CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Programa Bolsa Família
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
PLANO DE GESTÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
O que é o conselho? O conselho é uma representação do povo, que tem a finalidade de participar, junto ao Poder Público, lutando pelos interesses das coletividade.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Ministério da Cultura.
Economia Solidária: Conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão.
MÓDULO III: ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL SARAH ARAÚJO DE LUCENA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Arte e cultura Núcleo de Educação Básica Núcleo de Ciências e.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Finanças Solidárias e Desenvolvimento Rural Sustentável
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 110, CEP: FONE: /
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: FONE: /
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS.
ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DE LAGOA DE DENTRO RUA DO COMÉRCIO, Nº 703, CENTRO, CEP: , LAGOA DE DENTRO, PARAÍBA. SITE:
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Economia Solidária: Outra economia acontece
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: FONE: /
HISTÓRIA E MISSÃO DA CAIXA Preparatório concurso CAIXA - ABRIL/2012.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS PESQUISA CENSITÁRIA DA POPULAÇÃO.
São serviços financeiros e bancários gerenciados pela comunidade, fazendo com que estes serviços além de mais acessíveis sejam um instrumento de organização.
Bancos Comunitários UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Apoio:.
Política de Crédito UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Transcrição da apresentação:

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO O Centro Popular de Cultura e Comunicação, denominado também pela sigla (CPCC), nasceu em 17 de Agosto de 2005, da união de várias organizações da própria Comunidade São Rafael e que resolveram se unir para solicitar a concessão da Rádio Comunitária Fala Garotada, hoje Rádio Comunitária Voz Popular. Hoje ela é uma associação sem fins lucrativos, formalizada que atua sem discriminação de raça, cor, sexo, ideologia político partidária, condição social e econômica, religião, opção sexual nas relações sociais, tem sua área de abrangência no Bairro Castelo Branco e bairros adjacentes.

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL DIRETORIA EXECUTIVA CONSELHO FISCAL ASSOCIADOS ASSOCIADO ASSOCIATIVO FUNDADOR EFETIVO

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO COMUNIDADE SÃO RAFAEL 60 ANOS 70% DE TRABALHADOR@S 29 ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS 9 INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS 3.500 HABITANTES APROXIMADAMENTE 500 RESIDÊNCIAS APROXIMADAMENTE 05 EQUIPAMENTOS GOVERNAMENTAIS

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO ENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA VOZ POPULAR CONSELHO COMUNITÁRIO Responsável por mobilizar o Conselho Comunitário e acompanhar a grade de programação da Radcom Voz Popular DIRETOR(A) DE OPERAÇÕES Responsável pela grade de programação da Radcom Voz Popular

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA VOZ POPULAR

ESPAÇOS DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA DA RADCOM VOZ POPULAR CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA VOZ POPULAR ESPAÇOS DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA DA RADCOM VOZ POPULAR Atualmente a RADCOM VOZ POPULAR, Participa da Coordenação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária Paraíba (ABRAÇO-PB), desde 2010.

Realizado desde 2006 ANIVERSÁRIO DA RÁDIO COMUNITÁRIA VOZ POPULAR CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA VOZ POPULAR ANIVERSÁRIO DA RÁDIO COMUNITÁRIA VOZ POPULAR Realizado desde 2006 Surgiu da vontade dos membros do CPCC de promover um evento que mostrasse as ações que a rádio desenvolve na Comunidade São Rafael.

O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA? CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA? É o conjunto das atividades de produção, prestação de serviços, distribuição, comercialização, consumo e crédito para geração de trabalho e renda baseado no trabalho coletivo, na cooperação, na solidariedade, na autogestão, na sustentação econômica, na sustentabilidade ambiental e nas diversas formas de compartilhamento, buscando o benefício social e cuidado com o meio ambiente.

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PADARIA COMUNITÁRIA SÃO RAFAEL SURGIU COMO GRUPO PRODUTIVO EM 2006 Atualmente conta com jovens e adultos na produção de pães, bolos e outros produtos.

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PADARIA COMUNITÁRIA SÃO RAFAEL

BANCO PALMAS Conjunto Palmeiras, Fortaleza-CE CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO BANCO PALMAS Fundado em 1998 Lastro inicial de R$ 2.000,00 Conjunto Palmeiras, Fortaleza-CE

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO 8 1 37 2 3 10 7 2 3 2 2 1 3 1 3 1 5 51 Bancos Comunitários 2009 105 Bancos Comunitários 2015

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO 01 01 03 01 03 Bancos Comunitários João Pessoa (São José, São Rafael, Muçumagro) 01 Banco Comunitário Lagoa de Dentro 01 Banco Comunitário Zabele 01 Banco Comunitário Remígio Discussão

De mãos dadas, construindo uma nova economia CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO LOGO DO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO ÁRVORE DO ABRAÇO De mãos dadas, construindo uma nova economia

MOEDA SOCIAL ORQUÍDEA CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO MOEDA SOCIAL ORQUÍDEA CADA MOEDA, FAZ O RESGATE HISTÓRICO DA COMUNIDADE

Coordenador Conselho Gestor ORGANOGRAMA DO BCD JARDIM BOTÂNICO CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO ORGANOGRAMA DO BCD JARDIM BOTÂNICO Conselho Gestor Responsável por definir a política de crédito do BCDJB Conselho de Avaliação de Crédito Responsável por avaliar os créditos solicitados ao BCDJB Coordenador Responsável por coordenar todas as ações de finanças solidárias desenvolvidas pela instituição Agentes de crédito Representante da entidade gestora Representante dos comerciantes Representante dos moradores Representante dos agentes de crédito Responsáveis pela operacionalização do BCDJB

POLÍTICA DE CRÉDITO EM O$ (ORQUÍDEA) CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO POLÍTICA DE CRÉDITO EM O$ (ORQUÍDEA) CRITÉRIOS LINHA DE CRÉDITO CONSUMO ALIMENTOS, REMÉDIOS E GÁS. Ser morador da comunidade no mínimo há 1 ano; Ser maior de idade; Não estar inadimplente; Não ter residente na mesma casa inadimplente; Não ter crédito em andamento; Apresentar todas as informações exigidas pelo BCDJB para justificar o pedido de empréstimo; Ter renda familiar. VALOR ATÉ O$ 100,00 PARCELAS ATÉ 4 VEZES

COMERCIANTES CONVENIADOS CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO COMERCIANTES CONVENIADOS FUNDAMENTAIS PARA FAZER A MOEDA SOCIAL ORQUÍDEA CIRCULAR

BCD JARDIM BOTÂNICO CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO BCD JARDIM BOTÂNICO LANÇAMENTO DA MOEDA SOCIAL ORQUÍDEA Profº Dr Genauto (ITES-UFBA) Profº Dr Maurício (INCUBES-UFPB) Profº Dr Paul Singer ( Secretário da SENAES) Katiucha (Diretora Geral do CPCC) Enoque (Coordenador do Banco Comunitário) Daniel (Diretor do CPCC)

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO Primeira Moeda Social do CPCC INAUGURAÇÃO DO BANCO COMUNITÁRIO 27 DE ABRIL DE 2013 Representante do Governo do Estado Ednaldo (INCUBES-UFPB) Flávio (Agente de Crédito) Enoque ( Coordenador do Banco) Diogo (ITES-UFBA) Hildevânio (Prefeitura Municipal de João Pessoa) Daniel (Diretor do CPCC) Urna utilizada para escolha do nome do Banco Comunitário

FIB E QUESTIONÁRIOS DE PRODUÇÃO E CONSUMO LOCAL CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO FIB E QUESTIONÁRIOS DE PRODUÇÃO E CONSUMO LOCAL FIB: 50% DA COMUNIDADE MAPEAMENTO SOCIOECONOMICO: 100% DA COMUNIDADE

O QUE É UM PONTO DE CULTURA? CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PONTO DE CULTURA VOZ DA PERIFERIA O QUE É UM PONTO DE CULTURA? Surgiu como um Programa do Ministério da Cultura, após reivindicação dos movimentos sociais e hoje é um programa promove o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da consecução de convênios celebrados após a realização de chamada pública. A prioridade do programa são os convênios com governos estaduais e municipais, além do Distrito Federal, para fomento e conformação de redes de pontos de cultura em seus territórios. Atualmente, as redes estaduais abrangem 25 unidades da federação e o Distrito Federal. Já as redes municipais estão implementadas, ou em estágio de implementação, em 56 municípios.

PONTO DE CULTURA VOZ DA PERIFERIA CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PONTO DE CULTURA VOZ DA PERIFERIA PONTO DE CULTURA VOZ DA PERIFERIA POTENCIALIZOU AS AÇÕES DA RADCOM VOZ POPULAR O CPCC, foi reconhecido como Ponto de Cultura em 2013, Pela Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) e pelo Ministério da Cultura (MINC). Este reconhecimento veio por meio de um projeto aprovado no Convênio 732455/2010, que mostrava as ações que o CPCC desenvolve na Comunidade São Rafael.

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO CAFÉ DA MANHÃ COMUNITÁRIO REALIZADO DESDE 2011 Surgiu da vontade de Seu Clélio um associado do CPCC, em realizar uma confraternização entre os moradores da Comunidade São Rafael. Realizado todo primeiro domingo do ano.

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PROJETO POR UM NATAL FELIZ REALIZADO DESDE 2010 Surgiu da vontade de Wanessa Costa uma associada do CPCC, em ajudar as crianças da Comunidade São Rafael, nas noites de Natal quando não havia ação alguma para as crianças. Realizado todo dia 24 de dezembro noite na véspera de Natal.

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PROJETOS DO CPCC Reciclagem/Catadores Banco Comunitário Banco de Alimentos Ponto de Cultura Rádio Comunitária Atividades Educacionais Padaria Comunitária Quintais Solidários Cursos para Geração de Trabalho e Renda Correspondente Bancário

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PARCEIROS

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO EQUIPE CPCC DIRETORIA: Katiucha Maria (Diretora Geral) Rosangela Santos (Diretora Administrativa) José Marcos (Diretor financeiro) Daniel Pereira (Diretor de Operações) PROJETOS: Cynthia Vieira (Educadora Social) Dona Moça (Educadora Social) CONSELHO FISCAL: Clélio Paredes José Arnaldo BANCO COMUNITÁRIO: Flávio Gomes, Natália Martins e Ildenis Almeida(Agentes de Crédito) Enoque Raulino (Coordenador)

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO http://www.cpcc.webnode.com.br cpcc.org.br@gmail.com FONES: (83) 98886-6277 98854-8148 98602-3591 PORTAL DE VOZ: 2309-2123