Comunicação e Mundo Contemporâneo - 2/2012 Sabine Mendes Moura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
EMPREENDEDORISMO.
Formação do mundo atual
O Processo de Gestão Estratégica
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
CURRÍCULO OFICIAL – FILOSOFIA – E.M – 2º ANO – 2º BIMESTRE
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Marketing no Século XXI
Aula 01 - Administração de Marketing
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.

‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
Geografia Politica.
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRAÇA – O que é e como fazer?
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Parte 1
Luiza Miranda Marcus Vinícius Pamella Ingrid Patrícia Ramos.
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
MUNDO DO TRABALHO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Economia e Mercado 6ª AULA.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
Sociologia 09/06/2011 Profª Camila
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Estratégia “ As grandes empresas não podiam correr os riscos da competição. Sua produção tinha de ser.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
A atividade produtiva e a ação do Estado
CAPITALISMO.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
Evolução Industrial.
Indústria Cultural Sociedade de massa Indústria da diversão em massa
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Profª Karina Oliveira Bezerra
Metodologia Científica
Seminário Avançado - Eletiva A
Sudeste.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Teoria da Comunicação.
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
Resposta Eficiente ao Consumidor
Cultura e Sociedade no mundo globalizado
Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA
O que é a Indústria Cultural?
Moral e Ética: uma leitura psicológica
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
Teorias e Técnicas de Comunicação
COMPOSTO DE MARKETING O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s:
Desperdício. Quando falamos de desperdício pensamos em...
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
DISTRIBUIÇÃO Ana Virgínia.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA.
Professor: Jeferson Geografia – 2º EM.  Frederick Taylor - desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Valdemi Mariano.
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
Formas de apurar a Concorrência Desleal DIREITO CONCORRENCIAL.
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini. Questão para Pensar! Sobre 4 Os. Uma empresa que oferece um produto de baixa qualidade, cobrando preço acima.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Transcrição da apresentação:

Comunicação e Mundo Contemporâneo - 2/2012 Sabine Mendes Moura

 Indústria  Entretenimento – ética, massificação, padronização.  Indústria Cultural - Cultura como bem a ser adquirido (Cultura versus cultura) – origens da palavra como a conhecemos hoje.

 Mercado das “emoções baratas” – revoltas ludistas e greves (XIX e início do século XX)- melhoria condições de trabalho nas fábricas – formação de um público com horas limitadas de trabalho e algum dinheiro para gastar.

“Os indivíduos eletronicamente se tornaram publicidade de si mesmos, fato esse que remete à necessidade de se compreender as mudanças históricas ocorridas na relação entre indústria cultural e publicidade” (Zuin, 2010, 43). - A questão da verossimilhança.

Na sociedade concorrencial, a publicidade tinha por função orientar o comprador pelo mercado, ela facilitava a escolha e possibilitava ao fornecedor desconhecido colocar sua mercadoria. Não apenas não custava o tempo de trabalho, mas também economizava-o. Hoje, quando o mercado livre vai acabando, os donos do sistema se entrincheiram nela. Ela consolida os grilhões que encadeiam os consumidores às grandes corporações [...]. Os custos de publicidade, que acabam por retornar aos bolsos das corporações, poupam as dificuldades de eliminar pela Concorrência os intrusos indesejáveis”. (Adorno e Horkheimer, 1986, p ).