estudantes de Medicina Veterinária – Ulbra/Canoas 2Medica Veterinária.
Eliminação Eliminação é o processo que leva ao desaparecimento da droga do organismo. Dois processos: BIOTRANSFORMAÇÃO (metabolismo): a droga sofre alterações.
União de Ensino Superior de Campina Grande Disciplina: Farmacologia
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
Profa: Roberta S. C. Costa
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
Por que as pessoas usam drogas? Voltar para capa Drogas não escolhem vítimas O problema das drogas é muito maior "do que a nossa vã filosofia imagina"
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
CANNABIS.
Transcrição da apresentação:

Farmacologia da Cannabis sativa Profa Luciana R. Malheiros

Cannabis sativa Histórico China 2737 a.c: Imperador Shen Nung prescrevia cannabis para dores reumáticas. Fibras: tecidos

Cannabis sativa No início do século XX o uso da cannabis como medicamento desapareceu no mundo ocidental.

Cannabis sativa Princípio ativo: delta-9-tetrahidrocanabinol ou THC. Concentração de THC: determina potência efeitos psicoativos. Forma comuns de cannabis: maconha, haxixe, óleo de hash.

Cannabis sativa Quantidade de THC “ normal” na maconha: 4%. Holanda: desenvolvimento de cannabis com mais de 20% de THC. Haxixe: resina extraída da planta seca e das flores.

Cannabis sativa Hash: substância viscosa extraída da maconha ou haxixe com o uso de um solvente orgânico. Hash: 15 a 50% de THC.

Cannabis sativa Vias de administração: Fumar é o método mais comum. Venda: misturada com tabaco. Haxixe: comumente fumado em cachimbo. Hash: usado de maneira mais econômica; gotas no cigarro ou cachimbo. Inalação: prendem fumaça no pulmão.

Cannabis sativa Efeitos do uso agudo: THC: rapidamente absorvido pelos pulmões. Cmax: 10 min após inalação. Rapidamente metabolizada e distribuída. Depois de 1 hora: 5 a 10% dos níveis iniciais

Cannabis sativa Administração por via oral: demora cerca de 1 hora para aparecer, mas pode durar 5 horas. Um dos metabólitos do THC é 20% mais ativo e penetra mais no cérebro. THC: afinidade por tecido gorduroso. Excreção: urina, bile, leite materno e fezes.

Cannabis sativa Dados epidemiológicos em estudantes Aumento no consumo na vida entre estudantes brasileiros (Galduróz et al., 2001). Aumento do uso freqüente (6 ou mais vezes/mês) e do uso pesado (20 ou mais vezes/mês) O que aconteceu?

Cannabis sativa Efeitos farmacológicos: THC: afeta sistema cardiovascular e SNC. Vasos sangüíneos da córnea se dilatam, aumento do apetite, boca seca e, ás vezes, vertigens

Cannabis sativa Efeitos farmacológicos: Receptores canabinóides em várias regiões do cérebro. Confusão, alterações na memória de fixação, prejuízo da atenção, alterações do humor, aumento do apetite e dificuldades de coordenação motora.

Cannabis sativa ATENÇÃO: A INTOXICAÇÃO POR THC COMPROMETE A CAPACIDADE DE DIRIGIR AUTOMÓVEIS E DE FAZER OUTRAS ATIVIDADES QUE NECESSITEM DE MAIOR ATENÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA ATÉ CERCA DE 10 HORAS APÓS O USO. HÁ, TAMBÉM, IMPORTANTES ALTERAÇÕES NA PERCEPÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO!

Cannabis sativa NEM TODOS OS EFEITOS DA CANNABIS SÃO AGRADÁVEIS: ANSIEDADE PÂNICO PARANÓIA DELÍRIOS E ALUCINAÇÕES (em doses mais altas)

Cannabis sativa Principais efeitos do uso agudo da maconha: RELAXAMENTO EUFORIA BOCA SECA FARINGITE RINITE

Cannabis sativa ATENÇÃO: HÁ MAIOR RISCO DE SINTOMAS PSICÓTICOS ENTRE AQUELES COM HISTÓRIA PESSOAL OU FAMILIAR ANTERIOR.

Cannabis sativa COMPLICAÇÕES FÍSICAS: PREJUDICAM IMUNIDADE. CARCINOGÊNICA THC: BRONCODILATOR, MAS O USO CRÔNICO DIMINUI A PASSAGEM DE AR PARA OS PULMÕES. CÂNCER DE PULMÃO.

Cannabis sativa COMPLICAÇÕES FÍSICAS: RETARDO DA EJACULAÇÃO. ALTAS DOSES: DIMINUIÇÃO DA TESTOSTERONA. DIMINUI LIBIDO E PODE LEVAR À IMPOTÊNCIA. NA GRAVIDEZ: CRIANÇAS COM PESO MENOR.

Cannabis sativa DÚVIDA: A MACONHA SERIA “A PORTA DE ENTRADA “ PARA OUTRAS DROGAS???