Universidade Salgado de Oliveira Curso:Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Professora:Ana Paula Diniz Arruda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Nazaré Marta M. C. Lazarone
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Plano de Ensino Plano de aula
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
Projeto de reforço de Matemática
Evasão em Cursos A Distância.
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE Rafaela de Oliveira Koike Iniciação Científica.
CURSO LINUX EDUCACIONAL Alunas:Claudete Januário Oliveira e Neiva Oliveira Frühauf Professoras:Liane Maria Ana Virgínia.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Escola é o lugar de gente
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
Dominando as práticas pedagógicas
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
Apresentação.
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Especialização Lato Sensu em Gestão Participativa em Educação
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Estágio Supervisionado
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
Universidade Anhembi Morumbi Índice de Satisfação Discente ISD – 2007/01.
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1 Metodologia de Ensino, de Avaliação, e Programa do Curso Marcelo d’Amorim Teste de Software.
PLANO DE ENSINO Engenharia de Software
PLANO DE ENSINO Desenvolvimento de Sistemas
1 INOVAÇÕES METODOLÓGICAS E NOVAS FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA Centro Técnico Científico Departamento de Engenharia Elétrica PUC-Rio Mauro.
Registro Digital da Experiência PROJETOPROFISSÕES.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
PLANO DE ENSINO Projeto de Sistemas Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Mestrando em Ciências da Computação.
CURSO LINUX PROFESSORAS: ANA VIRGÍNIA LIANE MARIA.
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
Diagnóstico do Curso de História 2º. Semestre Avaliação das Disciplinas.
Universidade Federal de Itajubá
Plano de Ensino Plano de aula
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Universidade Metodista de Piracicaba Piracicaba 14 de maio de 2015.
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Inclusão Social de Pessoas Portadoras de Deficiência no Mercado de Trabalho Lídia Moral P. de Oliveira 1, Patrícia Barbosa da Rocha 1, Jerônimo Rafael.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
METODOLOGIA. Nosso sistema de ensino tem como propósito desenvolver no aluno habilidade comunicativa, que é resultado da interação em situações reais.
COORDENAÇÃO UCA PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO.
Docente: Dr. Arthur Vianna
 3° Ano: - aulas matutinas (7:30 – 12:40 h); quinta até 13 horas. - finalidade: preparação para os exames vestibulares, principalmente UFRGS e ENEM. COLÉGIO.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Universidade Salgado de Oliveira Curso:Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Professora:Ana Paula Diniz Arruda

Objetivos da Aula: Apresentação da disciplina; Apresentação da metodologia didática utilizada pela professora; Iniciar a discussão sobre o conceito de Energia; Relacionar a disciplina com o curso de Engenharia de Produção

Apresentação da disciplina  Fontes Alternativas de Energia  3 aulas/45 horas  Aulas dialogadas/teóricas  Apresentação dos objetivos da aula  facilitar o estudo da aula ministrada.  No final de cada aula exercícios   Em cada aula irá constar as referências utilizadas  facilitar o estudo da aula ministrada.  Material de estudo  Referências que constam no plano de ensino.  Material em slides  organização da aula ministrada e instrumento didático(Não deve ser a única fonte de estudo!!!)

Apresentação da disciplina  Material em slides será enviado no Senha:aluno10  Comunicação com a professora:(terça-feira e sexta- feira)  Chamada  O aluno não pode responder a chamada para outro colega; O aluno deve se responsabilizar pelo controle de faltas em cada disciplina;  Avaliação  Quantitativa(V1,V2,VT)  Avaliação  Qualitativa(presença,envolvimento nas atividades propostas e participação)

Apresentação da disciplina  Diante de dificuldades relacionadas a uma disciplina específica, o aluno deve procurar partilhá-las com o professor que é responsável pela mesma, prezando pela ética profissional.