Jesus de Nazaré Um marco na História da Humanidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Advertisements

EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM (Lc 4,18)
O Milagre da Multiplicação
história da salvação A História da Salvação
JESUS ANUNCIA-NOS O REINO DE DEUS
«NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO,
JESUS: O AMOR DE DEUS DESCENTENTE
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
Natal, data magna da era cristã,
Zaqueu encontra um Amigo
A Cura de um Paralítico em Cafarnaum (Marcos 2, 1-12)
Virgem Fiel.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
A Estrela da nova evangelização
Aprender que servir a Jesus significa servir os outros. Perceber que o serviço a Cristo, servindo os marginalizados, requer um “Discipulado Radical”.
A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de.
O Apostolado de Maria.
O Movimento de Jesus.
A chegada do Reino de DEUS
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
Imaculado Coração de Maria
Curou muitas pessoas de diversas doenças. 8 de fevereiro de º Domingo do Tempo comum!.
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
Uma Nova Vida em Cristo.
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
Catequese 2.
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
A verdadeira Páscoa 1 Coríntios 15:12-26.
O Verbo se fez carne.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Tema da “Missa da Meia-noite” A liturgia desta noite fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
Mãe de Deus.
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS Is 66,10-14c Salmo 65 (66) Gal 6,14-18 Lc 10,
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum Convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação,
A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum Recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do.
DEUS É PESSOA.
Jesus de Nazaré.
HOJE SE CUMPRIU ESTA PASSAGEM DA ESCRITURA! 27 de JANEIRO DE 2013.
9. Uma comunidade acolhedora
Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
A primeira leitura Mostra como Deus cuida do testemunho dos discípulos e como cuida deles quando o mundo os rejeita. Na ação de Deus em favor de.
52 PEC das Domésticas Direitos e deveres de Patrões e empregados A.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
O fenómeno religioso Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’ .
O triunfo do Filho do Homem
A Despedida Na Liturgia destes domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação.
Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. A Ascensão faz parte do Mistério Pascal de Cristo. Cristo terminou a sua missão terrena elevando-se ao.
“Onde quer que uma igreja seja estabelecida devem os seus membros fazer fiel trabalho pelos crentes necessitados. Mas não devem parar aqui. Devem ajudar.
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

Jesus de Nazaré Um marco na História da Humanidade

Jesus de Nazaré foi uma figura pública muito importante, de tal modo que a sua mensagem, as suas atitudes e o seu destino marcaram profundamente a história da humanidade

Uma prova desta realidade é o facto do calendário que nós usamos ser construído tendo como referência a data que se supunha ser a do seu nascimento. Hoje sabemos que Jesus terá nascido por volta do ano 6 ou 7 a.C.

De acordo com o calendário que usamos, centrado no seu nascimento ficámos a saber que Jesus terá nascido há pouco mais de 2.000 anos.

Um calendário é um conjunto de unidades de tempo, organizadas com o propósito de medir e registar os acontecimentos.

Há indícios de que, em tempos muito antigos, já existiam homens preocupados em marcar o tempo. Ver p. 93 § 1 e 2

O calendário usado no Ocidente chama-se Calendário Gregoriano por causa do Papa Gregório XIII. Foi este Papa que entregou a um grupo de especialistas a missão de elaborarem um calendário, que tivesse como referência o nascimento de Cristo.

O calendário ficou pronto ao fim de cinco anos e Gregório XIII promulgou-o a 24 de Fevereiro de 1582. Este foi sendo lentamente implantado, até se tornar o mais universal.

Ainda hoje se usam, em ocasiões especiais, outros calendários, por exemplo: o calendário chinês, o calendário islâmico ou o calendário hebraico.

Mas é à volta do calendário gregoriano que tudo está organizado em todo o mundo, marcando o tempo, com os acontecimentos passados a.C. e d.C.

Que fez este Jesus de extraordinário? Durante a sua vida percorreu o seu país, ajudando todos os que precisavam e espalhando uma mensagem cheia de esperança e novidade.

Era uma Boa Notícia – a Boa Nova – anunciava que o Reino de Deus estava entre as pessoas. Ele veio inaugurar um Reino Novo, isto é uma forma nova das pessoas viverem e se relacionarem com Deus, umas com as outras, com o mundo e consigo próprias.

Um reino a que todos podem pertencer, porque todos podem acolher na sua vida a presença de Deus.

O Reino de Deus é a presença do poder de Deus, um poder de amor e de justiça, no íntimo de cada pessoa

Deus, também é anunciado por Jesus de uma forma nova Deus, também é anunciado por Jesus de uma forma nova. Deus ama as pessoas e interessa-se por elas. Para Deus não há pessoas mais importantes que outras.

Todos, pequenos, pobres, doentes, os que ninguém respeita, os de quem ninguém gosta, têm todos o mesmo valor e são amados por Deus, como aqueles que são ricos, amados e respeitados por todos.

Jesus veio mostrar que o mal que acontece às pessoas não é um castigo Jesus veio mostrar que o mal que acontece às pessoas não é um castigo . Deus não quer a doença, o sofrimento e a morte. Ver p. 102 § 4

Por fim ensinou aos seus discípulos a chamar a Deus, Pai Nosso. Resumindo podemos dizer que

Jesus é o amor visível de Deus; Em Jesus, Deus colocou-se ao lado dos pobres, dos fracos, dos que nada têm; A Boa Nova do Reino de Deus consiste na opção por cada ser humano, sobretudo pelos pobres e pelos marginalizados; na libertação de toda a escravidão. (passar para o caderno)