Economia Empresarial Fichamento das aulas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS PRELIMINARES
Advertisements

TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Política Fiscal e Déficit Público
Macroeconomia Aula 2.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória 2º Semestre
MACROECONOMIA AULA 1.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
AGREGADOS MACROECONÔMICOS E IDENTIDADES CONTÁBEIS
VISÃO GLOBAL DA MACROECONOMIA E MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
Sistema de Contas Nacionais SCN
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Instrumentos de Política Macroeconômica
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Macroeconomia Aula 4 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
Macroeconomia Aula 3 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
Macroeconomia André Nascimento.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Economia Brasileira_26/02/2007
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
MICROECONOMIA.
CONTABILIDADE NACIONAL
CONTABILIDADE NACIONAL
MACROECONOMIA.
Macroeconomia Ecológica
PRODUTO INTERNO BRUTO Bibliografia: Lanzana, Antonio Evaristo Teixeira. Fundamentos e atualidades. 3ªEDIÇÃO. EDITORA ATLAS.
Noções gerais de Economia
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
CASO 1 – AGREGADOS MACROECONÔMICOS
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Macroeconmia Estuda a determinação eo comportamento dos agregados econômicos nacionais.
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Contabilidade Nacional
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Macroeconomia ..
Sistema Econômico / Organização Econômica
Contabilidade Nacional
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
CONTABILIDADE SOCIAL Mensurar a atividade econômica e social em seus múltiplos aspectos. Sistematizar regras para a produção e a organização contínua de.
Economia e Análise de Mercado
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Mestrado Profissional em Economia PIMES - UFPE
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
DADOS MACROECONÔMICOS
A MACROECONOMIA O estudo dos fenômenos que afetam a economia como um todo Objetivo da macroeconomia – explicar o comportamento da economia: O nível da.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Mecanismos das Instituições Financeiras
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
Medindo a Renda de Uma Nação
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Macroeconomia Rafael de la Vega GESTÃO Agenda POLÍTICA FISCAL (Aula 1) POLÍTICA MONETÁRIA (Aula 2)
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Economia Empresarial Fichamento das aulas

Primeira Aula Apresentação do conceito de economia com uma ciência social. Seu objeto de estudo é a decisão do agente econômico, que pode ser um indivíduo, uma pessoa jurídica ou uma nação, e a maneira como a decisão influencia os demais. O principal problema estudado pela economia é a escassez de recursos.

Escassez As necessidades humanas são ilimitadas. As pessoas exploram as oportunidades para melhorar sua condição de vida. Os recursos são escassos, considerando que não podem satisfazer todas as necessidades humanas simultaneamente. Os principais recursos são: Terra (recursos naturais); Capital (bens de produção); Trabalho (mão-de-obra, tecnologia). Os indivíduos tomam decisões marginais quanto a quantidade de recursos vão empregar em cada necessidade a ser suprida.

Mercado Resultado da iteração econômica dos indivíduos. Mão invisível: efeito da auto-regulação do mercado econômico. Mecanismo Econômico: quando um indivíduo busca sem bem-estar pessoal, contribui para o bem-estar da sociedade em que está inserido. Falha no mecanismo econômico: situações em que o benefício do indivíduo prejudicam os demais (monopólio, oligopólio, monopsônio, etc...).

Segunda Aula Desvinculação do ato de produzir e ato de consumir.

Estudo de Caso – Habib’s Nicho de Mercado Mercado de Alimentação Comida Árabe Lazer e entretenimento Baixa renda Localização dos pontos de comercialização Integração vertical a montante Fabricação centralizada dos alimentos Comercialização do excedente Diminuição dos custos Padronização Acompanhamento de indicadores de produtividade Carro chefe – esfirra de carne - baixo preço Venda de outros produtos com maior valor agregado.

O Náufrago Pontos Principais Principais decisões: Escassez de recursos Tomada de decisão Aquisição de tecnologia e aumento de produtividade para aumento da qualidade de vida Principais decisões: O que produzir? Quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

Terceira Aula Política Econômica: Objetivos das Políticas Econômicas Atos governamentais com o intuito de influenciar a economia a atender aos seus objetivos principais. Objetivos das Políticas Econômicas Alto nível de emprego; Estabilidade de preços; Crescimento econômico; Distribuição de renda justa.

Métodos da Política Econômica Ajustar a economia por influência na Demanda Agregada Demanda agregada é a soma de: Consumo das famílias Gastos do Governo Investimentos da iniciativa privada Balança comercial (exportações – importações)

Curva da Demanda Agregada Deslocamento à Direita: D  D´ Aumento de preços e produção Deslocamento à Esquerda: D’  D Diminuição de preços e produção

Políticas Econômicas Política Fiscal Política Monetária Medidas de controle da receita (tributos) e despesa (gastos) do governo. Política Monetária Controle da quantidade de moedas em circulação, emissão de títulos públicos e controle de juros. Política Cambial e Comercial Controle sobre as variáveis do setor externo da economia. Política de Rendas Intervenção na formação de renda, como congelamento de preços, fixação de salário família ou distribuição de renda à sociedade.

Contabilidade Social Registro da atividade econômica do país. PIB – Produto Interno Bruto Um dos indicadores de economia; Mede a produção interna do país: Produção de ... ...todos os bens e serviços finais ...disponíveis ao mercado de consumo ...em uma determinada área geográfica ...em um determinado período ...pelo preço de mercado.

O PIB não Contabiliza Bens e serviços intermediários Por estarem inclusos nos finais. Atividades de difícil mensuração Como atividades ilegais ou realizadas sem valor econômico. Bens produzidos em outros períodos Como comercialização de usados. Produção em outras áreas geográficas Mesmo de propriedade de indivíduos inclusos na área estudada.

Cálculo do PIB PIB = (p1 x pm1) + (p2 x pm2) + ... + (pn x pmn) Produção de todos os bens e serviços da indústria multiplicada pelo preço de mercado. PIB = C + I + G + (X – M) = DA C = Consumo das Famílias I = Investimento das Empresas Privadas G = Gastos do Governo X = Exportações M = Importações DA = Demanda Agregada

Outros Indicadores PIL - Produto Interno Líquido PIL = PIB – DEP DEP = Depreciação PNB – Produto Nacional Bruto PNB = PIB – RLEE RLEE = Renda Líquida Enviada ao Exterior PNL – Produto Nacional Líquido PNL = PNB – DEP Custo de Fabricação(cf) x Preço Mercado(pm) PIB(cf) = PIB – II + SUB II = Impostos Indiretos SUB = Subsídios

Equilíbrio de Mercado Equilíbrio de Mercado é quando a Oferta Agregada = Demanda Agregada (OA = DA) OA > DA Recessão (Agrava-se para a Depressão) Desemprego Política: aumentar gastos públicos, consumo das famílias e investimentos, diminuição da carga tributária e das importações. DA > AO Inflação Política: diminuir gastos públicos, consumo das famílias e investimentos, aumento da carga tributária e das importações.

Crescimento Sustentável Crescimento por meio da Produtividade Fatores que influenciam a produtividade: Capital físico: bens de produção Capital Humano: mão-de-obra capacitada e especializada Recursos Naturais: existentes, disponíveis e acessíveis Tecnologia

Políticas de Crescimento Sustentável (Produtividade) Poupança e Investimento (bens de produção) Retorno decrescente Efeito de Alcance Investimento Estrangeiro Educação Infra-estrutura Estabilidade Política (direito de propriedade) Livre Comércio Pesquisa e Desenvolvimento

Estudo McKINSEY Barreiras ao crescimento econômico brasileiro Baixa Produtividade Informalidade Competição desleal Baixo crescimento Sonegação Macroeconômicas Instabilidade Cambial Serviços Públicos Ineficiência do Governo – Saúde, educação, judiciário Infra-estrutura