ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Samuel Lima Picanço.

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Transcrição da apresentação:

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Samuel Lima Picanço

O que é projeto de pesquisa? O projeto de pesquisa é um texto em que você define e apresenta, com detalhes, o planejamento do caminho que seguirá na execução de uma investigação científica, e, com isso, na elaboração de um novo conhecimento científico.

APRESENTAÇÃO DOS ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA Capa Folha de rosto Sumário Apresentação do tema e Justificativa Delimitação do Problema Hipóteses Objetivos Fundamentação Teórica Cronograma Referências

CONCEPÇÕES E PRÄTICAS NA GESTÃO AMBIENTAL CAPA 3 cm REGINALDO AMABIS 3 cm 2 cm CONCEPÇÕES E PRÄTICAS NA GESTÃO AMBIENTAL DA EMPRESA FLORAL BELÉM 2005 2 cm

CONCEPÇÕES E PRÄTICAS NA GESTÃO AMBIENTAL FOLHA DE ROSTO 3 cm REGINALDO AMABIS 3 cm 2 cm CONCEPÇÕES E PRÄTICAS NA GESTÃO AMBIENTAL DA EMPRESA FLORAL BELÉM 2005 2 cm Projeto de Iniciação Científica apresentado ao Instituto de Ensino Superior de Belém, sob a orientação de Carlos Alberto da Silveira.

SUMÁRIO O Sumário deve conter o esquema com os títulos e subtítulos do estudo realizado. Os títulos e subtítulos devem ser colocados em ordem, junto com a indicação da página inicial correspondente, com espaço simples entrelinhas.

SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO DO T EMA E JUSTIFICATIVA...........................................04 2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA.......................................................................06 3 HIPOTESE..............................................................................................................07 4 OBJETIVOS...........................................................................................................08 4.1Objetivos Gerais..................................................................................................08 4.2 Objetivos específicos..........................................................................................08 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..........................................................................09 6 METODOLOGIA...................................................................................................12 7 CRONOGRAMA....................................................................................................13 8 REFERÊNCIAS......................................................................................................15

1 APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA Ao redigir precisa deixar claro qual é o objeto de estudo. Apresentar o tema e escrever as razões que o levaram a investigar tal temática, mostrando sua importância. Mostrar o valor e o significado da pesquisa. Apresentar as razões que justifiquem a relevância científica (contribuição para o conhecimento da sua área profissional) e a relevância social / técnica (contribuição prática para sua área profissional). Neste texto é recomendada à elaboração de idéias próprias, por isso evite citações de outros autores. Dica: Seu texto precisa responder duas questões principais: - O que será pesquisado? - Por que é relevante, socialmente e cientificamente, esta pesquisa?

2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA Descreve o estado atual do problema de investigação. Faz uma análise crítica sobre a problemática dentro da qual o objeto de estudo está inserido. A partir desse texto, formulá-se a questão problema. Questão Problema - Mola propulsora de toda sua pesquisa Depois de definido o tema: Definição de uma questão a ser respondida através de uma hipótese; Será confirmada ou negada pelo trabalho de pesquisa.

Observe os exemplos de Questões - Problemas: Quais estratégias motivacionais são desenvolvidas na empresa Nativa, para promoção dos seus colaboradores e como se classificam nas teorias de gestão administrativa? Quais são as dificuldades encontradas pelas empresas têxteis de Belém para o desenvolvimento de atividades de responsabilidade social? Como gestores e colaboradores da empresa Nativa percebem os climas éticos nas relações de trabalho? Qual é o perfil do trabalhador de telemarketing em Belém? Quais são as dimensões a serem consideradas pelas organizações que desejam implementar o telemarketing em Belém?

Dica: GIL (2002) aponta algumas recomendações na elaboração da questão-problema de pesquisa: Formular a Questão-problema a partir de uma pergunta; A pergunta deve ter dimensão viável; A pergunta deve ser elaborada com clareza, os termos adotados precisam ser esclarecidos ao leitor para evitar confusões conceituais; A pergunta deve ser precisa, é necessário delimitar o campo de investigação.

3. HIPÓTESES É a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema. Exemplo: Tema: Reconhecimento facial em telefonia móvel. Problema: Qual a relação custo x performance do reconhecimento facial em telefonia móvel? Hipótese: A relação custo x performance encoraja o reconhecimento facial em telefonia móvel. Dica: Segundo Lakatos e Marconi (2000) é importante considerar na elaboração: - a relevância - o apoio teórico (ser baseado em teorias) - a consistência - a clareza - a profundidade e a originalidade

Tema: Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores. Problema: Como se deu a formação e o desenvolvimento profissional dos formadores de professores do Departamento de Matemática na UFPa? Hipótese: Os indícios sobre o desenvolvimento profissional do formador podem ser encontrados no próprio processo de realização do trabalho docente, sobretudo quando reflete sobre o mesmo,produz e participa de projetos de melhoria do ensino e busca soluções para os problemas que encontra.

Tema: Narrativas do percurso de escolarização e formação continuada de professores Problema: Quais as implicações estabelecidas entre as narrativas do percurso de escolarização e o processo de formação (continuada) de professores? Hipótese: A construção de relatos autobiográficos pode oportunizar aos professores em processo de formação continuada falar/ouvir e ler/escrever sobre suas experiências, podendo levar os professores a compreenderem como se constituíram profissionalmente, descortinando, assim, possibilidades de formação.

Tema: Dificuldade de aprendizagem na língua portuguesa. Problema: Que dificuldades apresentam os alunos da 7ª e 8ª classe da escola Nossa Senhora da Conceição, na aprendizagem língua portuguesa no ensino de adulto? Hipóteses: Os alunos com maior dificuldade na Língua Portuguesa são os que tiveram, como sua língua materna, as línguas nacionais.O fato de serem trabalhadores, estudantes e chefes de família. Estes fatores contribuem para as dificuldades de aprendizagem na Língua Portuguesa.

Tema: As contribuições da Geografia para a educação ambiental e o Projeto Protetores da Vida nas unidades escolares João Pereira Martins Neto e Maria Pinho. Problema: Qual a contribuição do ensino de Geografia para a construção da educação ambiental no ensino fundamental a partir do projeto "Protetores da Vida“? Hipótese: A identificação dos elementos do processo de ensino-aprendizagem da Geografia, pode promover uma conscientização ambiental e uma maior sensibilização na comunidade escolar, possibilitando ações, experiências e decisões voltadas para a apreensão de referências básicas sobre a questão ambiental.

Tema: Fatores que intervêm no aumento da criminalidade no seio da juventude no município de Belém, Pará. Problema: Quais são os fatores que intervêm no aumento da criminalidade praticada pela juventude do município de Belém? Hipótese: O fator econômico e social, a pobreza, o desemprego, a instabilidade da comunidade, o consumo de drogas e do álcool, a desagregação familiar, o abandono escolar e o desrespeito as normas sociais estão na base da delinqüência juvenil em Belém.

4. OBJETIVOS Apresenta o fim que pretende atingir a partir da pesquisa, como meta de uma contribuição para a realidade investigada. O objetivo é formulado em duas categorias: Geral e Específicos. Objetivo Geral Define o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa. O objetivo geral precisa estar em sintonia com a questão problema da pesquisa. Os objetivos devem iniciar com verbos no modo infinitivo. Confira o exemplo:

Questão Problema: Quais estratégias motivacionais são desenvolvidas na empresa Nativa para promoção dos seus colaboradores e como se classificam nas teorias de gestão administrativa? Objetivo Geral: Identificar as estratégias motivacionais que são desenvolvidas na empresa Nativa para promoção dos seus colaboradores e interpretá-las a partir dos fundamentos teóricos de gestão em Administração. Dica: Os objetivos precisam ser formulados para responder a questão: - Para que será feita esta pesquisa?

Objetivos específicos Apresenta os objetivos que darão garantia para realização do objetivo geral da pesquisa. Silva e Menezes (2001) citam exemplos de verbos usados na formulação de objetivos: Para determinar estágio cognitivo de conhecimento: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar, etc. Para definir estágio cognitivo de compreensão: identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, especificar, etc. Para definir estágio cognitivo de aplicação: aplicar, demonstrar, empregar, manipular, usar, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir, etc.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Apresenta o referencial teórico que dará sustentação às idéias do pesquisador e, principalmente, contribuir para interpretar os dados coletados na pesquisa. A partir das interpretações de leituras de documentos, organiza-se um texto, relacionados ao seu objeto de estudo. Levantamento da literatura existente (livros, periódicos, Internet) sobre a temática acompanhada de análise. Este texto revela um trabalho de leitor que conjuga síntese própria com as idéias de diferentes autores.

Na redação de um texto de Fundamentação Teórica é comum fazermos menção de informações selecionadas, a partir de leituras, de outros autores. Quando se transcreve literalmente um texto ou parte dele, para ilustrar ou sustentar as idéias afirmadas no trabalho, é necessário se fazer uma citação. Dica: O texto de fundamentação teórica precisa ser elaborado, respondendo a questão: - O que foi escrito sobre o meu objeto de estudo?

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Define onde, com quem, com quantos, como será feita a pesquisa a fim de “responder” a Questão Problema e “atingir” os objetivos propostos. Esta seção, será elaborada nos seguintes tópicos: Modalidade de Pesquisa Breve texto situando a classificação da pesquisa. Juntamente com o orientador, deve-se classificar a pesquisa sempre levando em consideração a Questão Problema e a reflexão de como será o método. Existem várias formas de classificar as pesquisas, apresentaremos para você uma sugestão, segundo Andrade (2002):

Quanto a natureza dos dados: Quantitativa ou Qualitativa. Formas de classificar as pesquisas, segundo Andrade (2002): Quanto a natureza dos dados: Quantitativa ou Qualitativa. Quanto aos objetivos: Exploratória, Descritiva ou Explicativa. Quanto aos procedimentos: Bibliográfica, Documental, Experimental, Estudo de Caso, Pesquisa Participante, Pesquisa-ação, etc.

Exemplo: A pesquisa quanto à natureza será de abordagem qualitativa, pois os dados coletados serão analisados por categorias de análise do discurso. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracteriza como descritiva, uma vez que os dados coletados e analisados nos permitirão descrever as características das reuniões administrativas. Quanto aos procedimentos de investigação, a pesquisa tem o caráter documental, uma vez que a natureza das fontes investigadas serão os livros-atas das reuniões da empresa Artex no período 1970 – 1980 (ANDRADE, 2000). Dica: Consulte nossa biblioteca, você vai encontrar muitos livros de Metodologia que abordam classificações de pesquisa!

Campo de Observação Descreve o campo de observação, onde será coletado os dados para responder a Questão-Problema. Apresenta a descrição do local (a organização), a população (ou universo) investigada (suas características). Se utilizar amostra, justificar, dando os motivos da seleção e o modo como a amostra será selecionada. População (ou universo de pesquisa) é a totalidade de indivíduos que possuem as características definidas para determinado estudo. Enquanto a amostra é parte da população selecionada de acordo com uma regra (estatística) ou plano. Dica: O texto do tópico Campo de Observação precisa ser elaborado, respondendo as questões: - Onde serão coletados os dados? - Quem (população) e Quantos (amostra) serão envolvidos na coleta dos dados?

Instrumentos de coleta de dados Indica como obterá as informações necessárias para “responder” a Questão Problema de pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados mais comuns são: questionários (com perguntas abertas e/ou fechadas), entrevistas (não ou estruturadas), formulários, fichas de observação (assistemáticas ou sistemáticas, participante ou não-participante). Dica: O texto dessa seção precisa ser elaborado, respondendo a questão: - Como serão coletados os dados? Consulte livros de Metodologia que abordam os instrumentos de pesquisa, com dicas para elaboração e aplicação, bem como as vantagens ou desvantagens de cada um.

Critérios para análise dos dados Estabelece os critérios de avaliação que utilizará para tratar as informações coletadas. É a especificação de como fará a análise e a interpretação dos seus dados (por tabelas, gráficos, quadros, categorias e unidades de análise...) Dica: O texto dessa seção precisa ser elaborado, respondendo a questão: - Como serão apresentados, analisados e interpretados os dados coletados?

Descrição das etapas da investigação Descreve as etapas para realização da pesquisa. Estas etapas serão previstas no cronograma. Exemplo: Discussão do tema com orientador; Seleção de bibliografias pertinentes ao tema; Fichamento das leituras; Elaboração do questionário; Aplicação do questionário, Análise dos dados coletados; Redação do relatório final. Dica: O texto dessa seção precisa ser elaborado, respondendo a questão: - Como serão realizadas as etapas da pesquisa?

7 CRONOGRAMA Organização de um quadro em que definirá o tempo necessário para executar o projeto de pesquisa, para tanto precisa dividir o processo em etapas e indicar o tempo necessário para realização de cada uma. Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres, e outros. Dica: O texto dessa seção precisa ser elaborado, respondendo a questão: - Quando serão realizadas as etapas previstas no projeto de pesquisa?

Exemplo de Cronograma Ações / meses 6 7 8 9 10 11 12 1   Ações    /     meses 6 7 8 9 10 11 12 1 Levantamento de literatura X 2 Montagem do Projeto 3 Coleta de dados 4 Tratamento dos dados 5 Elaboração do Relatório Final Revisão do texto  X Entrega do trabalho

8 REFERÊNCIAS Lista todos os documentos consultados para elaboração do projeto de pesquisa. Para cada documento existe uma norma de apresentação, você pode consultá-las no Manual de Normas IBES. Orientação para digitação:

FORMATO Papel A4, Branco, Fonte 12 para o texto e tamanho menor para transcrições longas e notas de rodapé. MARGEM Esquerda e superior 3 cm / Direita e inferior 2 cm ESPAÇAMENTO Espaço duplo para todo o texto. Espaço simples para os resumos, transcrições longas, notas de rodapé, referências bibliográficas PAGINAÇÃO Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração é a partir da primeira folha da parte textual, no canto superior direito, número arábico. ABREVIATURAS e SIGLAS Quando aparecem pela primeira vez, primeiro por extenso e depois a abreviatura ou sigla entre parênteses. ILUSTRAÇÕES FIGURAS: identificação na parte inferior seguida de seu número arábico e seu título TABELAS: identificação na parte superior seguida de seu número arábico e seu título. Devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.

Organização da Pesquisa Bibliográfica Determine as fontes de consulta: Livros (leitura corrente ou referência) Periódicos científicos: http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp Teses e dissertações: http://www.teses.usp.br/ http://libdigi.unicamp.br/document/list.php?tid=7 Anais de encontros científicos SBC 2005 : http://www.unisinos.br/_diversos/congresso/sbc2005/_dados/a nais/sbc2005.htm

Organização da Pesquisa Bibliográfica Fontes de Consulta: Internet: Mecanismos de busca Google : http://www.google.com.br Ask Jeeves: http://www.ask.com/ Miner: http://busca.uol.com.br/ Diretórios Yahoo: http://www.yahoo.com.br Grupos – listas de discussão Outros: Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page Rau-TU : http://www.rau-tu.unicamp.br/