Criações visuais/ história da arte e HQ's

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Advertisements


ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO.
UEMS – S EGUNDA L ICENCIATURA DE I NFORMÁTICA English and Technology.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Identificação Nome: Rivelaine Militão Ottersbach Escola: Escola Estadual Senador Filinto Muller Cidade: Ivinhema – MS Ano: 4º Ano “A” Número de alunos:
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O mundo em miniatura: Da prática à teoria! Eva Firme 9 Abril 2006.
Mapa Mural da Sustentabilidade
Máscaras Africanas.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Edna Maria Barbosa Arrebola
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Flavio Melo Gondim Stelita Maria da Silva
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
O uso dos softwares nas escolas
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Portal Educacional Clickideia
O Uso Pedagógico do Blog
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
REGISTROS.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
PROJETO Navegando na Leitura
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Metodologia do Ensino de Arte
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Descrevendo a atividade
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Divulgando a Pesquisa.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
O COLORIDO DAS ARTES.
Base nacional comum curricular
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Divulgando o Projeto Uso de Estrangeirismo em Ivinhema.
Fábio Da Silva 2016 Projeto PIBID. Objetivo do Trabalho Desenvolver uma sequência didática sobre óptica alicerçado no cinema. Objetivo Educacional Que.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Plano de aula - uso das TICs - usando a ferramenta Google Art project , Google maps e de pesquisa. Criações visuais/ história da arte e HQ's Público alvo: Ensino fundamental e médio Responsável pelo Projeto: Cristiane Aparecida da Silva. Ano 2014

Introdução A princípio, esse projeto se inicia com base no conhecimento dos alunos em fazer pesquisas dirigidas na internet. Depois de um dado momento, apresentaremos as ferramentas de pesquisas do Google, que possibilitará um estudo mais aprofundado em história da Arte. A primeira ferramenta a ser usada é a de pesquisa Google que auxiliará na procura da outra ferramenta: Google Art Project, que se trata de um site de acervos online.

Introdução Depois que estiverem mais aptos aos comandos dessas ferramentas, iniciaremos o desenvolvimento de atividades relacionadas a criações artísticas e visuais que serão divulgadas através de portfólios e diários de bordo publicados na internet.

Criação visual- Portfólios públicos

Objetivo O objetivo desse projeto é que os alunos envolvidos conheçam e utilizem as diversas ferramentas disponíveis na internet, que usem como auxilio para desenvolver habilidades de aprendizagem. Além do site de acervo online do Google art projetc que permite aos alunos conhecerem as obras em detalhes. Também, utilizarão os sites de pesquisa, para conhecer as histórias dos museus e os locais através do Google Maps, a idéia principal é que depois desenvolvam com auxilio dos conhecimentos adquiridos um registro particular, e que criem uma história em quadrinhos que depois será publicada em uma rede social.

Metodologia Uma aula expositiva no laboratório de informática. contextos históricos que interliguem a pop art e a história em quadrinhos. história dos museus visitados e galerias no ambiente virtual. movimento artístico pop art. História em quadrinhos criações visuais registros através de fotos, desenhos, assemblages... leitura e releitura das imagens encontradas no Google art e Google pesquisa sobre a pop art e HQ's.

Aula expositiva e exploratória sobre ferramentas de pesquisas – utilizando material audiovisual como recurso.

Utilizando os “memes” para tornar a aula mais significativa, explorando o recurso de HQ na explicação

Depois do conhecimento prévio sobre ferramentas de pesquisas iremos explorar o Google art project.

A ferramenta do art project foi desenvolvida no idioma inglês os alunos necessitaram de auxilio para entenderem os comandos.

recursos didáticos computadores , tablets, celulares...com acesso à internet. imagens câmeras e/ou dispositivos fotográficos. data show

avaliação A avaliação dar-se-á através dos portfólios publicados com as atividades propostas ao longo do projeto. A avaliação será continua.

Ser cultural.... “segundo os conhecimentos atuais a respeito do passado, o homem surge na história como um ser cultural. Ao agir, ele age culturalmente, apoiado na cultura e dentro de uma cultura. Procuramos definir aqui o que entendemos por cultura: São formas materiais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se comunicam e cuja a experiência coletiva pode ser transmitida através de vias simbólicas para a geração seguinte.” Fayga Ostrower

Para que possamos entender a cultura de um povo temos que ter o contato com essas culturas. A internet hoje nos possibilita isso, temos esse contato quase que imediato através das pesquisas em sites de busca.

Referências Almeida, Daniela, et al., “Na tela do computador, a arte de todo o mundo”, Nova escola, n.241( abril de 2011) p.69. Sayeg, Fabiana. Et al., “O mapa da pesquisa confiável na internet”.Nova escola, n.242 (maio de 2011) p.84. https://www.google.com.br Ostrower, Fayga. Criatividade e processos de criação, 24ºed. Editora vozes, p.13.