Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Um vocabulário para a interpretação
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Fundamentação Teórica
PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES
DEDICAÇÃO 6º ano.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
Construindo análise de charges Redação
TEATRO DRAMÁTICO.
AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS
O trabalho com conceitos em História
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Prof.a Andréia Chagas Pereira
3. Como identificar requisitos?
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Como elaborar um texto Argumentativo
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
MPU -Prova Discursiva-
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Comunicação e Expressão Profª Vania.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Caderno Interfaces Curriculares
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Produção Textual.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Orientações para a dissertação
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
As Características dos Bons Apontamentos Como professora deixo-vos aqui uma proposta que, do meu ponto de vista, vos pode facilitar a metodologia de estudo.
Leitura de Textos Científicos
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Fichamento e Resumo Produção de textos.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Platão e o mundo das Ideias
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Interpretando as Escrituras Sagradas
Alfabetização e Letramento
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Hermenêutica Jurídica
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
A Comunicação Escrita.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Resumo.
COMO INTERPRETAR TEXTOS
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Leitura e interpretação de texto
Lojas de Informática & eletrônicos
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
A organização do texto e a distribuição das idéias
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Como redigir um bom texto?
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Texto expositivo & argumentativo
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima

CUIDADOS NECESSÁRIOS QUE GARANTEM UMA BOA PRODUÇÃO TEXTUAL

Quando escrevemos podemos ser claros ou obscuros no uso da linguagem e na articulação das idéias. Algumas dificuldades teimam em permanecer conosco quando nos vemos na obrigatoriedade de escrever.

Baseado em algumas atividades elaboradas por alunos, encontramos uma incidência significativa e relevante de ‘pecados’ que comprometeram o entendimento das respostas, relacionados diretamente a:

Pontuação; Clareza; Coesão e Coerência

Ao escrever, o autor deve preocupar-se em ser compreendido pelo leitor Ao escrever, o autor deve preocupar-se em ser compreendido pelo leitor. Exercite isso lendo e relendo o que escreveu. Ponha-se no lugar de outra pessoa. Ela compreenderia seu texto? Acharia-o claro? Encontraria alguma dificuldade em interpretá-lo? Esse exercício permite aperfeiçoar a capacidade de pôr no papel aquilo que temos muito bem elaborado na mente.

Escrever exige compreensão do que se está discorrendo, conhecimento do assunto; ter idéias, posições.

Antes mesmo de começar a escrever, o processo de escrita já começou Antes mesmo de começar a escrever, o processo de escrita já começou. Existem muitas estratégias que auxiliam no processo criador: Fazer anotações soltas, independentes; Fazer uma lista de palavras-chave; Anotar tudo o que vem à mente, desordenadamente, para depois cortar e ordenar; Construir um primeiro parágrafo para desbloquear e depois ir desenvolvendo as idéias ali expostas.

Escrever sobre algo desconhecido aumentou a dificuldade de dar uma boa resposta?

Contemplar o que é pedido na questão Contemplar o que é pedido na questão. Perguntar-se se sua resposta corresponde ao que foi proposto refletir. Sempre reler o que escreveu. Ele poderá sempre ser modificado. Cuidado com as contradições. Dizer algo e defender outra coisa; cometer equívocos.