Jean Auguste Dominique Ingres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Neoclassicismo.
Advertisements

Capítulo 5: O Neoclassismo
Romantismo.
ROMANTISMO.
MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Século XIX na Europa as inovações na arte
Artes plásticas e pintura histórica
REVOLUÇÃO FRANCESA.
RENASCIMENTO – Itália, 1300 a O Renascimento revive a antiga cultura greco- romana e incorpora os progressos movidos pelo ideal humanista no campo.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
Auguste Rodin Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo.
A casa, uma parte de mim no mundo
Prof. Esp. Ribamar II Corrêa
REVOLUÇÕES NA EUROPA - SÉC. XIX
Antonio Canova.
Liberais e Nacionalistas
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Um novo olhar sobre o homem e o Mundo.
Comunicação, Arte e Cultura
ARTE RENASCENTISTA III Trimestre e 172
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
Reviver os ideais da cultura greco-romana
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Pintura barroca Temas favoritos: sacros ou mitológicos (grego-romano)
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922
Obras de Arte na visão da banda 70 millions Regesd Disciplina: Seminário integrador: A especificidade da formação do artista e do professor de arte Aluna:
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Grito dos Livres Com Som Quando os campos deste sul eram mais verdes Índios pampeanos que habitavam o lugar Foram mesclando com a raça do homem branco.
Descobrindo a História da arte.
A escultura e pintura neoclássica em Portugal
Noite estrelada, de Van Gogh (1889)
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A escultura e pintura neoclássica
Museu do Prado 2ª parte Continuando a visita pelo Museu do Prado em Madri, na Espanha, apresento mais 6 das grandes obras lá existentes. O endereço do.
Arte século XIX.
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
ROMANTISMO.
São frequentes em suas telas os céus grandiosos, as tempestades, as ruínas e as cruzes, testemunhas da presença de Deus. Símbolos da morte também não são.
Prof. Esp. Ribamar II Corrêa
Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
A arte e a verdade, o início dos “ismos”
Francesco Hayez ( ) Foi um grande expoente das pinturas românticas italianas, sobretudo as históricas. Também foi um famoso retratista. Percorreu.
HISTÓRIA DA ARTE Prof. Esp. Ribamar II Corrêa 2010.
Neoclassicismo Capitólio de Washington Amor e psique 1800 – Louvre
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
HISTÓRIA DA ARTE Neoclassicismo.
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
ROMANTISMO. O Romantismo foi uma corrente estético-filosófica que surgiu no século XVIII na Europa, em três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. No.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
O Museu Nacional dos Coches localiza-se na freguesia de Belém, em Lisboa, em edifício anexo ao Palácio Presidencial.
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO. “ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pela autoridade estabelecida.” Pensamento proclamado.
NEOCLASSICISMO.
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Período Pré-Industrial
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO
O NEOCLÁSSICO.
Neoclassicismo.
O NEOCLÁSSICO.
Pintura do Romantismo.
História da Cultura e das Artes. Jacques-Louis David  As suas figuras surgem em efeito teatral;  As suas figuras são estátuas animadas tratadas com.
Transcrição da apresentação:

Jean Auguste Dominique Ingres 1 2 3 Aluno de David 1780-1867 4 História da Arte 2 Neoclássico

Ingress, A Odalisca, 1814 - Louvre 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Ingress, A Odalisca, 1814 - Louvre

Ingress, Napoleão Bonaparte Consul, s/data. Òleo s/ Tela 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Ingress, Napoleão Bonaparte Consul, s/data. Òleo s/ Tela

Ingress, Napoleão, s/data. Òleo s/ Tela 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Ingress, Napoleão, s/data. Òleo s/ Tela

1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Ingress, s/data. Òleo s/ Tela

Ingress, Madame Ramel, Madame Ingres, s/data. Òleo s/ Tela 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Ingress, Madame Ramel, Madame Ingres, s/data. Òleo s/ Tela

Ingress, Rogério Libertando Angélica, s/data. Òleo s/ Tela 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Ingress, Rogério Libertando Angélica, s/data. Òleo s/ Tela

Ingress, Odalisca e a escrav, s/data. Òleo s/ Tela 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Ingress, Odalisca e a escrav, s/data. Òleo s/ Tela

Ingress, Banho Turco, Òleo s/ Tela 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Ingress, Banho Turco, Òleo s/ Tela

Ingress, Banhista de Valpinçon. Òleo s/ Tela – Paris, Louvre. 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Ingress, Banhista de Valpinçon. Òleo s/ Tela – Paris, Louvre.

O apogeu do Neoclássico Italiano Antonio Canova 1 2 3 O apogeu do Neoclássico Italiano 4 História da Arte 2 Neoclássico

Canova, Perseu com a cabeça da medusa, 1801 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Canova, Perseu com a cabeça da medusa, 1801

Canova, Psique revivida pelo Beijo de Amor, 1793- Paris Louvre 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Canova, Psique revivida pelo Beijo de Amor, 1793- Paris Louvre

1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Canova, Ebe, 1801

1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Canova, As três Graças,

1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico

1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico

Canova, Túmulo de Maria da Austria, 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Canova, Túmulo de Maria da Austria,

Théodore Gericault Influências: Michelangelo, Caravagio, Goya 1 2 3 Influências: Michelangelo, Caravagio, Goya Início dos ideais do Realismo “derrota do ideal, a inutilidade e a negatividade da história, a hostilidade entre o homem e a natureza” ( ARGAN, p. 53) 4 História da Arte 2 Neoclássico

Gericault, A barca da Medusa, 1819 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Gericault, A barca da Medusa, 1819

1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico http://bittennails.com/a-fun-homage-to-gericaults-the-raft-of-the-medusa

Gericault, Cabeças decepadas. 1818. òleo s/ tela. 50 x 61 cm. 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Gericault, Cabeças decepadas. 1818. òleo s/ tela. 50 x 61 cm. Museu Nacional de Stockholm, Suécia

Gericault, Estudo de membros decepados. 1819. òleo s/ tela. 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Gericault, Estudo de membros decepados. 1819. òleo s/ tela.

Gericault, Derby at Epsom. 1819. òleo s/ tela. 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Gericault, Derby at Epsom. 1819. òleo s/ tela.

Gericault, Derby at Epsom. 1819. òleo s/ tela. 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Gericault, Derby at Epsom. 1819. òleo s/ tela.

Gericault, A tenda árabe. 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Gericault, A tenda árabe.

Líder da escola Romântica "…nem sempre a pintura precisa de um tema" Eugène Delacroix 1 2 3 Líder da escola Romântica "…nem sempre a pintura precisa de um tema" 4 História da Arte 2 Neoclássico

Delacroix, Liberdade Guiando o Povo, 1831, Museu do Louvre- Paris 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Delacroix, Liberdade Guiando o Povo, 1831, Museu do Louvre- Paris

“esta Liberdade não tinha nada de uma figura alegórica, mas se tratava de uma mulher bem real (provavelmente inspirada na heroína Marie Deschamps” Mazé Leite [http://artemazeh.blogspot.com.br/search/label/Delacroix] 1 2 "É uma mulher forte com poderosos seios, com voz rouca, encantadoramente dura Quem... Ágil e marchando com passos largos Gosta do grito do povo..."          (Barbier, "A curadora") 3 4 História da Arte 2 Neoclássico

Delacroix, A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos, 1 2 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Delacroix, A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos, (189 x 242 cm), 1822. Louvre- Paris Divina Comédia, Rio Estige, Ira

Delacroix, Mulher com Papagaio, 1827,Lyon, França 3 4 História da Arte 2 Neoclássico Delacroix, Mulher com Papagaio, 1827,Lyon, França