Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
COMPROMISSO CRISTÃO.
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
JESUS: O AMOR DE DEUS DESCENTENTE
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Oração Eucarística VII
Missão Continental.
A Alegria do Evangelho.
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
Eucaristia, Sacramento da Caridade
Aspectos missionários
Diocese de Amargosa.
A Paz.
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco Sobre o anúncio do Evangelho no Mundo Atual.
Espiritualidade do Catequista
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Diocese de São João da Boa Vista
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
"Entrai pela porta estreita"
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
REUNIÃO DE PAIS COM FILHOS NA CATEQUESE
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
Pe. Audinei Carreira da Silva
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
Crescendo em Comunidade
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
Fraternidade: Igreja e sociedade
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
MISSÃO NO MAGISTÉRIO E NO CORAÇÃO DE PAPA FRANCISCO
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Conferência Nacional do Bispos do Brasil Regional Sul 3.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Assembleia Diocesana da Ação Pastoral e Evangelizadora.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Transcrição da apresentação:

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 FORMAÇÃO DIOCESANA 2015 Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 OBJETIVO GERAL EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 O QUE É EVANGELIZAR?

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Evangelizar ("dar a boa notícia") é a grande tarefa da Igreja; é para isso que ela foi fundada, enviada e sustentada pela força do Espírito Santo

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Evangelizar é acender uma luz. Mas como se acende esta luz? Mostrando a verdade. Que verdade? A verdade de uma pessoa, a verdade que é Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida  

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Só que este conhecimento da pessoa de Jesus não se limita a "saber coisas" sobre Ele, mas significa viver a experiência do seu amor, compreender que o que Ele fez tem relação direta comigo.  

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 PARTIR DE JESUS CRISTO A IGREJA VIVE DE CRISTO Ele é a fonte de tudo o que a Igreja é e de tudo o que ela crê. (DV 8)   QUEM É JESUS CRISTO?

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 A IGREJA QUE É DISCÍPULA E MISSIONÁRIA O fundamento do discípulo é contemplação de Jesus Cristo. “a melhor motivação para se decidir comunicar o Evangelho é contemplá-lo com amor, é deter-se nas suas páginas e lê-lo com o coração” (EV 264)

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 A Paixão por Jesus Cristo nos faz dois pedidos: - PESSOAL - PASTORAL

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 A Igreja, fiel a Jesus Cristo, coloca-se a serviço do Reino de Deus. “a verdadeira novidade é aquela que o próprio Deus misteriosamente quer produzir”, “a iniciativa pertence a Deus” - (n.5)

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Temos que ter uma Igreja como Rosto da misericórdia do Pai. A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus. Em especial aqueles que vivem nas mais variadas periferias existências.

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Igreja: lugar do encontro com Jesus Cristo  

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 É na comunhão eclesial que o discípulo missionário, ao contemplar Jesus Cristo, descobre o Verbo que arma Sua tenda entre nós, o Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade (Jo 1,14). Sendo de condição divina, não Se fecha em Si mesmo, mas Se esvazia até a morte e morte de cruz (Fl 2,5ss)

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 “A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, a experiência de sermos salvos por Ele, que nos impele a amá-lo cada vez mais” (EG 264)  

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 A fé que nasce do encontro pessoal com o Senhor, exige a decisão de estar com o Senhor, para viver com Ele. Necessário diálogo entre a fé e a razão para não incorrer em sentimentalismos passageiro e emocionalismos insaciáveis. (n.10)

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Atitudes fundamentais do discípulo missionário ( Nossa forma de Agir )

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 - Alteridade se fundamenta na encarnação e se refere ao outro, ao próximo, àquele que, em Jesus Cristo, é meu irmão ou minha irmã, mesmo estando do outro lado do planeta. As diferenças convidam ao respeito mútuo, ao encontro, ao diálogo, à partilha e ao intercâmbio de vida e à solidariedade. (n.11)

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Gratuidade encontra no mistério pascal sua máxima expressão e sua fonte permanente. A vida só se ganha na entrega e na doação. Gratuidade significa amar, em Jesus Cristo, o irmão e a irmã, respondendo, através de atitudes fraternas e solidárias, a grande questão: “quem é o meu próximo?” Onde fazemos o bem ao outro sem esperar nada em troca. (n.11)

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Com as atitudes de gratuidade e alteridade, expressões do Amor, os discípulos missionários promovem justiça, paz, reconciliação e fraternidade. (n. 12)  

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 A Igreja EM

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Ser verdadeiro discípulo missionário exige o vínculo efetivo e afetivo com a comunidade dos que descobriram fascínio pelo mesmo Senhor (EN 16).  

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 “prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Por isso ela sabe ir à frente, tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Vive um desejo inesgotável de oferecer misericórdia”. A saída exige “prudência e audácia”, “coragem” e “ousadia”.- Papa Francisco - EG 33,47,85,129,167,194 – DGAE n. 14

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Igreja, “Mãe de coração aberto”, “casa aberta do Pai”, conclama a todos para reunir-se na fraternidade, acolher a Palavra, celebrar os Sacramentos e sair em missão, no testemunho, na solidariedade e no claro anúncio da pessoa e da mensagem de Jesus Cristo (n.14).  

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 Com Jesus, somos chamados a viver uma “intimidade itinerante”, que é partilha da Sua vida, da Sua missão e dos Seus sentimentos (Fl 2,5).

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 “Uma fé autêntica – que nunca é cômoda nem individualista – comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela” (EG n. 183); DGAE n.15.  

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 SOMOS UMA IGREJA REUNIDA QUE EVANGELIZA A PARTIR DE JESUS CRISTO.