Secretaria de Estado de Defesa Social Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade Diretoria do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos PROGRAMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Programa de Ética e Cidadania
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
A Gestão Social pode ser vista como...
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
Comissão de Educação dos Profissionais
Educação em Direitos Humanos Educação Não-Formal
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
PLANO DE GESTÃO.
Secretário Nacional de Juventude
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
Fabiano André Vergani
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos CENTROS DE ATENDIMENTO A VÍTIMAS.
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
Lígia Garcia Diniz Sandra Mara de Araújo Rodrigues Em busca da Justiça e da Paz nas experiências de Empreendedorismo Solidário através do Programa Mediação.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
No Âmbito da Assistência Social
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Projetos Comunitários Lilian Kelian
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
Apresentação institucional Junho de 2013 EQUIPE COORDENADOR GERAL Cláudio Beato, Professor Titular Dep. Sociologia/UFMG SUBCOORDENADORA Andrea Silveira,
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Justiça Restaurativa. A Justiça Restaurativa constitui-se num conjunto ordenado e sistêmico de princípios, técnicas e ações, por meio dos quais os conflitos.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
PRÊMIO FRANCO MONTORO VISA PREMIAR PROJETOS RELEVANTES DOS CONSEGS.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado de Defesa Social Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade Diretoria do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos PROGRAMA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS

Apresentação A Diretoria do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos é composta por dois programas de prevenção à violência e à criminalidade no Estado de Minas Gerais. PROGRAMA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS; PROGRAMA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS; PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS

Apresentação O Programa Mediação de Conflitos (PMC) é uma política pública territorial, que tem por objetivo empreender atendimentos em mediações de conflitos, orientações sociojurídicas, articulação e organização comunitária. Tem como público: pessoas, famílias e grupos comunitários, moradores das áreas de maior incidência da criminalidade violenta no Estado de Minas Gerais. Seu foco é prevenir fatores de riscos e possibilitar a administração de conflitos potenciais e/ou concretos, evitando que estes sejam propulsores de ações violentas e delituosas entre os participantes envolvidos. Além do fator preventivo, busca-se agregar valores ao capital social preexistente nestas áreas e promover o exercício da cidadania e a garantia dos direitos humanos.

Áreas de Atuação Atualmente o programa Mediação de Conflitos está em 24 áreas no Estado de Minas, nos Centros de Prevenção à Criminalidade dos seguintes municípios: Belo Horizonte (9) Santa Luzia (2) Ribeirão das Neves (2) Vespasiano (1) Betim (3) Contagem (1) Sabará (1) Governador Valadares (1) Montes Claros (2) Uberaba (1) Ipatinga (1)

Histórico – Programa Mediação passa a ser apoiado pelo governo do Estado, inserindo-se na SEAJDH (convênio com o Governo Federal/MJ/SENASP). Santa Lúcia, Serra e Jardim Felicidade – Decreto Estadual e Resoluções 727 e 728: institucionalização de tais espaços – SEDESE – Centros de Referência do Cidadão (3 locais) ‏ – SEDS – SPEC: 17 Núcleos com o Programa Mediação de Conflitos (em parceria com Programa Pólos – UFMG) Setembro de 2006: Supervisão metodológica, técnica e gerencial feita diretamente pela SPEC – 18 Núcleos com o PMC – 24 Núcleos com o PMC

Marco teórico Núcleo Conceitual (fundamentos teóricos): Prevenção Social à Violência e à Criminalidade Resolução Pacífica de Conflitos Acesso a Direitos Organização Comunitária Princípios e Técnicas de Mediação Eixos de Atuação (ações) Atendimentos individuais Atendimentos coletivos Projetos Temáticos e Coletivizações de Demandas Projetos Institucionais

Direitos Humanos e Cidadania Capital Social Pesquisa-ação e comunidades Redes Mistas Mobilização social e comunicação Autonomia Emancipação - Empoderamento Responsabilização A mediação a partir da perspectiva teórica adotada pelo Programa Mediação de Conflitos promove: diálogo, intercompreensão, reconhecimento de problemas comuns, solidariedade, pacificação social, participação, responsabilização e pertencimento. Marco teórico

Os mediadores  Técnicos sociais e estagiários que possuem formação em Psicologia e Direito, Ciencias Sociais, Serviço Social e outras ciências humanas.  Atendimentos e ações realizadas em duplas interdisciplinares  Capacitação continuada – encontros metodológicos periódicos e capacitação inicial;  Discussão de casos – semanal  Incentivo à pesquisa e formação – publicações, monografias, dissertações de mestrado.  Pesquisas de Avaliação de Impacto

Resultados (2005 a 2010)___ Atendimentos em Mediação e Orientação: - realização de quase 100 mil atendimentos, distribuídos em casos individuais e casos coletivos; - em 2010 foram realizados atendimento;s 67 Projetos Temáticos e centenas de Coletivizações de Demandas Mobilização e fomento à organização comunitária nas 24 comunidades onde atua, através de ações locais de mediação comunitária e da realização de projetos institucionais Avaliação positiva em pesquisas, realizadas entre 2007 e 2009 Publicação de 2 livros e uma revista, com a sistematização metodológica do Programa

Em cada território há uma história, um contexto e processos de organização comunitária que manifestam conflitos em diversos níveis, desde os mais amplos (fenômenos de exclusão, violência e de respostas sociais aos mesmos) até os níveis intrafamiliares, entre vizinhos, etc. O Programa Mediação de Conflitos é uma iniciativa de prevenção à violência e criminalidade cuja perspectiva comunitária é central, compreendendo cada conflito como reflexo de um fenômeno social de determinada comunidade/grupo. Ao focar em prevenção de fatores de risco e de conflitos potenciais e/ou concretos, busca construir uma cultura de paz e prevenir ações delituosas e de violência local. Conclusão ___

Contatos Secretário de Estado de Defesa Social Lafayette Andrada Secretário Adjunto de Defesa Social Genílson Ribeiro Zeferino Coordenadora Especial de Prevenção à Criminalidade Fabiana de Lima Leite Diretora do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos Ariane Gontijo Lopes Leandro Tel: