AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA LOA 2009 REGIÃO PÓLO BARRA DO GARÇAS
Definiu as prioridades de ação do governo e da sociedade; Construiu uma agenda estratégica de longo prazo (ano 2026) médio prazo e uma carteira de projetos de curto prazo ; Estabeleceu carteira de projetos com as prioridades para negociação com parceiros, incluindo setor privado e governos federal e municipal – não se limitou, portanto, ao que o governo estadual deve fazer. MT + 20
Fundamentalmente toda a sociedade Mato-grossense Técnicos das secretarias do Estado; Representantes da iniciativa privada; Representantes das 12 Regiões de Planejamento de Mato Grosso; Conselho Político (Poderes do Estado e Representantes es da Sociedade Civil Organizada); Suporte metodológico a empresa Multivisão; Representantes da Sociedade em cada uma das 12 Regiões onde foram realizadas as oficinas de trabalho; Os 100 cidadãos mato-grossenses, que contribuíram respondendo a Pesquisa Qualitativa. Quem construiu o plano?
Plano Plurianual ; Estamos construindo a base de sua consolidação; Envolvendo os parceiros na sua implantação; Implantando o sistema de monitoramento e ajustes permanente nas suas metas. Situação Atual do MT + 20
Em 2026 Mato Grosso será um dos melhores lugares para se viver e trabalhar. VISÃO DE FUTURO
Macro-objetivos e Metas Globais do MT + 20
MACRO OBJETIVO 01: Melhoria da qualidade de vida da população. 50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% % Elevação da parcela de domicílios com abastecimento de água dos atuais 80,9%, para 95,0%, em 2026, passando pela marca de 90,0% em META:
MACRO OBJETIVO 01: Melhoria da qualidade de vida da população. 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70, % Aumento do percentual de domicílios com esgoto sanitário dos atuais 21,4%, para 70,0% em 2026, devendo alcançar cerca de 35% em META:
MACRO OBJETIVO 01: Melhoria da qualidade de vida da população Ampliação da oferta de habitações populares com a construção de mais de 80 mil casas, entre 2005 e 2026, o que corresponde a uma média de cerca de habitações / ano. META: nd R$ (mil)
MACRO OBJETIVO 01: Melhoria da qualidade de vida da população 22,0 32,0 42,0 52,0 62,0 72,0 82,0 92, Redução dos índices de criminalidade, passando de 80,7 roubos e furtos por 100 mil habitantes em 2005 para 25,5 em META:
MACRO OBJETIVO 01: Melhoria da qualidade de vida da população Redução dos índices de criminalidade, passando de 21,6 homicídios dolosos por 100 mil habitantes em 2006, para 7,0 por 100 mil habitantes em 2026 e 12,3 por 100 mil habitantes em 2015 META:
Fortalecimento do sistema de gestão ambiental Formação e manutenção de áreas de Preservação e Conservação Promoção do uso racional e sustentável dos recursos naturais Recuperação, preservação e manejo das bacias hidrográficas Reflorestamento de áreas degradadas Eixo 1: Uso sustentável dos recursos naturais Fortalecimento da capacidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico Inovação e desenvolvimento científico e tecnológico das cadeias produtivas Certificação de produtos e processos, registro de patentes, reconhecimento e disseminação do conhecimento das comunidades Ampliação do ensino técnico e profissionalizante Reestruturação do sistema educacional Expansão e democratização do ensino superior Eixo 2: Conhecimento – educação e inovação Recuperação e ampliação do sistema de transporte rodoviário Recuperação e ampliação do sistema multimodal de transporte Ampliação da estrutura de logística Expansão do sistema de oferta de energia elétrica (geração, transmissão e distribuição) Diversificação da matriz energética Ampliação do sistema de comunicações Eixo 3: Infra-estrutura econômica logística Eixos Estratégicos e Programas Programas
Fortalecimento e diversificação da produção agropecuária, extrativismo e silvicultura. Diversificação da estrutura produtiva industrial (extrativa e transformação) Adensamento e agregação de valor das cadeias produtivas (grãos, carne, couro, frutas etc) Ampliação e fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais – APL Diversificação da pauta e ampliação do valor agregado das exportações Eixo 4: Diversificação e adensamento das cadeias produtivas Desenvolvimento regional integrado Fortalecimento da rede urbana Eixo 7: Descentralização territorial e estruturação da rede urbana Estruturação e implementação de um sistema integrado de redução da criminalidade Fomento à geração de emprego e renda Cidadania e respeito aos direitos humanos Promoção da cultura, esportes e lazer Saneamento, saúde pública e habitação. Proteção, respeito e apoio às nações indígenas. Eixo 5: Qualidade de vida, cidadania, cultura e segurança Programas Modernização da estrutura e métodos da administração pública estadual Democratização, descentralização e transparência da gestão pública Fortalecimento do sistema estadual de regulação, monitoramento e fiscalização do estado Eixo 6: Governabilidade e gestão pública Programas Eixos Estratégicos e Programas
Índice de crescimento do PIB do Centro-Oeste e Estados da Região (1985 =100)
Participação Relativa de MT no Produto Total do Brasil ( )
1,4% 1,6% 1,8% 2,0% 2,2% 2,4% 2,6% 2,8% 3,0% 3,2% Elevação da participação da economia mato-grossense no PIB brasileiro, dos atuais 1,60% para cerca de 2,98%, em META:
Nos próximos vinte anos a Região 4 deve experimentar um grande dinamismo econômico e social, refletindo e amplificando as condições muito favoráveis do contexto externo, em especial o Estadual, palco de maciços investimentos estruturadores nas áreas de transportes, energia, logística educação e inovação tecnológica. A visão do futuro para Região 4
Região 4 – BARRA DO GARÇAS - Água Boa – Araguaiana – Araguainha – Campinápolis – Canarana – Cocalinho - General Carneiro - Nova Nazaré - Nova Xavantina - Novo São Joaquim - Pontal do Araguaia - Ponte Branca – Querência Ribeirão Cascalheira - Ribeirãozinho - Torixoréu
Evolução do PIB da Região e da Participação no PIB de MT
PROGRAMA ESTRADEIRO MEU LAR INFRA-ESTRUTURA MINHA SEGUNDA CASA – 267 FORMAÇÃO QUALIFICADA DE RECURSOS HUMANOS EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO DA POLITICA DE INVESTIMENTO EM SAÚDE SAÚDE Principais Programas em Execução
EXECUÇÃO POR FUNÇÃO EM 2007 FUNÇÃO DE GOVERNOValor EmpenhadoValor Líquidado TRANSPORTE ,16 EDUCAÇÃO , ,46 ESSENCIAL A JUSTIÇA , ,38 URBANISMO ,27 HABITAÇÃO ,77 SEGURANÇA PÚBLICA , ,01 GESTÃO AMBIENTAL ,85 ADMINISTRAÇÃO ,00 - SAÚDE ,24 INDÚSTRIA , ,50 ANO DE 2007 – TOTAL DE ,75 DEZ FUNCÕES MAIS EXECUTADAS
ANO DE 2007 – TOTAL DE ,84 DEZ AÇÕES MAIS EXECUTADAS
DEZ FUNCÕES MAIS EXECUTADAS EXECUÇÃO POR FUNÇÃO EM 2008 FUNÇÃO DE GOVERNOValor EmpenhadoValor Líquidado TRANSPORTE , ,37 EDUCAÇÃO , ,46 HABITAÇÃO , ,83 GESTÃO AMBIENTAL , ,47 SAÚDE , ,43 URBANISMO , ,14 INDÚSTRIA , ,00 SEGURANÇA PÚBLICA ,08 - AGRICULTURA , ,92 ESSENCIAL A JUSTIÇA , ,00 ATÉ JULHO/2008 – TOTAL DE ,17
ATÉ JULHO/2008 – TOTAL DE ,07 DEZ AÇÕES MAIS EXECUTADAS
CONVÊNIOS COM PREFEITURAS CONVÊNIOS FIRMADOS EM 2007 Cod. Município Valor Total Valor Transferido Transferido / Total 401Barra do Garças , ,39 40% 404Canarana , ,49 66% 408Campinápolis , ,76 88% 406Água Boa , ,66 82% 407Cocalinho , ,39 80% 409Nova Xavantina , ,66 73% 413Pontal do Araguaia , ,26 105% 415Ribeirãozinho , ,66 95% 416Ponte Branca , ,66 87% 411Araguaiana ,27 100% 402Querência ,66 100% 410Novo São Joaquim , ,66 90% 403Ribeirão Cascalheira 8.119,66 100% 405Nova Nazaré 8.119,66 100% 412General Carneiro 8.119,66 100% 414Torixoréu 8.119,66 100% 417Araguainha 8.119,66 100% Total , ,8271% Fonte: Sistema SigCon
CONVÊNIOS FIRMADOS EM 2008 Cod. Município Valor Total Valor Transferido Transferido / Total 416 Ponte Branca , ,72 52% 402 Querência , ,72 58% 404 Canarana , ,05 32% 401 Barra do Garças , ,24 75% 408 Campinápolis , ,21 49% 406 Água Boa , ,27 89% 407 Cocalinho , ,72 36% 415 Ribeirãozinho , ,72 67% 413 Pontal do Araguaia , ,65 77% 414 Torixoréu , ,00 94% 405 Nova Nazaré , ,20 95% 403 Ribeirão Cascalheira 9.051,72 100% 409 Nova Xavantina 9.051,72 100% 410 Novo São Joaquim 9.051,72 100% 411 Araguaiana 9.051,72 100% 412 General Carneiro 9.051,72 100% 417 Araguainha 9.051,72 100% Total , ,8256% CONVÊNIOS COM PREFEITURAS
PROJEÇÃO RCL
Estes recursos foram distribuídos aos órgãos; Estão sendo elaborados as ações para 2009; Apresentar propostas na elaboração; Integrar as ações do Governo do Estado e dos Municípios; Encaminhar para Assembléia Legislativa o projeto orçamentário até 30 de setembro. Próximos passos