PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes – Por Instituições Privadas de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Nível Médio 18/06/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Esse instrumento visa facilitar os procedimentos de inscrição de você, aluno e aluna, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A seleção é feita.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
Criação de Ofertas (turmas) e Registro de Frequência.
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
LEGISLAÇÃO EVENTOS DE CRESCIMENTO NA CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR.
Sistema de Seleção Unificada Aberta a primeira etapa de inscrição, o candidato acessa o sistema de seleção informando seu número de inscrição no Enem e.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
O valor total do semestre é referente a 6 parcelas.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Tutorial de inscrição online do PRONATEC – Cursos Subsequentes
PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
Antes de decidir, pense no estudante. Legislação e Atos Normativos de Regulação do Ensino Superior (temas selecionados)
Manual do FIES.
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem?
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Portaria DRHU – 56, de 28/09/2010 Dispõe sobre inscrições para a Prova de Avaliação e para o Processo de atribuição de classes e aulas do ano letivo de.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
O Papel das Universidades da Pesquisa no Mundo do Conhecimento
WORKSHOP DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE/BRASIL DE TODAS AS TELAS.
Orientações, Metas, Desafios, Campanhas & Mais
Pagamento via cartão de crédito
13/09/2007. PRÊMIO SESI QUALIDADE DA EDUCAÇÃO – PSQE EDIÇÃO
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Diretrizes da Governança de Treinamento e Desenvolvimento NET
ENEM 2015 Exame Nacional do Ensino Médio Foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
INTERNATIONAL CHAPLAINS ASSOCIATION
De acordo com a LDB, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio abrange tanto a habilitação profissional específica, quanto as qualificações profissionais.
Serviço de Psicologia e Orientação
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Conhecimentos bancários FIES. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
PROJETO ENEM 2014 ANO LETIVO: PROJETO ENEM 2014 Conhecendo o ENEM Testes Vocacionais CPF E RG 100% Aulões aos sábados Aulões Noturnos Plantão de.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico e profissional. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Sistema de Seleção Unificada - É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação.
RESOLUÇÃO 449/2002de 01 de agosto de 2002  Fixa normas para credenciamento e recredenciamento de instituições escolares, autorização para funcionamento.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
P REPARAÇÃO R UMO À U NIVERSIDADE ENEMENEM. A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.
P R O N A T E C. O QUE É O PRONATEC? Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº /2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Transcrição da apresentação:

PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes – Por Instituições Privadas de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Nível Médio 18/06/2013

HABILITAÇÃO Para se habilitar ao PRONATEC a Instituição de Ensino Superior deverá possuir certificado digital usando o acesso ao e-MEC, bem como seguir os passos abaixo: 1) No sistema e-MEC a mantenedora deverá acessar o link “habilitação”; 2) Selecionar para cada instituição os cursos técnicos correlatos aos superiores; 3) Assinar o termo de adesão; 4) A habilitação terá a duração de 2 anos.

OBSERVAÇÕES QUANTO À HABILITAÇÃO: 1)Para a habilitação a instituição deve possuir IGC = ou > a 3, além de CPC = ou > 3. No caso do CPC a instituição que não possua o CPC deverá possuir o CC nas mesmas condições aqui apresentadas; 2)A instituição que NÃO possuir IGC e CPC = ou > 3 não poderá participar do programa; 3)Da mesma forma do item anterior a instituição que porventura obtiver no curso do programa IGC e CPC inferiores a 3, serão desligados do programa; 4)Não serão todos os cursos do catálogo que poderão ser ofertados, o Ministério da Educação disponibilizará lista dos cursos que integrarão o programa, aproximadamente 130 (cento e trinta); 5)O Conselho Estadual não interferirá na habilitação da instituição;

ADESÃO É na adesão que a instituição informará os cursos a serem propostos.

A instituição deverá propor vagas em turmas abertas dos cursos aproveitados para oferta do PRONATEC. A ideia do MEC é de que a instituição crie o curso para o público em geral e que disponibilize vagas para o PRONATEC. PROPOSTAS DE TURMAS

OFERTA DE VAGAS A instituição deverá publicar a turma para processo seletivo que se chamará SISUTEC. O Ministério da Educação reproduz o mesmo modelo da SISU para o PRONATEC mediante seleção unificada, utilizando o ENEM como referencial. As vagas serão disponibilizadas em site na internet.

Observações para a oferta de vagas: 1)Não haverá prova, pois serão utilizados os resultados do ENEM; 2)O resultado do ENEM é prioritário e não exclusivo, pois podem existir vagas remanescentes que poderão ser aproveitadas por qualquer cidadão; 3)As vagas do PRONATEC prioritariamente deverão ser preenchidas por estudantes provenientes da rede pública de ensino ou da rede privada, desde que tenham cursado em regime integral.

INSCRIÇÕES O estudante interessado deverá se inscrever utilizando a nota do ENEM. Somente poderão se inscrever estudantes concluintes do ensino médio, por isso o programa adotou o nome de Curso Técnico Subsequente.

Observações das inscrições: 1)As inscrições serão on-line; 2)As vagas não ocupadas serão ofertadas no site do PRONATEC; 3)Haverá duas oportunidades para cada estudante participar do programa; 4)Não há mínimo nem máximo de vagas, tal disponibilização ficará à critério da instituição.

PAGAMENTO Para que a instituição receba o pagamento referente a mensalidade do aluno, haverá necessidade de confirmação do aluno e da instituição de que o curso esta sendo realizado. A intenção do MEC é de que repasse do valor será direto a instituição ofertante no prazo médio de 40 (quarenta) dias, após as confirmações. O valor do pagamento será o valor da mensalidade praticado pela instituição com base no mercado considerando-se os descontos regulares.

FIES FIES TÉCNICOFIES EMPRESA QUEM CONTRATAEstudanteEmpresa FINANCIAMENTO18 meses de carênciaCarência de 6 meses e amortização de 30 a 42 meses TAXA DE JUROS3,4 ao ano FORMA DE PAGAMENTO3 vezes o tempo do curso mais 12 meses Emissão de CFT-E (Certificados do Tesouro Nacional) OFERTANTESInstituições de Ensino e Serviços nacionais de Aprendizagem

OBSERVAÇÕES GERAIS 1)A instituição deverá estabelecer o número de alunos; 2)O PRONATEC tampouco o FIES incluem cursos de especialização; 3)A carga horário do curso será de acordo com curso disponibilizado pelo MEC e seu respectivo catálogo; 4)Cabe a instituição realizar todo o procedimento comum de criação de curso, tais como: PPC, PDI entre outros; 5)É importante salientar, que os cursos técnicos de nível médio deverão necessariamente constar do PDI da instituição.

LEGISLAÇÃO Lei N° , de 26 de Outubro de 2011 Lei Nº , de 05 de junho de 2013 Lei Nº , de 05 de junho de 2013 ; Portaria Nº 362, de 26 de Abril de 2013Portaria Nº 362, de 26 de Abril de 2013; Portaria N° 168, de 07 de março de 2013 Portaria N° 168, de 07 de março de 2013 ; Portaria N° 161, de 06 de março de 2013 Portaria N° 161, de 06 de março de 2013 ; Portaria N° 160, de 05 de março de 2013 Portaria N° 160, de 05 de março de 2013 ; Medida Provisória n.º 606, de 18 de fevereiro de 2013.