A paz esteja convosco! 2 º DOMINGO DA PÁSCOA OU DA DIVINA MISERICÓRDIA 7 de abril de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas … veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: Jo
Advertisements

«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
NOSSO DEUS É MISERICORDIOSO
PASCUA DOMINGO 2 “Enquanto ceavam” de T. L. de Victoria evoca-nos o DOM pascal que é a Eucaristia Regina.
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
3 º DOMINGO DA QUARESMA.
QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE..
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
A Comunidade.
A Paz.
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012
A eucaristia Começar.
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
A Comunidade.
A Comunidade.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
DESEJEI ARDENTEMENTE COMER CONVOSCO ESTA
Senhor é bom estarmos aqui!
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Mestre que eu veja !.
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.
JESUS APROXIMOU-SE, TOMOU O PÃO E DEU-LHES, FAZENDO O MESMO COM OS PEIXES.
primeiro, que seja aquele que
JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
8,. 8, COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO SENHOR VENHA ME VISITAR? 23 DE DEZEMBRO DE 2012.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
SEU ROSTO MUDOU DE APARÊNCIA.
«Vimos o Senhor»..
Caríssimos, Estamos vivendo um tempo precioso de alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou melhor, “como um grande domingo. Estes oito.
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51.
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
DOMINGO DE PENTECOSTES
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
EU SOU A VIDEIRA! MEU PAI O AGRICULTOR! 5º domingo da Páscoa
4º DOMINGO DA QUARESMA 4º DOMINGO DA QUARESMA 18 de março de Aprofundando os textos bíblicos: 2Crônicas 36, ; Salmo 137(136); Efésios.
17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 29 de julho de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 2Reis ; Salmo 145(144); Efésios 4,1-6; João 6,1-15.
TU ÉS PEDRO E EU TE DAREI AS CHAVES DOS CÉUS !
Testemunhas.
DOMINGO DO BOM PASTOR 4º DOMINGO DA PÁSCOA 29 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 4,8-12; Salmo 118(117); 1João 3,1-2; João 10,11-18.
REVENDO A VISÃO Reunião da Rede de Ministérios Translocais e Apostólicos Cone Sul.
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Neste tempo de Páscoa, a liturgia apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que deveriam continuar a sua obra salvadora.
Transcrição da apresentação:

A paz esteja convosco! 2 º DOMINGO DA PÁSCOA OU DA DIVINA MISERICÓRDIA 7 de abril de 2013

APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS: Atos 5,12-16; Salmo 118(117); Apocalipse 1,9-11a ; João 20,19-31

Jesus se manifesta aos discípulos reunidos, para celebrar o memorial de sua Páscoa, no primeiro dia da semana, ao entardecer do domingo. A morte de Cristo havia abalado a esperança, sinalizando o fim dos sonhos messiânicos. Mas a presença do Ressuscitado liberta e comunica a paz (shalom), como a plenitude dos bens prometidos.

Os sinais da paixão, as mãos e o lado, identificam o Ressuscitado como o Crucificado, transforma a tristeza dos discípulos em alegria.

Plenificados pelo sopro divino, como em Gn 2,7, os discípulos continuam a missão: Como o Pai me enviou também eu vos envio (20,21).

Oito dias depois, o Ressuscitado transmite novamente a paz aos discípulos reunidos e vai ao encontro de Tomé, transformando-o com sua luz. Então, Tomé professa a fé, reconhecendo Jesus crucificado e exaltado como Senhor e Deus.

(1ª leitura). Ele representa os que acreditam no Senhor por meio do Espírito, os bem- aventurados que não viram e creram. A fé em Cristo, vencedor da morte, move os apóstolos a realizarem sinais e prodígios em favor do povo.

A comunidade cristã tem de ser, fundamentalmente, uma comunidade que testemunha Cristo ressuscitado. Se formarmos uma família de irmãos “unidos pelos mesmos sentimentos”, solidários uns com os outros, capazes de partilhar, estaremos a anunciar esse mundo novo que Jesus propôs e a interpelar os nossos conterrâneos.

Com o salmo, bendizemos ao Pai pela vitória de Cristo, a pedra rejeitada que se tornou a pedra principal. É isso que acontece habitualmente com o testemunho das nossas comunidades? O que nos falta para sermos – como a comunidade primitiva – uma comunidade que testemunha Jesus ressuscitado?

(2ª leitura) Os cristãos enfrentam tribulações por causa da Palavra e do testemunho de Jesus. Sua missão é sustentada pela força do Ressuscitado: Não temas, eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive. O medo aliena, escraviza, impede-nos de construir de forma positiva… Temos consciência de que nada temos a temer porque Cristo, o Senhor da história, caminha conosco?

Atualizando Jesus ressuscitado leva a superar o medo e abrir-se à fé, para se tornar disponível a acolher o dom da paz, da alegria e do perdão. Quem acredita é bem-aventurado, pois participa da vida nova que Cristo comunica através do seu Espírito.

A comunidade tem de ser o lugar onde fazemos, verdadeiramente, a experiência de Jesus ressuscitado. É nos gestos de amor, de partilha, de serviço, de encontro, de fraternidade, que encontramos Jesus vivo, a transformar e a renovar o mundo. É isso que a nossa comunidade testemunha? Quem procura Cristo encontra-O em nós?

A palavra de Deus na celebração O Senhor ressuscitado está vivo para sempre. A comunidade reunida, a pessoa que preside, a Palavra proclamada e atualizada na vida dos fiéis, o pão e o vinho partilhados são sinais visíveis da presença do Senhor no meio de nós.

TEXTOS EXTRAAÍDOS DA: REVISTA LUITURGICA. Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi PROVÍNCIA PORTUGUESA DOS SACERDOTES DO CORAÇÃO DE JESUS (Dehonianos) P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. José Ornelas Carvalho

MarineVes MARINA