Estrutura familiar e dinâmica social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transição da endogamia para exogamia
Advertisements

DIREITO DE FAMÍLIA INTRODUÇÃO
Uma visão geral da vida em sociedade
INTRODUÇÃO À SUCESSÃO LEGÍTIMA:
A BELEZA DA FAMÍLIA.
Parentesco e Princípio da afetividade
CURSO: CONVIVÊNCIA ESCOLAR
O desafio da incerteza F A L M A I Í Daniela Mello Lydia Valentini.
DIREITO CIVIL Il AULA 11 TEMA 08 DIREITO DE FAMÍLIA:
RELAÇÕES DE PARENTESCO
Estrutura familiar e dinâmica social
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
AFFECTIO MARITALIS HONOR MATRIMONII
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA I
FAMÍLIA: avaliar para crescer
Instituição Familiar Sociologia.
Trabalho realizado por:
Reflexão sobre as formas de captar famílias em pesquisas e cadastros
30/03/2017.
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
A FAMÍLIA E OS RITOS DE PASSAGEM
CONHECENDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS II:
F A M Í L I A origem etimológica da palavra “família”
Trabalho de Moral A Família.
01/04/2017.
Laços de família.
Estrutura familiar e dinâmica social
Relações de parentesco
AULA 02 Relações de parentesco. Arts a 1.595, CC.
        Família .
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Estrutura familiar e dinâmica social
UNIDADE 9: DIREITO CIVIL – Família
Família e Inclusão: entrelaços entre família e escola
AULA 02 Relações de parentesco. Arts a 1.595, CC. Aula 02
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Professor Romildo Tavares Sociologia
AULA 02 Relações de parentesco. Arts a 1.595, CC. Aula 02
Sucessão Legítima (Cont.)
RELAÇÃO DE PARENTESCO.
O SUJEITO HISTÓRICO-SOCIAL
Max Weber e as ações sociais
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Pensar a Sociologia Sociologia, 12.o ano
Estrutura familiar e dinâmica social
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
HEREDOGRAMA OU GENEALOGIA
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
 Conceito evoluído, assim como a noção atual de família, privilegiando o princípio da dignidade da pessoa humana;  Compreende, portanto, a relação jurídica,
Relações Familiares.
Alunos: Abraão Ramos, Erineide Oliveira, Fernanda Correia, Luciene Figueiredo, Maria Brandão e Marta Campos Professor: Luiz Mena.
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Psic. Rosângela G. Loureiro
AS DIVERSAS CONFIGURAÇÕES FAMÍLIARES
Proposta A família contemporânea surge a partir de uma série de transformações históricas e sociais. Na família pré-moderna, a própria família era o centro,
Família, comunidade de amor
Sobre as transformações nas estruturas familiares no Brasil
Noção jurídica de família, relações familiares e parafamiliares
Família É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (Pai, mãe, tios padrasto, avós etc.) A família é unida por.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Evolução Histórica da Família
Prof. Lúcia. Existe uma relação entre todos os elementos e constituintes da sociedade. Os fatores essenciais dos problemas públicos, das questões e programas.
Loja Templários da Arca Sagrada - TAS
Família Professor: Cordeiro.
PARENTESCO.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
Fontesdo Direito de Familia
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

Estrutura familiar e dinâmica social

O que é a FAMÍLIA? Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou não entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.

A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco.

Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

A família tem-se vindo a transformar através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosas, económicas e socioculturais do contexto em que se encontram inseridas. Este é um espaço sociocultural que deve ser continuamente renovado e reconstruído; o conceito de próximo encontra-se realizado mais que outro espaço social qualquer, e deve ser visto como um espaço político de natureza criativa e inspiradora.

Estrutura familiar A familiar pode assumir uma estrutura nuclear ou conjugal, que consiste num homem, numa mulher e nos filhos, biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum.

Família extensa ou numerosa Tipos de família Família nuclear Família extensa ou numerosa Família monoparental Família biparental

Funções na família A família é um sistema social composto por um grupo de indivíduos, cada um tem o seu papel, e embora diferenciado funciona como um sistema de todos.

Funções sociais A socialização (educacional) A reprodução A manutenção (económica). Necessidade de afeição e segurança tanto para os pais como para os filhos

Parentesco Parentesco é a relação que une duas ou mais pessoas por vínculos de sangue (descendência/ascendência) ou sociais que vêm sobretudo pelo casamento, onde a partir daí se vão criando laços e constituindo ou unido famílias e assim tornando-as mais fortes. O parentesco era o principal fator da conservação da unidade social na cultura primitiva.

Parentesco por consanguinidade Pai, mãe e filho – em primeiro grau Irmãos e avós – em segundo grau Tios, sobrinhos e bisavós – em terceiro grau Primos e trisavós – em quarto grau

Parentesco por afinidade Sogra e sogro – em primeiro grau Genro e nora – em primeiro grau Cunhado e cunhada – em segundo grau Padrasto e madrasta – em primeiro lugar Enteado e enteada – em primeiro lugar Marido e esposa – não são parentes. A sua relação é de laço matrimonial