Identificação do Panopticum de Jeremy Bentham em Indaiatuba

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

Entendendo um banco de dados
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Gerência de Núcleo de Promoção da Saúde Dia 6 de abril de 2009.
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Trabalho de Filosofia EE Dom José de Camargo Barros - Indaiatuba
Trabalho de Filosofia EE Dom José de Camargo Barros - Indaiatuba
IMRE LAKATOS Nomes: Nºs: Série: Ana 3 2 D Antonio 4 2 D Bruno 6 2 D
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Bios (vida) + ethos (conduta)
EE Dom José de Camargo Barros
A Evolução das Mídias Audiovisuais
20 anos Servindo você !.
O Homem como animal político – definição aristotélica.
SIM – Sistema Integrado de Monitoramento
Panopticum Andressa Macedo ; nº 05 __  Mariana Malumbres ; nº 29
“E.E. Dom José de Camargo Barros”
Eugenia e Eutanásia destroem a Sociedade.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Disciplina: Filosofia
A Identidade da minha Escola
E.E Dom José de Camargo Barros Trabalho de Filosofia 2ºBimestre 2012
Prof. Rudy de Barros Ahrens
Tecnologia a serviço do bem-estar
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
O Homem como animal político – definição aristotélica -O objetivo desse trabalho é demonstrar como é a vida em nossa cidade, Indaiatuba, através do nosso.
“ESCOLA ESTADUAL DOM JOSE DE CAMARGO BARROS” CAROLINE 07 DANIELA 09 DANILLO 10 ERIK 12 ICARO 17 JESSICA 18 LUCAS FELIPE 22 LUCAS JOSE 23 MAYARA 24 STEFANI.
PANOPTICUM Natália Gerônimo n° 32 Daiane S.M. Taveira n° 11 Luana L. Gozer n°24 2º ano F Prof. Gentil Gonçales Disciplina de Filosofia “Escola Estadual.
O homem como animal político – Definição Aristotélica
{ E.E.”Dom José de Camargo Barros” Objetivo do trabalho: demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Benthan.
Trabalho d Filosofia Demonstrar como cidadão como é a vida em Indaiatuba Nomes: Alison Bonassini Monteiro n°03 Ana Claudia Antunes da Silva n°04 Bruna.
Trabalho de Filosofia – Professor GENTIL
E.E. Dom José de Camargo Barros
Identificação do Panopticum de Jeremy Benthan em Indaiatuba.
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Estruturas com modelo Pan-opticum em Indaiatuba
Escola Estadual Dom José de Camargo Barros Alunos: Ayana Souza nº 02, Fernando Henrique nº11, Jackson Rodrigo nº 14, Katarine Franco nº 17, Pâmela Gomes.
E.E.’’Dom José de Camargo Carros”
- Homem como animal político
A Vida na Cidade de Indaiatuba “E.E. Dom José de Camargo Barros” Felipe Rocha n° 16 Luana Dalla Valle n° 29 Maria Beatriz n° 32 Maysa Suellen n° 31 Sérgio.
Demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Bentham. E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Carla Nº09,12,13,14,21,23.
E. E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Philosofia Série: 3º D Wellington de Souza Nº 34 Data: 23/08/2013.
E.E. Dom José de Camargo Barros O Homem como animal político – definição aristotélica. Trabalho de aprofundamento realizado na disciplina de Filosofia.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
O Problema O Cenário Atual A Solução Impacto da Solução O Cenário Futuro Produtos Desenvolvidos Demonstrações.
John Stuart Mill e os “Princípios de Economia Política”
Objetivo do Trabalho: Demonstrar como cidadão de Indaiatuba como é a vida política (vida na cidade) de Indaiatuba. Escola Estadual Dom José de Camargo.
E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Débora Fernanda Franciele Luana Lucas Bueno Lucas Guisso Luiz Raphael Nº: Serie: 3ºB Disciplina:
2° ano Professor Leandro Mauricio E.E. Santa Rita de Cássia
25/10/2013 “E.E. Dom José de Camargo Barros” Professor: Gentil Nomes: Nº Igor Augusto Fanger 17 Joyce Barbosa do Santos 22 Rodrigo Costa Holanda 38 Julia.
E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS. Evelyn n°08; Karine n°16; Stephani nº32 Thais n°33; Aline n°44; Daniele n°45. 3°G Professor : Gentil - Filosofia O objetivo.
E.E. DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS Filosofia 3ºD Bianca Steffen Simes nº05 Larissa Castro nº16 02/09/2013.
O homem como animal político – definição aristotélica.
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
Tema: O homem como animal política E.E. Dom José de Camargo Barros Amanda Rodrigues, 02 Ana Maria, 04 Brenda Oliveira, 05 Caroline Rodrigues, 08 Douglas.
PPA – PLANO PLURIANUAL O PPA é um instrumento de planejamento O PPA (Plano Plurianual) é um plano que se estende por 4 anos. LDO LOA.
O homem como animal político – Definição Aristotélica
E.E. Dom José de Camargo Barros Filosofia – Prof. Gentil Gonçales Filho Bruna Ferraz, nº. 10; Bruna Lima, nº. 11, Evilyn Freire, nº. 18; Geovanna Giusti,
Tema: O Homem como animal político – definição aristotélica
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
E. E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Philosofia Série: 3º D Wellington de Souza Nº 34 Data: 23/08/2013.
MICHEL FOUCAULT.
Olá, você conhece os seus funcionários? Sabe quem esta entrando em sua instituição? Acompanha a frequência de professores? Passa confiança para os responsáveis.
E.E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes dos.
Trabalho de Geografia A urbanização.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
Escola: E. E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Filosofia, Professor Gentil Nomes e Números: Leticia Chiba nº 19 Mikaely Shelyston nº 27 Mikaely Shelyston.
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba, disciplina de Filosofia TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007 Pitágoras de Samos Nomes: Camila nº06.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
Transcrição da apresentação:

Identificação do Panopticum de Jeremy Bentham em Indaiatuba E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Isabella Oliveira,Leticia Rodrigues,Juliana Guimaraes e Sara Manzano Série:2 C Nº:15,19,23,36 Disciplina: Filosofia Professor: Gentil Gonsalves Filho

O Panopticum Elaborado em 1787, o princípio panóptico de Bentham representa um marco no “desenvolvimento de um conceito funcional de espaço” em arquitetura. Não se restringindo aos edifícios de prisão, o princípio é antes de mais nada um esquema lógico de distribuição e controle de corpos no espaço. É aplicável, segundo seu próprio idealizador, a qualquer situação em que pessoas devam ser vigiadas ininterruptamente: fábricas, escolas, hospitais, hospícios e prisões.

O conceito é facilmente aplicado quando paramos para observar os sistemas de vigilância cada vez mais utilizados – e procurados – em nossa cidade, mas que passam desapercebidos no dia-a-dia.

Em algumas escolas particulares o monitoramento online de seus filhos através de câmeras instaladas em sala de aula e um banco de dados que permite acompanhar suas atividades em tempo real, hoje já é uma realidade entre os pais de nossa cidade.

O controle não se restringe apenas a locais ‘fechados’; ele vai desde locais com grande aglomeração de pessoas – como praças e parques – a ruas e avenidas menos movimentadas.

O serviço de segurança publica tem feito grandes progressos com a ajuda das redes de monitoramento, diminuindo o número de crimes na cidade.

Mas tanto controle assim ainda assusta grande parte da população, que tem se mostrado desconfortável com tais estruturas “que tudo vêem”.

O que não impede o aumento de seu uso nos mais variados estabelecimentos, tanto para segurança do proprietário como para o próprio cliente.

Nossa cidade ainda conta com o COI (Centro de Operações e Inteligência), um sistema que vigia a cidade 24 horas por dia monitorando as ruas, avenidas e comércios centrais. O espaço e todos os seus mecanismos transformam-se em meio de se instaurar uma situação extrema, na qual pessoas devem sentir-se constantemente vigiadas, mesmo quando isso de fato não ocorra. O espaço adquire, assim, uma autonomia jamais vista. É um instrumento preciso onde todas ações estão programadas, vigiadas. “O Panóptico é o modelo do mundo utilitarista”, afirma Miller.

Referencias Bibliograficas. Imagens: http://www. gm. indaiatuba. sp Referencias Bibliograficas .Imagens: http://www.gm.indaiatuba.sp.gov.br/coi/galeria_fotos.php http://portal.metropolejornal.com.br/noticiadetalhe/1591/Mulheres_que_furtavam_em_shopping_sao_investigadas http://www.cidadaopg.sp.gov.br/portal/atualidades/exibir/590 http://tvsolcomunidade.com.br/site/?p=85 http://www.pdt.org.br/index.php/noticias/indaiatuba-entra-para-ranking-de-cidades-americanas-do-futuro http://joseames.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html .Textos: http://joseames.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html http://m3arquitetura.com.br/textos/AGOSTINI,%20Flavio.%20Ampliacao%20de%20uma%20prisao%20panoptica.pdf http://www.macjorge.pro.br/pdfs/aulas/psicopatologia_geral/Philippe_Pinel.pdf