Prof. Dr. Edison O de Jesus.  Assuntos desta aula  Introdução ao curso  Atividades básicas.

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Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Edison O de Jesus

 Assuntos desta aula  Introdução ao curso  Atividades básicas

Prof. Dr. Edison Oliveira de Jesus Instituto de Matemática e Computação Laboratório de Visão Computacional Aplicada

Prof. Dr. Edison O de Jesus  Instituto de Matemática e Computação  Laboratório de Visão Computacional Aplicada  Engenheiro Eletricista pela EFEI – Escola Federal de Itajubá  Mestre em Ciências – área de Sistemas Elétricos de Potencia pela EFEI  Doutor em Controle e Automação nas áreas de Visão Computacional e Computação Gráfica – pelo RPI - Rensselear Polytechnic Institute – NY – USA  Áreas de atuação: linguagens de programação, estrutura de dados, computação gráfica, visão computacional, criptografia, etc.  Prof. Titular na UNIFEI – área de Computação Gráfica

O curso  Tipo de aulas  Apresentação de slides  Avaliação  2 notas bimestrais ( 70% de prova escrita )  1 prova substitutiva  Trabalhos individuais nas aulas práticas ( 30% da nota bimestral )

Datas Importantes  Consultar a página do professor

Consultar a página do professor

OBJETIVO DO CURSO ? Aprender a utilizar o computador como ferramenta para a realização de tarefas automatizadas

 Mostre como fazer a operação de somar dois números quaisquer utilizando apenas uma calculadora não progra-mável.

inicio 1. Entrar com o primeiro numero; 2. Mostrar o numero dado; 3. Entrar com o segundo numero; 4. Mostrar o numero dado; 5. Somar os dois números dados; 6. Mostrar o resultado obtido; fim

 Entrar  Significa uma informação fornecida pelo usuário à máquina;  Mostrar  Significa que a maquina está mostrando uma informação ao usuá-rio;  Somar  Significa uma determinada operação, neste caso adição, realizada pela máquina.

 Suponha agora que sua calculadora tenha memória para armazenamento de valores;

inicio 1. Entrar com o primeiro numero e o armazene na memória A; 2. Mostrar o numero armazenado na memória A; 3. Entrar com o segundo numero e o armazene na memória B; 4. Mostrar o numero armazenado na memória B; 5. Somar o numero armazenado na memória A com o numero armazenado na memória B e armazene o resultado na memória SOMA; 6. Mostrar o numero armazenado na memória SOMA; fim

 Escrever de modo mais sucinto as instruções da versão 2

inicio 1. Entrar com A 2. Mostrar A 3. Entrar com B 4. Mostrar B 5. SOMA recebe A + B 6. Mostrar SOMA fim

inicio 1. Entrar com A e com B 2. Mostrar A e B 3. SOMA recebe A + B 4. Mostrar SOMA fim

 Calcular a expressão:

inicio 1. Entrar com A e com B 2. Mostrar A e B 3. NUMERADOR recebe A + B 4. DENOMINADOR recebe A – B 5. Verificar se DENOMINADOR = 0 Se sim mostrar mensagem ao usuário Se não X recebe NUMERADOR / DENOMINADOR Mostrar X fim da verificação fim

 Escrever de modo mais sucinto as instruções da versão 1

inicio 1. Entrar com A 2. Mostrar A 3. Entrar com B 4. Mostrar B 5. NUMERADOR recebe A + B 6. DENOMINADOR recebe A – B 7. Se DENOMINADOR = 0 Se sim M ostrar mensagem ao usuário Se não X recebe NUMERADOR / DENOMINADOR M ostrar X fim da verificação fim

inicio 1. Entrar com A 2. Mostrar A 3. Entrar com B 4. Mostrar B 5. NUMERADOR recebe A + B 6. DENOMINADOR recebe A – B 7. Se DENOMINADOR ≠ 0 Se sim X recebe NUMERADOR / DENOMINADOR Mostrar X Se não Mostrar mensagem ao usuário fim da verificação fim

 Fornecer vários números e mostrar o maior deles.  Suponha que a quantidade de números é conhecida e fornecida à maquina.

Inicio EEntrar com a quantidade de números e a armazene na memória qN; EEntrar com o primeiro numero e o armazene na memória N; AArmazenar na memória MAIOR o numero armazenado na memória N; MMostrar valor armazenado na memória N; RRepetir enquanto tiver números a serem fornecidos: EEntrar com o próximo numero e o armazene na memória N; MMostrar valor armazenado na memória N; VVerificar se o numero dado é o maior dentre todos os números já fornecidos, portanto, verificar se N > MAIOR SSe Sim armazenar em MAIOR o numero armazenado em N Fim da verificação Fim da repetição MMostrar valor armazenado na memória MAIOR fim

 A quantidade de números dada e armazenada em qN deve ser relacionada ao processo de repetição.  Ou seja, como a operação: Repetir enquanto tiver números a serem fornecidos  É executada?

 No caso de sua calculadora, voce o usuário, é o responsável pela interação entre o seu aplicativo e sua maquina, ou seja, enquanto voce desejar vai fornecendo valores à maquina e esta vai executar o aplicativo de obter o maior dentre os números fornecidos.  Como representar esta ação numa atividade programada?

Inicio 1. Entrar com qN 2. Mostrar qN 3. Entrar com VALOR 4. Mostrar VALOR 5. MAIOR recebe VALOR esta solução não está 6. CONT recebe 0 correta devido ao uso 7. Repetir Enquanto CONT < qN da memoria CONT VVerificar Se VALOR > MAIOR Se Sim, MAIOR recebe VALOR fim da verificação EEntrar com VALOR MMostrar VALOR CCONT recebe CONT fim da repetição 9. Mostrar MAIOR fim

Inicio 1. Entrar com qN 2. Mostrar qN 3. Entrar com VALOR 4. Mostrar VALOR 5. MAIOR recebe VALOR 6. CONT recebe 1 7. Repetir Enquanto CONT < qN: EEntrar com VALOR MMostrar VALOR VVerificar Se VALOR > MAIOR Se Sim, MAIOR recebe VALOR fim da verificação CCONT recebe CONT fim da repetição 9. Mostrar MAIOR fim

Dado: qN = 5 Dado: VALOR = 30 MAIOR = 30 CONT = 1 CONT < 5 portanto: Dado: VALOR = 4 CONT = 2 CONT < 5 portanto: Dado: VALOR = 49 MAIOR = 49 CONT = 3 CONT < 5 portanto: Dado: VALOR = 10 CONT = 4 CONT < 5 portanto: Dado: VALOR = 25 CONT = 5 CONT = 5 portanto: MAIOR = 49

 Fornecer vários números e mostrar o maior deles.  Suponha que a quantidade de números NÃO é conhecida.

 Neste caso, não se pode fornecer a quantidade de números, pois esta quantidade não é conhecida.  Como proceder?

Inicio 1. Entrar com VALOR 2. MAIOR recebe VALOR 3. Repetir Enquanto VALOR ≠ 999: MMostrar VALOR VVerificar Se VALOR > MAIOR Se Sim, MAIOR recebe VALOR fim da verificação EEntrar com VALOR fim da repetição 4. Mostrar MAIOR fim

Dado: VALOR = 30 MAIOR = 30 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 10 MAIOR = 30 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 20 MAIOR = 30 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 39 MAIOR = 39 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 15 MAIOR = 39 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 5 MAIOR = 39 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 49 MAIOR = 49 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 10 MAIOR = 49 VALOR ≠ 999 Dado: VALOR = 999 MAIOR = 49 VALOR = 999 MAIOR = 49

 Fornecer vários números e:  mostrar o maior deles.  Calcular a média aritmética dos números dados.

Inicio EEntrar com N MMAIOR recebe N CCONT recebe 0 SSOMA recebe 0 RRepetir Enquanto N ≠ 999: MMostrar N SSOMA recebe SOMA + N VVerificar Se N > MAIOR Se Sim, MAIOR recebe N fim da verificação EEntrar com N CCONT recebe CONT + 1 fim da repetição MEDIA recebe SOMA / CONT MMostrar MAIOR MMostrar MEDIA fim

Dado: N = 30 MAIOR = 30 SOMA = 0 CONT = 0 N ≠ 999 SOMA = 30 MAIOR = 30 Dado: N = 10 CONT = 1 N ≠ 999 SOMA = 40 MAIOR = 30 Dado: N = 20 CONT = 2 N ≠ 999 SOMA = 60 MAIOR = 30 Dado: N = 39 CONT = 3 N ≠ 999 SOMA = 99 MAIOR = 39 Dado: N = 15 CONT = 4 N ≠ 999 SOMA = 114 MAIOR = 39 Dado: N = 5 CONT = 5 N ≠ 999 SOMA = 119 MAIOR = 39 Dado: N = 49 CONT = 6 N ≠ 999 SOMA = 168 MAIOR = 49 Dado: N = 10 CONT = 7 N ≠ 999 SOMA = 178 MAIOR = 49 Dado: N = 999 CONT = 8 N = 999 MAIOR = 49 MEDIA = 178 / 8 = 22.25

Inicio EEntrar com N MMAIOR recebe N CCONT recebe 0 SSOMA recebe 0 RRepetir Enquanto N > 0: MMostrar N SSOMA recebe SOMA + N VVerificar Se N > MAIOR Se Sim, MAIOR recebe N fim da verificação EEntrar com N CCONT recebe CONT + 1 fim da repetição MEDIA recebe SOMA / CONT MMostrar MAIOR MMostrar MEDIA fim

Dado: N = 30 MAIOR = 30 SOMA = 0 CONT = 0 N > 0 SOMA = 30 MAIOR = 30 Dado: N = 10 CONT = 1 N > 0 SOMA = 40 MAIOR = 30 Dado: N = 20 CONT = 2 N > 0 SOMA = 60 MAIOR = 30 Dado: N = 39 CONT = 3 N > 0 SOMA = 99 MAIOR = 39 Dado: N = 15 CONT = 4 N > 0 SOMA = 114 MAIOR = 39 Dado: N = 5 CONT = 5 N > 0 SOMA = 119 MAIOR = 39 Dado: N = 49 CONT = 6 N > 0 SOMA = 168 MAIOR = 49 Dado: N = 10 CONT = 7 N > 0 SOMA = 178 MAIOR = 49 Dado: N = -1 CONT = 8 N < 0 MAIOR = 49 MEDIA = 178 / 8 = 22.25

 Percebe-se pelos exemplos apresentados que todas estas atividades podem ser automatizadas.  O objetivo do curso é apresentar técnicas que auxiliam nesta automação, utilizando para isto computadores.

Fim da Apresentação