Sistemas econômicos e sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
A Segunda Revolução industrial
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Capitalismo O capitalismo se consolidou como sistema político- econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Capitalismo / Socialismo
Revolução Industrial.
PIB- Produto Interno Bruto
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Formação do mundo atual
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Professor Luciano Henrique
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Século XIX Educação Nacional.
Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Geografia Politica.
TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
A análise do capitalismo por Karl Marx
O mundo dividido: capitalismo / socialismo
As etapas do Capitalismo
CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.
Capitalismo e Socialismo
Prof. Frederico Cavalcanti
MUNDO DO TRABALHO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Aula Semi - Fortunato.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
CAPITALISMO.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Revolução Industrial Slide já disponível em
Avaliação de Geografia
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia
Professor Ulisses Mauro Lima
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O pensamento liberal Capítulo 18.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Capitalismo x Socialismo
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Características do capitalismo e Características do socialismo. Capitalismo Economia de Mercado (o preço aumenta ou abaixa de acordo com a Lei da Oferta.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

Sistemas econômicos e sociais Professor Luciano Henrique

O que é um sistema econômico e social? É a organização da economia de uma determinada sociedade, seu conjunto de regras e formas de comércio e circulação de dinheiro e mercadoria. Também podemos definir como um conjunto de elementos, entre os quais se possa encontrar, ou definir alguma relação. Disposição das partes, ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada.

Quais são os sistemas? Capitalismo Comunismo Socialismo

CAPITALISMO Tem origem em 1500, na transição do feudalismo para o capitalismo. Sua origem é Europeia. Visa sempre o lucro.

+ características Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.  Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias, o estado tem a responsabilidade de intervir somente em casos delicados e também na implantação de medidas que garantem instabilidade econômica. 

Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo, é a distinção entre duas classes sociais, de um lado está uma minoria denominada de capitalistas ou donos dos meios de produção e de capitais, e do outro lado a maioria chamada proletários, que vende sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc

Fases do capitalismo - 1ª Capitalismo comercial: De 1.500 até 1.800, marcada pela expansão marítima. Acúmulo de capitais através da troca de mercadorias. País rico era o que tinha mais ouro e prata, METALISMO. Estado tinha o controle, estado forte com poder centralizado

2ª fase Capitalismo Industrial: A partir de 1.800, com início da Revolução industrial. Aspecto marcante foi o aumento da capacidade de produção, uso das máquinas com queima de carvão. Expansão das redes de transportes: trem e barco a vapor.

Trabalho assalariado com necessidade de expansão do mercado. Estado Não tinha tanto poder, o mercado era controlado pela concorrência . Surgia o liberalismo: Com Adam Smith, que defendia que cada um deveria buscar seu espaço contra o estado.

3ªfase Capitalismo financeiro: século XIX Concentração de poder na mão das grandes empresas: multinacionais. Formação de monopólios e oligopólios. Avanços tecnológicos , descoberta da eletricidade e motores a combustão movimentavam o mercado.

Cartel: conjunto de empresas de um mesmo setor, que controlam o mercado através de tabelas de preços fechados. Holding: Empresas que detém a maioria das ações de outras empresas em diferentes setores. Truste: Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. 

Símbolos do capitalismo

COMUNISMO Ideologia ou corrente de pensamento que enxerga tudo como público. Tem origem com Karl Marx, no século XIX. Tenta abolir as desigualdades. A culpa dos problemas sociais tem origem no capitalismo, que gera as desigualdades.

Objetiva gerar riqueza para que todos possam viver bem. Normalmente tem um ditador no governo. Países comunistas:Coréia do Norte, Cuba, China e alguns africanos.

Karl Marx

Socialismo Linha de pensamento que vai contra o liberalismo e capitalismo. Estado não existiria, ou seria uma classe de trabalhadores que trabalharia pela igualdade Cada um deveria trabalhar arduamente, para ter o necessário para sobreviver

Não existiria distinção de classes e nem riqueza. O estado controlaria tudo determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como um todo. Com as mesmas oportunidades para todos. Países socialistas: Rússia em 1917.

Lênin

Che Guevara