Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA SÉRIE- 2ª ou 2º ano.
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Unidade 01 – A geografia e a compreensão do mundo
HOMEM, PAISAGEM, ESPAÇO E LUGAR
A geografia e a compreensão do mundo
PROJETO: VITÓRIA ANTIGA E ATUAL E O BAIRRO ITARARÉ
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
Aprender Geografia – Cap. 1
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Os Lugares, as paisagens eo espaço Geográfico
Cícero paulino dos santos costa
Professora Carol/Geografia
CATEGORIAS GEOGRÁFICAS
Determinação social da saúde do trabalhador
Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente –unid-2 Representando a terra:como cartografar o planeta?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
Geografia: A Paisagem, o espaço e lugar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Ensino Médio Integrado: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA SUA EFETIVA IMPLEMENTAÇÃO Professora: Elisangela Tosetto Teixeira Orientador: Adnilson José da Silva.
História geral Introdução ao estudo de história
SUJEITO HISTÓRICO.
3º Ano Ensino Fundamental
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Orientador (a): Eronides Câmara de Araújo (UFCG)
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 01.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Unidade 1- O Espaço Geográfico
PORTIFÓLIO.
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE DIREITO
Viviane Paiva dos Santos – ID
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
PORTIFÓLIO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: GIUSEPP CASSIMIRO BOLSISTA: DAYANE GALDINO BRITO TURMA: 1 “A” Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
Revisão TSE Geografia 1 período 2015
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
Coordenadora de Geografia: Josandra Melo Professor Supervisor: Giusepp Cassimiro Aluna Bolsista: Vnessa Freitas. Análises dos bairros de Campina Grande-PB.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
O QUE É GEOGRAFIA? Definições e conceitos básicos
Atividades econômicas
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES OFICINA TRILHA URBANA:
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
Departamento de Geografia A EXPANSÃO DE CONDOMÍNIOS FECHADOS EM CAMPO GRANDE, CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA PERIFERIA.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
Transcrição da apresentação:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto de Melo Supervisora: Ericka Araújo Bolsista: Luciene Fabrizia Alves Nascimento Projeto de Intervenção com a turma do 1º Ano A da E.E.E.M. I Severino Cabral.

Paisagem e suas Linguagens.

“A paisagem nada tem de fixo, de imóvel “A paisagem nada tem de fixo, de imóvel. Cada vez que a sociedade passa por um processo de mudança, a economia, as relações sociais e políticas também mudam, em ritmos e intensidades variados. A mesma coisa acontece em relação ao espaço e à paisagem que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade.” (SANTOS, 1997, p. 37)

Formas de representação do espaço Geográfico. Imagens do Brasil e de Campina Grande-PB ( Google Earth Pro)

Paisagem Natural Paisagem Cultural A grosso modo podemos dizer que o conceito de Paisagem Natural é tudo aquilo que ainda não foi modificado pelo Homem. ( Santos, 1988). É o espaço em que o homem adentrou e consequentemente modificou em função das suas necessidades, ou seja, em função da necessidade do capital.

Paisagens e suas formas de representações Paisagens e suas formas de representações. (Mata do Louzeiro-Campina Grande-PB)

Mata do Louzeiro A Mata fica localizada entre os Bairros Jardim Continental, Alto Branco, Palmeira e Conceição, ela é considerada para o município como Patrimônio histórico documental da fauna e flora e deveria ser intocável diante da rica biodiversidade que a abita naquela área entretanto, passa por um processo de transformação da sua paisagem bastante intenso, como mostra a imagem, a cidade foi crescendo no entorno da mata e por conseguinte acarretando um processo de degradação como demostra a próxima imagem.

Transformação da Paisagem: Mata do Louzeiro. (Google Eart Pro e Qgis)

Paisagem Cultural: Bairro de Bodocongó e localização da E. E. E. M Paisagem Cultural: Bairro de Bodocongó e localização da E.E.E.M.I Severino Cabral. (Google Eart Pro e Qgis)

As transformações da Paisagem da E.E.E.M.I Severino Cabral Como mostra a figura a escola esta localizada no Bairro de Bodocongó numa Latitude de 7º13’35.67” S e Longitude 35º55’8.23”O. Em que o processo de transformação da Paisagem foi bastante intenso, devido o crescimento do Bairro e da cidade consequentemente, acarretando uma serie de problemática ambientais e sociais ,devido a falta de planejamento das nossas cidades, tendo em vista a própria localização da escola que foi construída em um fundo de vale, que no período de chuva acarreta alagamentos.

A Paisagem revela ( Materialmente) não apenas as explorações da natureza feita pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre as outras. ( Fantin, 2010.). Alto Branco Ramadinha

A Paisagem desses dois bairros de Campina Grande demostra como o processo de transformação ocorre em função das necessidades do capital e de forma desigual, toda via, não é um processo perceptível a maioria da população, tendo em vista, que essa percepção depende do processo de conhecimento da sociedade vigente, como afirma Santos “ Cada tipo de Paisagem é reproduzida em níveis diferentes de forças produtivas, materiais e imateriais, pois o conhecimento faz parte do rol das forças produtivas”. Por isso a necessidade de compreensão desta categoria geográfica para a construção e desenvolvimento do senso critico.

As transformações da Paisagem de duas cidade da Paraíba: Campina Grande e Cabaceira. https://www.youtube.com/watch?v=aMFl3pXm1jg https://www.youtube.com/watch?v=PdIHcRhlIxA