CD - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: CUIDANDO E PROMOVENDO A SAÚDE DA CRIANÇA Daniele da Silva Macêdo 1 Pâmela Katherine Nelson Campero 1 Cecília Olívia.

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Transcrição da apresentação:

CD - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: CUIDANDO E PROMOVENDO A SAÚDE DA CRIANÇA Daniele da Silva Macêdo 1 Pâmela Katherine Nelson Campero 1 Cecília Olívia Paraguai Oliveira 1 Dayara Alves Ferro 1 Maiana Maria de Lima Dantas 1 Leonardo Moura Ferreira de Souza 1, 2 Nadja da Sá Pinto Dantas Rocha1 ,2 1.UFRN 2. HOSPED/Departamento de Pediatria Trabalho de Iniciação Científica Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-Infantil Instituição de fomento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL UFRN/PROGRAD/PROPESQ/PROEX No 02/2009) INTRODUÇÃO O acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (CD) deve abordar todos os aspectos da integralidade do cuidado da criança, com ênfase na e é de fundamental importância para a promoção à saúde e prevenção de agravos, pois identifica situações de risco e busca atuar de forma precoce no seu processo de saúde e doença. O presente estudo teve como objetivo qualificar a prática do CD nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por iniciativa de médicos pediatras e estudantes da graduação, promovendo tanto o acompanhamento das crianças, quanto a educação aos familiares na orientação aos cuidadores como também ao aleitamento exclusivo, alimentação, vacinação, avaliação nutricional, prevenção de cárie e higiene, na perspectiva do cuidado integral. MÉTODOS O projeto foi desenvolvido na Unidade de Saúde Familiar Comunitária (USFC) através da busca ativa e exercício do cuidado de crianças na faixa etária de 0 a 2 anos, bem como da educação em saúde através do diálogo e da divulgação através de panfletos informativos. As consultas foram agendadas no Livro de Marcação do CD. Construiu-se um prontuário específico contendo a ficha para registro da 1ª consulta e das evoluções para cada criança. Durante as consultas, aferiu-se: peso, altura e perímetro cefálico, sendo todos registrados em gráficos padronizados pela OMS. O desenvolvimento psicomotor das crianças foi avaliado utilizando marcos através de brinquedos destinados a averiguar a aquisição de novas habilidades. Ao final do 1º ano de vida, as crianças receberam o Certificado Criança Saudável (Figura1) por terem cumprido as seguintes metas: aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, introdução correta da alimentação complementar, cartão vacinal atualizado, realização do teste do pezinho, uso de suplementos, e freqüência regular as consultas do CD. RESULTADOS E DISCUSSÃO Tabela 1: Amostra Faixa etária (meses) Número de crianças Porcentagem 0 - 6 22 37,93% 6 - 12 19 34,48% 12 - 18 17 27,59% Figura 1: Certificado Criança Saudável Tabela 3: Antecedentes Neonatais Medidas Menor Maior Média Peso 2.025g 4.100g 3.146,93g Estatura 43 cm 52 cm 48,33cm Perímetro Cefálico 31 cm 38 cm 34,4 cm Tabela 2: Antecedentes Gestacionais Tabela 4: Aleitamento Pré-Natal 6,57 consultas Intercorrências na gravidez 65,52% sem complicações 34,48% Doença Hipertensiva Depressão pós-parto Infecção urinária Tipo de Parto 60,34% Eutócico 36,21% Cesariana 3,45% Fórceps Tipo de Leite Materno - 82,76% - (48 crianças) Artificial - 17,24% - (10 crianças) Aleitamento Materno exclusivo - 27.59% Materno predominante - 1,72% Complementado - 46,55% Parcial - 6,90% RESULTADOS E DISCUSSÃO Das 48 crianças acompanhadas, a maioria, 72%, era menor de um ano, com os seguintes antecedentes gestacionais maternos: 65,52% das mães sem intercorrências na gravidez, realizaram em média 6,57 consultas no pré-natal, e, 60,3% com parto eutócico. A média do peso neonatal foi de 3.146,93g, a estatura, de 48,33cm e, o perímetro cefálico de 34,4 cm. CONCLUSÕES A predominância do aleitamento materno exclusivo nas crianças na faixa etária de até 6 meses pôde ser observado em 16 das 22 crianças desta faixa etária (72,7%), representando um excelente índice de amamentação. Analisando o contexto do universo das crianças, (n= 22) estava entre zero e 6 meses de vida representando 38% da amostra. Já as que se encontram na faixa entre 6 e 18 meses, verificou-se o aleitamento complementado, período em que é plenamente justificável esta forma de amamentação. Nesta faixa etária, havia 36 crianças, perfazendo 62% da amostra total (n= 58). Isto sem sombra de dúvidas reflete toda a política de incentivo ao aleitamento materno, sendo esta política um dos pilares do projeto do CD desenvolvido na USFC. Este estudo proporcionou uma reflexão crítica acerca da possibilidade de prevenção de enfermidades infantis através da intervenção do programa no acompanhamento das crianças desde os primeiros anos de vida. Avaliando situações de risco e promovendo um cuidado e crescimento saudável na infância de uma área de risco. Figura 2: CD na USFC REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Criança. Fundamentos técnico-científicos e orientações práticas para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Parte 1: crescimento. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. BRASIL, Ministério da Saúde. Assistência integral à saúde da criança: ações básicas. Brasília, 1984. NÓBREGA, Fernando José. Antropometria, patologias e malformações do recém-nascido brasileiro e estudos de associação com algumas variáveis maternas. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 59, n. 2, p. 6-114, 1985. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Complementary feeding of young children in developing countries: a review of current scientific knowledge. Geneva: World Health Organization, 1998.