Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVISÃO DA CIRCUNFERÊNCIA
Advertisements

Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Paralelogramos.
Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez
O triângulo é um polígono constituído por três lados e três ângulos.
CONSTRUÇÃO DE UM ÓVULO.
DIVISÃO DA CIRCUNFERÊNCIA
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Posições relativas de reta e circunferência
Estudo dos triângulos.
Circunferência e círculo
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
ÂNGULOS NA CIRCUNFERÊNCIA
Geometria Plana I 01/10/2010.
Construção de Polígonos regulares.
Circunferência E Polígonos Matemática.
CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS
Circunferência, áreas e resolução de triângulos quaisquer
Triângulos Prof. Ilizete
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez
Perímetro, área e volume
Princípios do Desenho Projetivo e Vistas Ortográficas
CONSTRUÇÃO DO CÍRCULO CROMÁTICO
Circunferência E Polígonos Lição nº 91/92 11 de Abril de 2002
Desenho Geométrico Ponto
Compasso: perpendiculares e paralelas
CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA
Aula 06 DIVISÃO DE CIRCUNFERÊNCIAS MÉTODOS ESPECÍFICOS E MÉTODO GERAL.
LUGARES GEOMÉTRICOS.
A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico
DIVISÃO DE UM SEGMENTO DE RETA EM QUATRO PARTES IGUAIS
ARCO ROMANO OU DE VOLTA INTEIRA (sendo dado o vão)
COM ARCO DE CIRCUNFERÊNCIA.
Polígonos regulares. Construção
CONSTRUÇÃO DO ÓVULO Professor de EVT.
Elaborado por Mirian Batista
Traçado da mediatriz de um segmento de reta
Aula 02 TRAÇADO DE PARALELAS E TRAÇADO DE BISSETRIZ.
CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS
CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS
UNIVERSIDADE ABERTA VIDA UVA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CONSTRUÇÃO DE ÂNGULOS E
CONSTRUÇÃO DE CIRCUNFERÊCNIA
Simetria de reflexão e simetria de rotação
CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA
ESTUDO DOS TRIÂNGULOS.
Aceite para publicação em 15 de Março de 2010
ÂNGULOS NA CIRCUNFERÊNCIA
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Corda é um segmento de reta que une dois pontos da circunferência
TRAÇAR A BISSETRIZ DE UM ÂNGULO
Ângulo ao Centro e Arco de Circunferência
DIVISÃO DA CIRCUNFERÊNCIA EM DEZ PARTES IGUAIS Decágono
SEGMENTOS NOTÁVEIS NO TRIÂNGULO
Departamento de Desenho e Artes Visuais
Construção de um hexágono regular
DIVISÃO DA CIRCUNFERÊNCIA EM SETE PARTES IGUAIS Heptágono
CONSTRUÇÃO DE UM POLÍGONO ESTRELADO DE OITO PONTAS
GEOMETRIA CIRCUNFERÊNCIA.
CONSTRUÇÃO DE UM POLÍGONO ESTRELADO DE CINCO PONTAS
Corda é um segmento de reta que une dois pontos da circunferência
CONSTRUÇÃO DO TRANSFORMADO DE UMA FIGURA POR TRANSLAÇÃO
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
CONSTRUÇÃO DO TRANSFORMADO DE UMA FIGURA POR REFLEXÃO
Mediatriz de um segmento de comprimento definido
Polígonos inscritos em uma circunferência
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Circunferência, círculo
Transcrição da apresentação:

Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez Desenho Técnico Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez

Atividade 4 Noções Básicas do Desenho Sumario Passos para: Construção de duas retas paralelas. Construção do ponto médio de uma reta. Construção de reta perpendicular. Divisão de um ângulo em dois iguais. Divisão de um ângulo em três iguais. Tangentes. Concordar duas retas por um arco de raio R. Escalas recomendadas. Exercícios.

Construção de duas retas paralelas Passos: Traçar uma reta FE. Marcar com compasso a distância da segunda reta paralela, define o ponto C. Colocar ponta seca do compasso em C e traçar um arco cortando em E. Com a mesma abertura, colocar ponta seca do compasso em E e traçar um arco cortando em F. Desde ponto E e com abertura igual à corda CF, traçar arco para obter D. Traçar reta ligando pontos C e D.

Construção do ponto médio de uma reta Passos: Partindo da reta AB. Centrado em A, traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. Com a mesma abertura e centrados em B traçamos outro arco. A união dos pontos de interseção dos arcos definem uma reta que divide á metade o segmento AB.

Construção de reta perpendicular I Passos: Partindo da reta e um ponto P fora dela. Centrado em P, traçar um arco com raio do que a distância de P à reta e marcar os pontos A e B. Centrado em A traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. Centrado em B traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. Interseção dos arcos define o ponto C e reta CP vai ser perpendicular a AB.

Construção de reta perpendicular II Passos: Partindo da reta e um ponto P nela. Centrado em P, traçar circulo. Interseção do circulo com a reta define os pontos A e B. Centrado em A traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. Centrado em B traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. Interseção dos arcos define o ponto C e reta CP vai ser perpendicular a AB.

Divisão de um ângulo em dois iguais I Passos: Partimos de um ângulo BOA. Centrado no vértice O traçar um arco com raio qualquer. Se definem os pontos P2 em OB e P3 em AO. Centrado em P2, traçar um arco com raio igual à distancia P2P3. Centrado em P3, traçar um arco com raio igual à distancia P2P3. Interseção dos arcos define o ponto P1. Reta OP1 divide BOA em dois iguais (Bissetriz).

Divisão de um ângulo em dois iguais II Passos: Partimos de duas retas que formam um ângulo mas não se courtam. Marcar ponto M em uma reta e ponto N na outra reta e traçar reta MN. Na direita desta reta serão formados dois ângulos, assim como na esquerda. Traçar bissetrizes dos 4 ângulos formados. As bissetrizes dos ângulos da direita serão intersectadas no ponto T e aquelas dos ângulos da esquerda no ponto S. A reta ST é a bissetriz do ângulo inicial.

Divisão de um ângulo em três iguais I Passos: Partimos de um ângulo reto com vértice em O. Centrado no vértice traçar arco para definir pontos A e B. Centrado em A traçar arco com mesmo raio do anterior, interseção define ponto Q. Centrado em B traçar arco com mesmo raio do anterior, interseção com primeiro arco define ponto R. Retas OQ e OR dividem ângulo inicial em três iguais.

Divisão de um ângulo em três iguais II Passos: Partimos de um ângulo BOA qualquer com suas extensões. Centrado no vértice traçar circunferência de qualquer raio. Se definem os pontos A, B, R, S. e formam os ângulos iguais BOA e ROS. Traçar bissetriz do ângulo BOA e na interseção com circunferência inicial marcar ponto S1. Centrado em S1 traçar arco com raio OS1 e definir ponto T na sua interseção com a bissetriz. Ligar ponto T a R e R, se definem os pontos U e V e os três ângulos iguais BOU, UOV e VOA .

Tangentes I Passos: Partimos de um ponto P externo a uma circunferência com centro em O. Unir ponto P ao centro O da circunferência. Definir ponto médio M da reta OP. Centrado em M traçar arco com raio OM. Na interseção com circunferência se define o ponto de tangência T. Unir pontos P e T para formar reta tangente PT.

Tangentes II Passos (Externa a duas circunferências): Partimos de duas circunferências de raio R1 e R2. Unir com uma reta os centros O1 e O2 das circunferências. E definir ponto médio M da reta O1O2. Centrado em O1, traçar circunferência auxiliar com raio (R1 - R2). Centrado em M traçar arco com raio O1M. Na interseção com circunferência auxiliar se define o ponto de T. Ligar T com O1 e prolongar até perímetro da circunferência. Interseção define ponto de tangencia A. Centrado em A traçar arco com raio O2T. Interseção com circunferência de centro O2 define ponto de tangencia B. AB tangente externa desejada.

Tangentes III Passos (Interna a duas circunferências): Partimos de duas circunferências de raio R1 e R2. Unir com uma reta os centros O1 e O2 das circunferências. E definir ponto médio M da reta O1O2. Centrado em O1, traçar circunferência auxiliar com raio (R1 + R2). Centrado em M traçar arco com raio O1M. Na interseção com circunferência auxiliar se define o ponto de T. Ligar T com O1. Interseção com circunferência define ponto de tangencia A. Traçar tangente do ponto A à circunferência de centro O2 com ás técnicas explicadas com anterioridade.

Concordar duas retas por um arco de raio R I Passos: Partimos de duas retas perpendiculares com interseção em O. Centrado em O traçar arco que corte as retas em T1 e T2. Centrado em T1 traçar arco com mesmo raio. Repetir procedimento centrado em T2. Interseção dos arcos define ponto C. Centrado em C traçar arco com mesmo raio, que deve concordar com as duas retas.

Exercícios DESENHAR A FIGURA NA ESCALA 1:2