DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O IMPÉRIO ENCOLHE Colonos sofriam com monopólio metropolitano. Eclodiram várias revoltas em diferentes regiões. Elemento comum: combate medidas Coroa que.
Advertisements

Crise Econômica Colonial
A presença estrangeira no Período Colonial
COLÔNIA METRÓPOLE PROFESSOR IASBECK produtos manufaturados e escravos
O INFERNO PORTUGUÊS.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS INVASÕES HOLANDESAS E A INS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
A presença estrangeira no Período Colonial
3.1- Colônias no contexto mercantilista
A União Ibérica e A Invasão Holandesa.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
1ª Guerra Mundial.
Professor Bruno Barreira
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
PRODUÇÃO AÇUCAREIRA PECUÁRIA / DROGAS DO SERTÃO MINERAÇÃO
pelos efeitos da politica protecionista de Colbert;
A formação do território brasileiro
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
AULA 1 BRASIL - COLÔNIA.
A UNIÃO IBÉRICA E AS INVASÕES HOLANDESAS
As Invasões Francesas no Brasil
Invasões Estrangeiras – Brasil Colonial Colégio Militar de Belo Horizonte História – 6º ano – Maj Edmundo 05/2012.
O modelo escravista, a grosso modo representado pelos senhores de engenho e escravos conquistou a Europa daquele século. As Antilhas foi cede de engenhos.
Aula 4 – União Ibérica ( ) História do Brasil Aula 4 – União Ibérica ( )
O NEGRO NO ENGENHO ۩ A solução para se chegar a um custo baixo de produção foi a utilização do trabalho escravo. Os portugueses já exploravam o mercado.
A Presença Estrangeira no Período Colonial.
A Crise da economia portuguesa
OS HOLANDESES NO BRASIL.
Brasil Holandês.
Os Domínios de Filipe II
Os conflitos na Europa e o processo da Independência do Brasil
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
As Invasões Holandesas no Brasil:
Exercícios.
Brasil Holandês e Expansão Territorial Colonial
A expansão portuguesa na América
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
UNIÃO IBÉRICA.
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I
UNIÃO IBÉRICA ( ) Colégio da Polícia Militar – Unidade Centro
Portugal e Brasil no século XVII
INDEPENDÊNCIA DOS EUA.
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
REVOLTAS NATIVISTAS NO BRASIL COLONIAL
Séculos XVI a XVII Resumos para estudo Prof. Miquéias N. da Conceição
 O que hoje conhecemos como Países Baixos (Bélgica e Holanda) formavam, no final da Idade Média, duas regiões socioeconômicas distintas: Países Baixos.
A Era Napoleônica ( ).
Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D
As Invasões Holandesas
INVASÕES HOLANDESAS ANTECEDENTES Financiamento Distribuição
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL :
O Período pré-colonial
Invasões Estrangeiras e a Interiorização no Brasil
PERÍODO JOANINO E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
BRASIL COLONIA II PROF: ADRIANO CAJU.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
União Ibérica e Brasil Holandês
A Economia Colonial. A Economia Colonial Proibição de manufaturas na colônia Mercantilismo Pacto Colonial Proibição de manufaturas na colônia Monopólio.
Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
Portugal e a Europa. A Europa Católica Desde a Idade Média a Igreja Católica havia consolidado seu predomínio sobre a Europa Ocidental Desde a Idade Média.
A independência dos Estados Unidos
O OURO NO BRASIL.
A presença holandesa no Nordeste açucareiro
Transcrição da apresentação:

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL Entre os séculos XVI e XVIII, houve uma grandes disputa entre os principais países europeus : Inglaterra, França, Portugal, Espanha e Holanda. Sendo o Brasil umas das maiores colônias e lucrativa da época , não escapou de várias tentativas de invasões .

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL INGLESES E FRANCESES Os Ingleses não tentaram ocupar o território, apenas limitaram-se a mandar corsários: saqueavam cidades e vilas portuárias na Bahia, Cabo frio e Baixada Santista. Já os Franceses fizeram duas tentativas de estabelecer colônias aqui no território brasileiro: 1º - estabeleceram-se na baía de Guanabara, mas foram expulsos por Mem de Sá, sendo que neste período, Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, para assegurar a posse da terra. 2º - A França Equinocial, na ilha do Maranhão, mas os portugueses reagiram e em 1615, conseguiram expulsar os franceses do território, fundando assim a capital São Luís do Maranhão.

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL INVASÕES HOLANDESAS Durante o século XVII, os holandeses invadiram o Brasil por duas vezes, ocupando o nordeste brasileiro por uns 20 anos. Vários fatores levaram a estas invasões holandesas, sendo elas política e econômica, a que mais se destacou foi a queda de Portugal sob o domínio da Espanha e o processo de independência da Holanda. Pgs. 148 e 149

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL 1ª Invasão holandesa – (Bahia, 1624-1625) a frota holandesa atacou a cidade em maio de 1624, conquistando-a rapidamente e obtendo presa de guerra. Mas os portugueses comandados por Matias Albuquerque, organizou guerrilhas e em um ano os holandeses já não conseguiam pisar em terra. E com uma poderosa tropa enviada por Portugal e Espanha, fizeram com que os holandeses se rendessem em 1625. Mas essa derrota foi muito bem remunerada, pois uma esquadra holandesa, aprisionou uma frota espanhola carregada de ouro e prata, obtendo um lucro três vezes maior do que todo o capital da companhia. Com esse recurso se preparou para a 2ª invasão.

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL 2ª Invasão holandesa (Pernambuco, 1630 – 1654) por ser o grande centro produtor de açúcar e a menos militarizada. Esta invasão teve três fases: 1ª fase inicial, de conquista rápida – em 1630 holandeses atacam Olinda e Recife, mesmo com muitas baixas, foram persistentes e por volta de 1634 os holandeses alcançam a vitoria. Então, os holandeses ocupam as capitanias de Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande do Norte

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL 2ª fase de Acomodação – Com estas guerras os grandes proprietários estavam sendo prejudicados e preferiram aceitar a dominação dos holandeses, recebendo em troca garantia de manutenção de seus privilégios. Engenhos e plantações destruídos. Ajuda financeira da Companhia das Índias Ocidentais. (dependência econômica) A fase de acomodação estendeu de 1653 a 1654. (a produção de açúcar expandiu) Principalmente durante o governo de Mauricio de Nassau. Mas, por trás desse desenvolvimento acontecia alguns problemas graves.

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL A não aceitação do domínio estrangeiro. Diferenças religiosas ( holandeses calvinistas) Resultados financeiros desanimadores. 3ª fase de declínio e expulsão – Em 1640, uma revolução em Lisboa, liberta Portugal das mãos dos espanhóis. Para conseguir uma vitória diante de um poderoso exército, faz um acordo com os holandeses : em troca de sua ajuda, reconheceria a posse holandesa sobre o Nordeste, por um prazo de dez anos. Este acordo pegou mal na colônia.

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL Mas logo foi percebido o jogo duplo de Portugal, que apoiava secretamente as resistências contra os holandeses. Em 1645, esgotasse o prazo de pagamento dos empréstimos para a reconstrução dos engenhos, mas em todo este período houve vários contratempos – incêndios, epidemias entre escravos, seca e queda do preço do açúcar, fez com que não conseguissem saldar suas dívidas. Levando vários senhores a entregar seus engenhos, sendo alguns presos por não pagar. Ameaçados aderiram aos revoltosos e em 1654 os holandeses foram definitivamente expulsos do Brasil.

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL Consequências A crise da economia açucareira - Expulsos, os holandeses implantaram uma nova zona produtora de açúcar nas Antilhas, trazendo a concorrência. A quantidade do produto exportado e o preço reduz pela metade. Levando a maioria dos engenhos a falência. O choque de interesses entre elite e a metrópole – havia uma identificação muito grande entre Portugal e a elite colonial : divisão de tarefas – o senhor de engenho produzia e a metrópole comercializava. Mas com a concorrência e o baixo lucro a metrópole começa a cobrar mais impostos, revoltando a elite colonial.

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL Consequências O crescimento da influência inglesa – Tendo a inglaterra despontando como potência mundial, transformou-se em aliado de Portugal. Com qual objetivo? Portugal fazia grandes concessões econômicas e a Inglaterra lhe ofereceria proteção militar e diplomática. Em 1703, o Tratado de Methuen, onde os ingleses comprariam os vinhos portugueses e os portugueses comprariam os tecidos ingleses, este tratado levou as manufaturas portuguesas a falência.