Leitura e escrita PALAVRAS SOLTAS Formação de Língua Portuguesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A biblioteca escolar é…
Advertisements

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
A Escrita como Processo
Programa de Ensino e Proposta Pedagógica
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO

Ser livre é… Proposta: fazer um trabalho de expressão criativa em família subordinado ao tema “Ser livre é…”, inserido na Unidade 3 – A Liberdade . O trabalho.
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
MPU -Prova Discursiva-
Prova Discursiva TRT - Curitiba.
Caderno Interfaces Curriculares
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Produção Textual.
Implementação Novos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico.
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
Descrição Descrição n.f. 1. Ato ou efeito de descrever. 2. LP Momento de pausa numa narração. 3. LP Passagem de um texto onde se faz esse momento de pausa.
Nesta apresentação foram utilizadas ilustrações de Sandra S erra e Amélie Bouvier, encontradas nas obras:
Escola Estadual Silva Dourado
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
Aferição de Regras a Nível da Expressão Escrita
Escrita e interação Aula 03
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Comunicação Empresarial COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Profa. Esp. S. Fernanda
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Carlise Inês Kronbauer
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Desenvolvimento da Consciência Fonológica
Novos Programas de Português do Ensino Básico NPPEB Didatização 1Madalena Relvão & Graça Trindade.
Desafio Pré-vestibular
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Prof. Benedito Salazar Sousa
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Etapas de uma sequência didática
Lojas de Informática & eletrônicos
Dia internacional das bibliotecas escolares
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Domínio da Leitura e Escrita
Atividades de Língua Portuguesa
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Há uma diferença entre saber o caminho e trilhar o caminho
Didática da Alfabetização
Como redigir um bom texto?
PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Oralidade
FRASE Enunciado provido de sentido: Emoções, ordens, apelos... Ex. Anoitecia/Boa noite.../ Cuidado! Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.
E mais versos para crianças
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Texto escrito: o texto expositivo
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Texto escrito: a entrevista
Texto escrito: o texto descritivo
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
LEITURA DE LIVRO – PRODUÇÃO DE TEXTO
EXPRESSÃO ORAL (Metas Curriculares – 10.º ano): 1de out. Síntese Apreciação crítica (de reportagem, de documentário, de entrevista, de livro, de filme,
Texto escrito: o diário
Modelos para o ensino da escrita. 1.Escrita Desenvolvida e Escrita em Desenvolvimento 2.Modelos da Escrita: modelo dos estádios e modelo cognitivo 3.Dois.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Leitura e escrita PALAVRAS SOLTAS Formação de Língua Portuguesa Projeto Alicerces Leitura e escrita 5.ª Sessão PALAVRAS SOLTAS Formandas: Sílvia Santos e Sandra Boieiro

1. Planificar a escrita de textos. Metas Curriculares 1. Planificar a escrita de textos. - Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as e hierarquizando-as; 2. Redigir corretamente. - Escrever com correção ortográfica e de pontuação; - Usar vocabulário adequado e específico dos temas tratados no texto; - Redigir textos, utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequados: retomas nominais e pronominais; adequação dos tempos verbais; conectores discursivos. 3. Rever textos escritos. - Verificar se o texto respeita o tema proposto; - Verificar se o texto obedece à tipologia indicada; - Verificar se as frases estão completas e se respeitam as relações de concordância entre os seus elementos 4. Desenvolver o conhecimento da ortografia. 5. Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação. - Identificar e corrigir os erros de ortografia e de pontuação. 6. Ler em voz alta palavras e textos. - Descodificar palavras com fluência crescente; - Ler um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 125 palavras por minuto;

As palavras podem significar muito, ou podem não significar nada! Apresentamos aos alunos uma frase que serviria de mote para a escrita dos seus poemas. Palavras soltas… As palavras podem significar muito, ou podem não significar nada! Podem ser boas… ou más. Mas nunca deixarão de ser ditas!

foram sorteadas e escreveram sobre… As palavras soltas foram sorteadas e escreveram sobre…

As produções dos alunos

Para terminar a atividade, cada um dos alunos, disse o que, para si, era a poesia. Aqui ficam algumas ideias….

Poesia é… …quando o escritor tem a oportunidade de exprimir os seus sentimentos. Maria R. …a arte de criar e rimar nos versos. Um mundo em que podemos escrever com liberdade e paixão, onde podemos escrever o que quisermos. Vasco S- …um pássaro que canta, com uma linda voz. A poesia é algo mágico, algo entusiasmante, é uma história vivida. June S. … um livro aberto onde as pessoas podem imaginar todo o tipo de coisas e passar os seus sentimentos para um papel. Ana Rita …ter toda a liberdade e dar asas à imaginação e escrever o que realmente sentimos. Carolina N. … uma coisa que se sente. É arte, é paixão, é imaginação. Caetana F.. … dar asas à liberdade e escrever o que nos vai na alma. Beatriz E. … a nossa imaginação refletida numa folha. Inês M. … uma coisa que vem de dentro do nosso coração. Sofia C. … sonhar em liberdade. João Pedro C.

Fim