Anatomia aplicada à Endoscopia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
Advertisements

Sistema digestório. Boca A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento.
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Profª Drª Kelly Cristina Colaço Dourado Gorayeb
FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Cálculo - Thomas Capítulo 5.
SISTEMA DIGESTIVO FACULDADES DO SUL ANATOMIA HUMANA I
Propagação de Ondas e Antenas
ABDÔMEN Conteúdo a ser apresentado
Formação embriológica do sistema digestório
Sistema Digestório.
FUNÇÃO MODULAR.
SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Éder.
Questionário de Avaliação Institucional
Primeiros Socorros Camila Sarti
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
VISTA ENDOSCÓPICA ICBAS
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
Sistema Digestório.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Anatomia e Fisiologia Humana
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Professor Jorge Antonio Sistema Circulatório Sistema Cardiovascular.
Prof. Juliano V. Dande SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande
SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso composto por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
Equilíbrio de uma Partícula Cap. 3
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Curso Técnico de Enfermagem
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Trigonometria 19/11/2009.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório.
Sistema Digestório II Rosana Moraes.
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Sistema disgestório Guilherme Luis.
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Sistema Digestivo Professor: Bruno Aleixo Venturi
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
Curso Técnico em Enfermagem
Anatomia aplicada à Endoscopia
ESTOMIAS: APRENDER PARA MELHORAR O CUIDAR INTERVENÇÃO EDUCATIVA
A passagem gastro-duodenal: o esfíncter pilórico
EMEB Marcelo de Freitas Faraco Disciplina de Ciências
Sistema Digestório Movimentos peristálticos:
SISTEMA DIGESTÓRIO.
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA HUMANA EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
SEGUNDA PARTE.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório ASSER Profa Ms. Camila.
Ciências Naturais – 9.o ano
DEPARTAMENTO DE ANATOMIA
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA E FISIOLOGIA
SISTEMA DIGESTÓRIO *Conceito *Dividido em : cavidade oral faringe
Enzimas do Sistema Digestório
Fisiologia do Sistema Digestório Prof.Dr. Marcos Antonio Buzinaro Faculdade Atenas Faculdade Atenas Paracatu / MG Paracatu / MG.
Sistema Digestivo Função Sistema Digestivo
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Transcrição da apresentação:

Anatomia aplicada à Endoscopia

Esôfago Como identificar a entrada do esôfago endoscopicamente? Qual o comprimento médio do esôfago? A quantos cm da ADS está o esfíncter esofágico superior? A quantos cm da ADS está a impressão da aorta ao cruzar o esôfago? A quantos cm da ADS está a TEG? Qual a diferença entre TEG e TEC?

Esôfago Quais são as relações anteriores, posteriores e laterais do esôfago? Como é uma JEG normal? O que desencadeia uma onda peristaltica no esôfago? Qual o tempo de trânsito de um alimento deglutido pelo esôfago? Quais os mecanismos fisiológicos anti-refluxo, normais?

Esôfago O esôfago é um tubo fibro-músculo-mucoso que se estende entre a faringe e o estômago. Se localiza posteriormente à traquéia começando na altura da 7ª vértebra cervical. Mede cerca de 25 centímetros de comprimento

Esôfago A presença de alimento no interior do esôfago estimula a atividade peristáltica (primária;secundária) As contrações são repetidas em ondas que empurram o alimento em direção ao estômago. A passagem do alimento sólido, ou semi-sólido, leva 4-8 segundos ; alimentos muito semi- líquidos e líquidos passam cerca de 1 segundo.

Esôfago O esôfago é formado por três porções: Porção Cervical: porção que está em contato íntimo com a traquéia.   Porção Torácica: é a porção mais importante, passa por trás do brônquio esquerdo (mediastino superior, entre a traquéia e a coluna vertebral).   Porção Abdominal: repousa sobre o diafragma e pressiona o fígado, formando nele a impressão esofágica

Esôfago Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Esôfago Porções do Esôfago Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Laringe

Esôfago - Vascularização

Esôfago - Cardia

Estômago Quais as relações anteriores, posteriores superiores e inferiores do estômago? Quais as divisões anatômicas e fisiológicas do estômago? Qual a origem do termo cárdia? Que mecanismo promove a abertura do piloro?

Estômago O estômago está situado no abdome, logo abaixo do diafragma, anteriomente ao pâncreas, à direita o duodeno, e a esquerda o baço. É parcialmente coberto pelas costelas.

Estômago Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Estômago - retrovisão

Estômago - Corpo

Estômago - Incisura

Estômago - Antro

Duodeno Qual a origem do nome duodeno? Qual o comprimento médio do duodeno? Em quantas partes se divide? Quais as relações anatômicas importantes do duodeno?

Duodeno Recebe este nome por ter seu comprimento aproximadamente igual à largura de doze dedos (25 centímetros). É a única porção do intestino delgado que é fixa. Não possui mesentério. Apresenta 4 partes.

Duodeno 21

Duodeno Ducto Colédoco e Estruturas Adjacentes

Bulbo duodenal

Duodeno descendente

Jejuno/Íleo Qual a origem dos termos jejuno/íleo? Qual o comprimento normal do delgado Onde esta preferencialmente localizado o jejuno e o ileo

Jejuno/Íleo Jejuno: recebe este nome porque sempre que é aberto se apresenta vazio. É mais largo (aproximadamente 4 centímetros), sua parede é mais espessa, mais vascular e de cor mais forte que o íleo. Íleo: Recebe este nome por relação com osso ilíaco. É mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.

Jejuno/Íleo Juntos, o jejuno e o íleo medem 6 a 7 metros de comprimento. A maior parte do jejuno situa-se no quadrante superior esquerdo, enquanto a maior parte do íleo situa-se no quadrante inferior direito. O jejuno e o íleo, ao contrário do duodeno, são móveis

Jejuno/Íleo Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Colons Qual o comprimento normal dos colons Quais as referencias endoscópicas do ceco Quais as referencias do ângulo esplênico e hepático Qual a característica do transverso Qual a característica do sigmóide Qual a característica do reto

Cólons Mede cerca de 6,5 centímetros de diâmetro e 1,5 metros de comprimento. Está fixo à parede posterior do abdômen pelo mesocolon. Absorve a água com tanta rapidez que, em cerca de 14 horas, o material alimentar toma a consistência típica do bolo fecal. Diferenças em relação ao intestino delgado: o calibre, as tênias, os haustros e os apêndices epiplóicos.

Cólons O intestino grosso é mais calibroso por isso recebe o nome de intestino grosso. A calibre vai gradativamente afinando conforme vai chegando no canal anal. As tênias do cólon (fitas longitudinais) são três faixas de aproximadamente 1 centímetro de largura e que percorrem o intestino grosso em toda sua extensão. São mais evidentes no ceco e no cólon ascendente. Os haustros do cólon (saculações) são abaulamentos ampulares separados por sulcos transversais

Cólons Divisões do Intestino Grosso Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 32

Ceco

Ascendente

Flexura hepática

Transverso

Flexura esplênica

Descendente

Sigmóide

Canal anal Qual o comprimento normal do canal anal? Qual o comprimento normal do reto? Qual a importância da colonoscopia do canal anal? Que procedimento deve sempre ser realizado antes de iniciar o exame colonoscópico? Importância da retro-visão?

Canal anal O canal anal é bastante curto (3 centímetros de comprimento) O esfíncter anal interno é o mais profundo, e resulta de um espessamento de fibras musculares lisas circulares, sendo conseqüentemente involuntário. O esfíncter anal externo é constituído por fibras musculares estriadas que se dispõem circularmente em torno do esfíncter anal interno, sendo este voluntário. Ambos os esfíncteres devem relaxar antes que a defecação possa ocorrer.

Canal anal Canal Anal e Esfíncter Anal Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Reto

Reto - retrovisão

FIM